Menino Carlos Daniel”: Lei de incentivo à doação de medula óssea é aprovada na CMM

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou por unanimidade o projeto de lei “Menino Carlos Daniel”, de autoria da vereadora Aline Gurgel, que institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea.

Pela lei, a semana será realizada anualmente entre os dias 14 a 21 de dezembro e deve integrar o calendário oficial de eventos do município, além de estimular a doação voluntária de medula óssea e estimular a criação de pontos fixos e móveis de coleta de sangue para fins de tiragem e cadastro de doadores voluntários de medula óssea.

Vereadora Aline Gurgel com o pai do menino Carlos Daniel
Vereadora Aline Gurgel com o pai do menino Carlos Daniel

Carlos Daniel

A lei recebeu esse nome em homenagem ao pequeno Carlos Daniel Pereira, de 7 anos, que morreu em abril do ano passado acometido de leucemia aguda. “O Carlinhos foi um menino que encantou os amapaenses com seu carisma, mesmo doente, pedia apoio e recebeu esse apoio. Hoje muitas crianças amapaenses estão com leucemia e devemos mudar esse quadro”, disse a vereadora.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, todos os anos 7.500 brasileiros recebem o diagnóstico de leucemia, tipo de câncer que compromete a produção do sangue. Para grande maioria a única esperança é realizar um transplante de medula óssea. Muitos não encontram o doador na família e dependem de um doador cadastrado no registro de doadores.

Alyne Kayser

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *