MACAPÁ, POR QUE TE MALTRATAM?

Por Alcides Oliveira. Professor

 

Macapá, tu és a nossa cidade, onde vivemos, onde moramos, onde sorrimos e choramos, onde enterramos nossos ente queridos, onde estudam nossos filhos, onde respiramos a brisa do Rio Amazonas e onde do mesmo bebemos a água, onde namoramos, onde casamos e nascem nossos e seus filhos, onde envelhecemos e onde morremos.
Se és tudo isso para nós então por que temaltratam? Será por desamor ou insanidade? Será por descaso ou omissão? Será por falta de educação ou falta de obrigação? Será gosto pelo caos ou desordem é o gosto? Talvez, e é quase certeza, que encontre dentro de seu ventre vermes com essas conotações que te maltratam no seu dia a dia, no seu pulsar de cidade, na sua essência que é o de abrigar seus filhos e lhes dar felicidade, mas muitas vezes não sendo possível, porque os vermes da destruição, os vermes do caos, da sujeira, da improbidade, do desrespeito, da ignorância e da falta de amor por você Macapá, não deixam que isso aconteça. Mas você resiste, você é mais forte, é mais energia, é mais tenaz na sua busca em querer dar o que de melhor uma cidade pode oferecer, e essa resistência tem o seu eco naqueles que te amam, naqueles que te respeitam, que querem te ver limpa, maravilhosa, alegre, organizada feliz e viva. Os maus tratos que recebes Macapá, são vis, são insanos, na medida em que a estes que a fazem sofrer você a todos os tem de coração aberto, você dá a todos oportunidades que em outro lugar não tem, você dá o que comer, o que beber, dá a saúde e a educação, dá o transporte e o trabalho e principalmente dá o lugar para viver. Triste os que te amam ficam, ao ver que te maltratam, mas graças a Deus, a são José e ao esforço da maioria do seu povo que te ama, esse sofrimento logo terá fim, pois a consciência se formará entre todos os seus cidadãos, de reconhecer o quanto és importante, o quanto és receptiva, o quanto és amiga, o quanto és linda e o quanto tens vida para ofertar a outras vidas que de toda parte do nosso querido país aqui chegam e são recebidos por vós com muito carinho.
Macapá, continue pujante, continue grandiosa, continue firme na busca da felicidade para os seus filhos e filhos de outros, pois sabeis que sempre ao seu lado nascerá, viverá e morrerá verdadeiros cidadãos e cidadãs que sempre a amarão e ao ver-te maltratada, nesses dias malfadados, continuarão a perguntar sem entender: Macapá, por quete maltratam?

Professor Alcides de Oliveira

Email: [email protected]

  • Sugestão para melhoria do tráfego: Podagem das árvores que encobrem os semáforos; Trocar alguns semáforos por outros mais modernos; Verificar outros cruzamentos que necessitam de semáforos,como: Avenida FAB c/Rua Paraná, Prolongamento da Avenida Almirante Barroso c/ a Rua Padre Júlio ( próximo ao Quartel do Exército,( pois pouquíssimos motoristas,param naquela bifurcação!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *