MAS CHUTA MESMO. É MACUMBA DA BRABA

Por Alcione Cavalcante (Conselheiro e Ex- Presidente da Assembléia Geral de Piratas, por muitos e bons anos)
Como todos sabem, o Título de 2010 de Campeão do Carnaval foi usurpado a Piratas da Batucada por uma manobra ilegal e ilegítima, conduzida por membros do Conselho de Representantes da LIESA. Na ocasião foram deixados de lado todo e qualquer vislumbre de bom senso e coerência, o que leva crer que outros interesses, que não apenas o carnaval do Amapá estivesse em jogo.
Algumas pessoas ao comentar o post “ CHUTA QUE É MACUMBA” no Blog Repiquete e mesmo na imprensa têm emitido opiniões no sentido de que Piratas não deveria procurar seus direitos, pois faltam apenas alguns dias para o Carnaval. Outros dizem que as regras já estariam estabelecidas e que Piratas tenta agora mudar as regras do jogo, com o jogo em andamento. Estranhos posicionamentos esses, quando se sabe o título foi usurpado (volto dizer), quando não apenas o jogo já havia começado, mas quando o campeonato já havia sido encerrado e definido como Campeã  2010 a Piratas da Batucada, contando inclusive com participação da Justiça do Estado no processo de apuração. Ou seja, a motivação judicial de agora deriva de esdrúxula e insana atitude do Conselho de rasgar o Regulamento do Carnaval 2010.
Com relação à questão de repasse dos “recursos da LIGA , trata-se de mais uma balela. A Liga não tem um pau pra dar num gato, todo o recurso que recebe vem do GEA e da PMM, sendo que os eventos que promove, que poderiam gerar alguma receita, em regra dão prejuízo ou são tão irrisórios que nem são mencionados nas prestações de conta ou dado a saber  a sociedade em geral e a comunidade do samba em particular.
Destaca-se, em especial este ano, que a LIGA dá prejuízo para as agremiações, em função de sua inadimplência, que a impede de diretamente acessar recursos públicos. Aí se impõe livrar a cara da atual Diretoria da Liga, pelo menos enquanto não termina o carnaval, as receitas e despesas são contabilizadas e a prestação de contas elaborada, apresentada e aprovada. Fica como sugestão, como se trata de recursos públicos, publicá-la, com destaque no Portal da Transparência do GEA e da PMM.
Finalmente, para que não coloquem a culpa no PIRATÃO sobre as inadimplências e esquisitices da LIESA, lembramos que há muitos anos a agremiação não participa da presidência da Liga, não é ouvida e muito menos cheirada quando das suas decisões.
Aliás, pra fechar. O único defeito de PIRATÃO é fazer grandes carnavais, ser a ESCOLA MAIS QUERIDA e por conseqüência se exceder em títulos de campão do Carnaval.
JUSTIÇA AINDA QUE TARDIA. PIRATA CAMPEÃO 2010 e PRIMEIRO GRUPO EM 2012

  • Esclarecendo, desde 1989, quando Monteiro deixou de presidir a LIESA que o Piratão não apita nada por lá. Então procurem outros culpados pela bagunça, inadimplencia,, etc. etc….
    Bjs
    Mano

  • Em nenhum momento a Juiza declarou o piratão como campeão do carnaval de 2010, pois a decisão anterior que a tornou campeã perdeu eficácia, apenas determinou que a escola desfilasse no 1º grupo. Mais uma vez essa escola evacalha o carnaval amapaense e desrespeita as outras agremiações e o pior faz a população desacreditar no carnaval. A atitude de entrar na justiça quando as regras já estão estabelecidas contribui de forma negativa para o turismo do Amapá, pois o governo e a liesa já fizeram toda uma divulgação do desfile das escolas de samba e modificar isso em cima da hora é o mesmo que dizer que as outras escolas e suas comunidades que se danem, o que importa é que impomos nossas vaidades e interesses. Mais infelizmente essas manobras já se tornaram uma marca registrada da agremiação, que se tornou especialista em virar o jogo nos bastidores.

  • A LIESA deveria suspender o concurso e entregar logo o troféu à Piratas da Batucada. Por motivos óbvios. Alguns juízes do tribunal de justiça não entendem das minúcias de um carnaval praticado aqui em Macapá. Há muita coisa em jogo! Os julgadores dos quesitos sempre ficam com cara de palhaço. O que for decidido não vale nada. Quem decide é a justiça. Pode?!

  • Opinião divergente eu até respeito,mas interpretação textual deficitária e insinuações sem fundamento não.Tem gente que já viveu anos,mas ainda não aprendeu a perder e tbm não aprendeu que pra se acusar é preciso provar.Tenho 25 anos e já aprendi,no entanto tem sexagenário que ainda não entendeu,uma pena.

  • Basta o Piratao deixar de comprar os jurados e ganhar de forma transparente que nao tem nenhum problema. Agora, se continuar metendo a mao grande,vai ser penalisado novamente. Ganhar no tapetao nao vale, tem que ganhar na avenida e de forma honesta, sem roubalheira.

    • E comprou? Qual jurado foi comprado? Você tem as provas que a LIESA não tem?

      Mimimi…

      Realmente é uma lástima grande parte das pessoas repetir as palavras de outras sem a mínima preocupação de verificar a veracidade…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *