NOTA OFICIAL DO MOVIMENTO ATO PLURAL PELA MELHORIA NOS TRANSPORTES PÚBLICOS NO AMAPÁ

NA QUARTA-FEIRA, AS 19 DE JUNHO, O AMAPÁ VIVEU UM DIA HISTÓRICO. APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS FORAM AS RUAS ROMPER UM ESTIGMA DE QUE O AMAPAENSE É APATICO POLITICAMENTE. PROVAMOS O CONTRÁRIO: O AMAPÁ ACORDOU.

O ATO COMEÇOU AS 16 HORAS E TERMINOU AS 18:30. FOI UMA BELÍSSIMA ATUAÇÃO DO POVO AMAPAENSE DE FORMA PLURAL, APARTIDÁRIA, TODOS JUNTOS PELA MESMA CAUSA: UM BRASIL E UM AMAPÁ MELHOR.

RESSALTAMOS QUE O ATO FOI PACÍFICO DO INÍCIO AO FIM COM A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS, PAIS, MÃES, IDOSOS E TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE.

TUDO O QUE, PORVENTURA, ACONTECEU APÓS O TÉRMINO DO ATO FORAM AÇÕES DE GRUPOS ISOLADOS, 100 PESSOAS, SEGUNDO A POLÍCIA MILITAR. PEDIMOS A POPULAÇÃO QUE VEJA QUE ATOS EXAGERADOS FORAM FEITOS POR UM NÚMERO ÍNFIMO, DE MANEIRA ISOLADA. MINORIA QUE, VALE RESSALTAR, FEZ-SE PRESENTE NÃO APENAS EM MACAPÁ, MAS EM SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, NITERÓI E TANTOS OUTROS.

A POLÍCIA MILITAR TEVE UMA POSTURA CIDADÃ E PACÍFICA ATÉ O FINAL DO ATO, AS 18:30, DANDO SEGURANÇA A TODOS OS PARTICIPANTES. ELES, COMO CIDADÃOS, ENTENDEM A IMPORTÂNCIA DO ATO, POIS SÃO USUÁRIOS DOS MESMOS SERVIÇOS PÚBLICOS QUE A POPULAÇÃO. QUAISQUER ATOS EXAGERADOS DE VIOLÊNCIA DEVERÃO SER APURADOS PELA PRÓPRIA PM.

PEDIMOS TAMBÉM À IMPRENSA QUE FORTALEÇA A CIDADANIA AMAPAENSE DANDO VISIBILIDADE AOS PONTOS POSITIVOS, À PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS E À POSTURA DA POPULAÇÃO EM GERAL.

NOS PRÓXIMOS DIAS LEVAREMOS ÀS AUTORIDADES AS REIVINDICAÇÕES QUE A POPULAÇÃO LEVOU PARA QUE O MOVIMENTO NÃO PARE E PARA QUE A POPULAÇÃO TENHA RESULTADOS.

AS PAUTAS QUE SERÃO LEVADAS

PAUTAS À PREFEITURA:

  1. REDUÇÃO E CONGELAMENTO DA TARIFA MUNICIPAL, NO MÍNIMO ATÉ O FINAL DE 2014.

  2. ESTRUTURA BÁSICA (BANHEIROS, COPAS, ÁGUA E OUTROS SERVIÇOS) NOS TERMINAIS DE FINAL DE LINHA.

  3. FISCALIZAÇÃO DA CATRACA.

  4. FISCALIZAÇÃO PARA O CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO DO ESTATUTO DO IDOSO E DO BENEFÍCIO DA MEIA PASSAGEM PARA ESTUDANTES E DO BENEFÍCIO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.

  5. AMPLIAÇÃO DO BILHETE ÚNICO PARA TODAS AS LINHAS.

  6. PRAZO DE ATÉ O FIM DO ANO DE 2013 PARA QUE A PREFEITURA REALIZE UM EVENTO AMPLO COM TODA A POPULAÇÃO PARA DEBATER O PASSE-LIVRE, COM A PRESENÇA DA SOCIEDADE, TÉCNICOS E PODER PÚBLICO.

  7. QUE A PREFEITURA SE COMPROMETA EM FIRMAR UMA AGENDA POSITIVA COM TODAS AS CATEGORIAS DO TRANSPORTE PÚBLICO PARA OUVIR SUAS DEMANDAS.

PAUTAS AO GOVERNO:

  1. REDUÇÃO E CONGELAMENTO DA TARIFA INTERMUNICIPAL

  2. PAVIMENTAÇÃO IMEDIATA DAS ESTRADAS ESTADUAIS

  3. FISCALIZAÇÃO PARA O CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO DO ESTATUTO DO IDOSO E DO BENEFÍCIO DA MEIA PASSAGEM PARA ESTUDANTES E O BENEFICIO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.

  4. QUE O GOVERNO SE COMPROMETA EM FIRMAR UMA AGENDA POSITIVA COM TODAS AS CATEGORIAS DO TRANSPORTE PÚBLICO PARA OUVIR SUAS DEMANDAS.

  5. PRAZO DE ATÉ O FIM DO ANO DE 2013 PARA QUE O GOVERNO REALIZE UM EVENTO AMPLO COM TODA A POPULAÇÃO PARA DEBATER O PASSE-LIVRE, COM A PRESENÇA DA SOCIEDADE, TÉCNICOS E PODER PÚBLICO.

  • é engraçado que já apereceu um movimento pra ser o pai da criança! O povo e os manifestantes não reconhecem esse movimento, o ato é popular…

  • Ver pra crer!!!!…
    O DISCURSO É UMA COISA A PRÁTICA…. HUM… ESSA FK PRESA NO MEIO DOS CORRUPTOS MESMO QUE TENHA BOA VONTADE, SABEMOS QUE A CORRUPÇÃO É QUE NEM UM VÍRUS E CONTAMINA MTS… UMA PENA QUE ISSO ACONTEÇA…

  • Não fomos reinvindicar somente pela melhoria dos transportes coletivos e sim ensino de qualidade, postos e hospitais decentes, segurança, justiça… entre outros…. quem é esse grupo “que se acha” representando o movimento? A mim mão representa.

  • A capital do estado pegando fogo e o governo não se pronuncia. Deve estar tudo muito perfeito para o governo, muito covarde mesmo, e não adianta dizer que o representante do governo ta viajando ou coisa e tal… Chega de historinha, o povo ta cansado de um estado sugado como foi e está sendo o nosso AMAPÀ.

  • Também acho prudente o ato se manifestar em Macapá com lideranças já clara à frente. Quem está acompanhando os atos em outros estados, não existe UMA liderança, existe um conjunto de forças reivindicando diversas pautas. Tanto, que apenas na 2ª semana de movimento em SP, essas lideranças despontaram mas não com uma lista pronta, mas cada uma dizendo o que está errado e é preciso discutir. Foi “difícil” para os governos entenderem que não era apenas os 0,20 centavos, mas uma lista infindável de reivindicações. Aqui em Macapá já deixaram as mesmas pessoas que ficam por trás de bandeiras de partidos assumirem o movimento. Triste!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *