NOTA DE FALECIMENTO

O Governo do Estado do Amapá, com pesar, um profundo sentimento de perda e muita tristeza, comunica aos amapaenses o falecimento em Montpelier, na França, de Françoise Ruellan, esposa de Alain Ruellan – ambos dedicados e entusiastas amigos de nosso Estado.

Françoise e Alain – ele, um renomado especialista em solo e professor Emérito da Universidade de Rennes; ela, uma aguerrida cientista social e militante da ONG Centre de DocumentationTiers Monde Montplelier -, desde o início de suas vidas profissionais fizeram-se defensores intransigentes do desenvolvimento sustentável do Terceiro Mundo, ou durável como preferiam chamar, em especial da Amazônia.

Desde o início de janeiro de 1995, puseram toda sua experiência, entusiasmo e dedicação em prol da viabilidade do inovador Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA). Despreocupados de quaisquer ganhos monetários, mantiveram seu engajamento no Amapá apenas como aposta no sucesso de um programa que veio ao encontro de suas ideias, projetos e esperanças de construção de um Amapá sustentável.

É preciso enfatizar que toda essa dedicação foi realizada sem interesse em qualquer contrapartida monetária. A bio-autobiografia de Allain, retratada no livro “Amazonie, lechemin de l´espoir”, que, fielmente poderia ser traduzido como “PDSA, um caminho de esperança para a Amazônia”, retrata o que foi essa aventura amapaense de Françoise e Alain: suas alegrias com os êxitos do programa, suas frustrações com seus insucessos e a decepção com sua descontinuidade.

Secretaria de Estado da Comunicação Social

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *