Minha homenagem ao Valmir, com fotos de Paulo Santos e surrupiadas do blog do Flanar. http://blogflanar.blogspot.com.br/2012/04/uma-breve-historia-de-valmir-santos.html
Valmir foi passear com as estrelas no ultimo mês de abril. É daqueles que teve uma passagem intensa. Que marcou o seu tempo e promoveu mudanças.
Foi presidente do DCE da UFPa, e colocou nas ruas de Belém a luta pela meia passagem, duramente conquistada e hoje direito de todos os estudantes,
Foi presidente da UNE, quando uma única vez o PT , e com um estudante da Amazônia, conquistou a entidade.
Valmir cursava medicina e largou no meio do curso pra fazer história. Chocando familiares e amigos. Fez mestrado em São Paulo e voltou a Belém pra colocar seus conhecimentos a favor da cultura amazônica.
Era um lindo o meu amigo Valmir.
As fotos são das mobilizações e brigas pela meia passagem, nos anos 80 em Belém.




7 Comentários para "Meu grande amigo Valmir: Doce, combativo, revolucionário, inquieto."
Essa operação pula roleta foi em 1984. Lembro que uma vez indo para a FCAP, um grupo de estudantes pulou a roleta no Tamóios e o ônibus foi levado para a garagem com todomundo dentro. Haja bate boca. Bons tempos.
Amiga, que boas lembranças. Valmir simplesmente um iluminado aqui na terra. E, essa luta pela meia passagem lembro bem de uma enorme passeata que saiu da Praça do Operário e logo no início fomos recebidos pelo batalhão de choque da PM/PA. Foi um Deus nos acuda e vários estudantes foram espancados e o repórter fotográfico de O Liberal (não lembro o nome), além de apanhar ainda teve o equipamento quebrado. Bons tempos em Belém.
Lembro até do refrão dessa passeata: Meia passagem agora, diretás já. Fora, fora, fora ditadura militar. Não era assim? E haja pular roleta!
Isso mesmo
Tempos bons e difíceis. Muitos jovens idealistas de minha época. Foi uma boa escola.
Uma grande escola
DECADA DE 1980 ? ANO DA REBELDIA ERA 1984, O PERÍODO NEGRO DA HISTORIA DO BRASIL. A DITADURA MILITAR JA ESTAVA SUSPIRANDO O SEU FINAL. SORTE DESSES JOVENS AI QUE NAO FORAM PARAR NO DOI-CODI*. GRAÇAS A DEUS ESTAO AI PRA CONTAREM AOS SEUS CONTEMPORANEOS.
(DOI-CODI-Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna – ficaram conhecidos por serem importantes centros de torturas daqueles que se opunham ao regime ditatorial vigente.)
BOA NOITE E FIQUEM COM DEUS ! DITATURA NUNCA MAIS