Nota de Esclarecimento

A respeito do apoio às vítimas do incêndio ocorrido na baixada Maestro Miguel, próximo à feira da Avenida Ana Nery, no bairro Perpétuo Socorro, no dia 23 de outubro, o Governo do Estado do Amapá e a Prefeitura Municipal de Macapá esclarecem:

Balanço das atividades

Decorridos doze dias do sinistro, já foram solucionadas 90% das demandas emergenciais surgidas no sentido de resguardar o bem-estar dos atingidos. A informação é do Comitê de Gerenciamento de Crise, grupo criado pelo Governo do Amapá e pela Prefeitura de Macapá, com a coordenação da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Secretaria Municipal de Assuntos Extraordinários (Semae) e Defesa Civil. O Comitê está sediado e conta com o decisivo apoio do Corpo de Bombeiros Militar.

Quantitativo

Desde o dia 23 de outubro, o Corpo de Bombeiros, o Exército Brasileiro, a Polícia Militar e a Guarda Municipal prestam serviços às vítimas do incêndio durante 24 horas por dia. São mais de 400 profissionais envolvidos diariamente na ação. Nas primeiras 48 horas da tragédia, foram mais de 600 militares atuando.

Abrigos e Aluguel Social

A Defesa Civil já desocupou quase todos os abrigos que foram destinados na capital por conta de as famílias, em sua maioria, terem sido contempladas pelo Aluguel Social. No total, 375 famílias já receberam esse benefício. Atualmente, está ativo somente o abrigo do Centro Diocesano de Pastoral, onde 18 famílias residem provisoriamente por ainda não terem encontrado imóveis para alugar. 132 processos do Aluguel Social estão em tramitação aguardando a documentação das famílias para haver a liberação do pagamento.

Conjuntos habitacionais

Dois conjuntos habitacionais estão sendo preparados para receber as famílias vitimadas pelo incêndio no bairro Perpétuo Socorro: o Cidade Macapaba, pelo Governo do Amapá, e o Mestre Oscar, pela Prefeitura de Macapá, ambos localizados na Zona Norte da capital.

Voluntários e doações

A Defesa Civil informa que não é mais necessário o trabalho dos voluntários nos postos de coleta e agradece o apoio de toda a sociedade amapaense. As doações de alimentos serão encerradas nesta quarta-feira, 6 de novembro. Todas as famílias estão recebendo cesta básica, kit de higiene, kit de limpeza e kit fraldas.

Bazar Solidário

Com o objetivo de ajudar aos desabrigados do incêndio no bairro Perpétuo Socorro, o Governo do Estado do Amapá e a Prefeitura Municipal de Macapá fizeram parceria com o Sebrae, Diocese de Macapá, Comunidade Evangélica Reviver e Maçonaria. Essas instituições assumiram um importante papel de responsabilidade social e vão realizar, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, na área de exposições do Sebrae, o Bazar Solidário.

O Bazar vai comercializar, por um preço acessível, o excedente das roupas e sapatos que foi doado pela população do Amapá e que, devido ao elevado número de contribuições, chegou ao total de cinco toneladas. Cinquenta voluntários trabalharão no evento. Todo o recurso arrecado será administrado pelas instituições acima citadas, e será repassado para o atendimento das novas necessidades das famílias vítimas do incêndio.

Ascom GEA/PMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *