Notícias que a gente gosta de ler e de publicar. Município de Macapá amplia oferta do teste do pezinho para mais seis unidades de saúde

A Prefeitura de Macapá ampliou a oferta da realização do teste do pezinho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O exame, que é obrigatório para os recém-nascidos e deve ser feito entre o 3º e 5º dia de vida, agora, além de ser feito na UBS Marcelo Cândia, também passa a ser oferecido nas unidades Brasil Novo, Cidade Nova, Rubim Aronovitch, Lélio Silva, Congós e Pedro Barros. Por meio do teste é possível diagnosticar diversas doenças.

 

De acordo com a coordenadora municipal de Saúde da Criança, Raphaela Chaves, a realização do teste neste período é importante por identificar doenças genéticas ou congênitas passíveis de tratamento, mas que não apresentam evidências clínicas ao nascimento. “O período da coleta entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê se dá, principalmente, por causa do início muito rápido dos sinais e sintomas de três das seis doenças detectadas pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal, como o hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita e fenilcetonúria”, explica.

 

“É vital que o diagnóstico seja feito o mais precocemente possível, iniciando o tratamento antes do aparecimento dos sintomas. Todas as doenças investigadas, se diagnosticadas e tratadas em tempo oportuno, podem evitar quadros clínicos graves, como os atrasos no desenvolvimento”, completa Chaves.

 

Para a realização do teste do pezinho é necessário que a mãe ou responsável apresente o documento de identidade e o Cartão da Criança, que é adquirido na maternidade assim que o bebê nasce. Com apenas uma gota de sangue retirada do pé do recém-nascido é possível detectar doenças graves que podem interferir no desenvolvimento do bebê. Quanto mais cedo as doenças forem identificadas e tratadas, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças.

UBS do município de Macapá

 

Confira os horários de atendimento:

UBS Marcelo Cândia – segunda a sexta-feira (9h30às 11h / 15h às 17h);

UBS Brasil Novo – segunda a sexta-feira (7h30 às 12h);

UBS Cidade Nova – segunda a sexta-feira (14h ás 18h);

UBS Rubim Aronovitch – agendamento de segunda a sexta, com realização do teste as quartas-feiras (9h às 11h);

UBS Lélio Silva – segunda, quarta, quinta e sextas-feiras (9h ás 11h);

UBS Congós – segunda a sexta-feira (10h às 12h);

UBS Pedro Barros – agendamento na quarta-feira, realização do teste as quintas e sextas-feiras (10h às 12h).

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *