Mercado de figuras

Gabriel Cavalcante Leão Dias – Design de Games

Você com certeza já teve algum brinquedo favorito, independente de qual, (porque todos nós já tivemos aquele brinquedo favorito). E se você viu os preços dos brinquedos recentemente deve ter ficado surpreso. Assim como os jogos, os brinquedos também ficaram muito mais caros, e vou compartilhar um pouco do que eu acredito ser a razão para isso.

Vamos começar com o fato de que depende do brinquedo que se quer comprar. Figures, por exemplo, são voltadas mais para colecionadores. Então já se espera que seu público alvo tenha uma renda média boa, e a qualidade das figures normalmente são bem altas, com nível de detalhes e  material de alto nível para que a figure possa durar anos e anos. Não são “brinquedos” feitos para brincar e sim, mais para enfeitar ou colecionar, já que normalmente são baseados em personagens da cultura pop(hoje em dia o que está em alta são heróis de quadrinhos como a Marvel e a DC).

 

Tem figures da iron studios até do grupo chespirito(Chaves, Chapolim, etc.).

Outro ponto que faz o nível( e os preços) de muitos brinquedos dispararem é qualidade do material. Lembro até hoje que minha mãe sempre se assustava quando saia qualquer coisa com material X de brinquedos(como a tinta, o plástico, etc.) causava alergia em alguma criança e ela perguntava se eu tinha algum daquele tipo. Pião, Bolinha de Gude e afins ainda são divertidos mas não se pode negar que o preço para fabricá-los nem se compara com o que tem por aí hoje em dia, desde o material, quanto a forma que são feitos, e até algumas coisas a mais colocadas de uns tempos pra cá (Chips e Luzes Led são coisas que foram adicionando nos brinquedos desde o começo do ano 2000, para chamar mais atenção).

 

LEGO e Hot Wheels são duas franquias de brinquedos que sempre foram bons, melhoraram ainda mais, e também  ficaram mais caros com o tempo. Um dos sets mais caros de LEGO, que é a millenium falcon 75192 de star wars, na hora que este artigo foi escrito, seu preço mais barato ultrapassa R$ 5000.

O último fator de que vou falar é o preço das exportações. Muitos desses “brinquedos” só são produzidos fora do Brasil. Então, para trazer esses bonecos para o país é necessário pagar taxa de exportação e o que digo agora vem de experiência própria: Pedir alguma figure na Amazon.com dobra o preço que normalmente iria se pagar por causa das várias taxas aplicadas na hora do envio e da entrega.

 

Pedir bonecos de outros países, como o Japão, pode ser bem mais em conta do que pedir dos EUA ou da Europa. Pesquisar bem para descobrir sites confiáveis e de onde você pode importar, são garantias para ter um preço menos caro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *