Nota do prefeito de Macapá, Clécio Luiz, sobre o programa Mais Médicos

Foi com tristeza que recebi a notícia de que o governo cubano decidiu pela saída de seus profissionais do programa Mais Médico. Por isso, integro o movimento dos prefeitos que pedem que o novo presidente da República repense nos critérios de participação de Cuba no programa. É inquestionável que passaremos por dificuldades para conseguir novos profissionais para atuar nos locais mais distantes de todo o Brasil.

 

Macapá, que desde 2013 é beneficiada pelo programa, já chegou a ter 47 desses profissionais. Hoje ainda conta com oito médicos intercambistas que atuam no Bailique, Pacuí e também na capital. A saída deles certamente será uma grande perda para toda a população, que é atenciosamente atendida por esses profissionais.

 

A eles eu só tenho a agradecer, por todo o comprometimento e carinho que dispensaram ao povo de Macapá. Desde que passaram a compor nossas equipes de saúde, foi possível levar atendimento aos lugares mais remotos do município. Exemplo disso é o arquipélago do Bailique, que por décadas sofria com a falta de médico, pois nenhum profissional queria atuar no local. Os quase 15 mil habitantes do distrito chegaram, graças ao programa, a ter cinco médicos, que levaram atendimento digno a todas as comunidades. Certamente, os dois médicos que ainda atuavam no local deixarão uma lacuna nos atendimentos a essa população.

 

Por fim, a Prefeitura de Macapá será diretamente afetada com essa decisão, já que o encerramento dos contratos representa grande retrocesso e fragiliza a universalização do direito à saúde, principalmente à população mais carente.

 

Clécio Luís

Prefeito de Macapá

  • RETIFICANDO!!!!
    A decisão do Governo Cubano, de se retirar do Programa mais Médicos, é CONSEQUÊNCIA DE DECLARAÇÕES EXTERNADAS por aquele que a maioria elegeu Presidente.
    Afirmam, Especialistas em Saúde Pública, que mais de 25 milhões de brasileiros perderão assistência médica no Brasil. Agravando, mais ainda, a precariedade da Saúde Pública.
    “PREPAREM OS SEUS CORAÇÕES PRO QUE AINDA HÁ DE VIR”.
    PRIMEIRO PROS POBRES E MISERÁVEIS DEPOIS PRA CLASSE MÉDIA POBRE QUE SE “ACHA RICA”. SÓ O TEMPO DIRÁ!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *