Macapa: Eu Cuido de Você. Eu apoio esse Programa. E darei minha contribuição

Prefeitura de Macapá lança programa “Macapá, Eu cuido de você”

PracaVeigaCabral-DSC02072

“É tão simples o que faço, só planto e cuido para as árvores vigorarem”. Assim o professor de matemática Francisco Marques Gonçalves define sua grande ação de cidadania. Morador do bairro do Trem, ele cuida da Praça Nossa Senhora da Conceição desde 2004, já deu vida a mais de 80 árvores e centenas de plantas ornamentais. Diariamente, ele as irriga, coloca adubo, e dispõe grades de proteção em cada espécie que cultiva. “Amo minha terra e penso que cada um deve fazer a sua parte. O poder público, mas também cada cidadão que vive e ama esta terra”.

Para agradecer e despertar esse sentimento de doação, de pertencimento da cidade, a Prefeitura de Macapá lançou na manhã desta sexta-feira, 6, dia do aniversário da criação do município macapaense, o programa “Macapá, Eu cuido de você”.

O programa visa incentivar iniciativa privada, profissionais liberais de todas as áreas, pessoas físicas e jurídicas, entidades interessadas e sociedade em geral a colaborarem com o poder público na ação de urbanização e revitalização de praças, jardins e canteiros. Além de adotar outros espaços públicos, como Unidades Básicas e postos de saúde, escolas, quadras esportivas, centros culturais, fazendo com que a sociedade participe ativamente da gestão.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, ressaltou que a prefeitura não vai deixar de fazer o seu trabalho, mas sim abrir para que as pessoas possam contribuir, com seu tempo, com sua experiência, com seu trabalho e da forma que puder.

“Queremos despertar no cidadão o sentimento de responsabilidade com as coisas públicas, que pertencem a todos. A cidade é nossa. Precisamos amá-la e cuidá-la, mantendo-a limpa, não deixando destruí-la, denunciando o vandalismo, despertando o sentimento de que isso é meu e ninguém vai destruir ou sujar. Esse sentimento de pertencimento é que queremos despertar na população macapaense”, ponderou.

O prefeito destacou que o “Macapá, Eu cuido de você” está sendo realizado pela prefeitura, mas responde a um anseio de empresários e sociedade, que desde o início da gestão o instigaram a lançar o programa. Um dos incentivadores dessa iniciativa é o advogado Rubem Bemergy, que adotou a Praça do Barão para cuidar, e que sempre demonstrou a vontade do projeto se tornar realidade.

 

“Não precisa de muito dinheiro, ou sacrifício, são pequenos gestos de cada um de nós para ajudar, contribuindo com o poder público a melhorar nossa cidade. Mostrar nossa cidadania e generosidade, pois estaremos fazendo isso por nós mesmo”, afirmou Bemerguy.

Na solenidade, o prefeito Clécio Luís entregou a carta de agradecimento e o certificado simbólico aos cidadãos que já vêm colaborando para uma Macapá melhor, cuidando de espaços públicos, como o professor Francisco Gonçalves, da Praça da Conceição.

A empresária Anne Monte também recebeu os agradecimentos da prefeitura. Espontaneamente, ela abraçou a Unidade Básica de Saúde Marcelo Cândia, garantindo serviços como a pintura do anexo e equipamentos, e ainda vem trabalhando na manutenção da UBS.

Certificado de reconhecimento para o também empresário Aguinaldo Lopes da Silva, conhecido como Naldo da Amacon. Ele cuida da Praça do Cabralzinho desde 2008. Sua empresa reorganizou o espaço, plantando gramado e plantas, pintura, brinquedos, calçadas e bancos, e ainda cuida da manutenção do local.

A jornalista Alcinéa Cavalcante recebeu também certificado devido ao seu trabalho de divulgação dos espaços públicos no seu blog, mostrando os descasos e também os bons exemplos.

 

Como participar

 

“Quem estiver interessado pode acessar o site da prefeitura (www.macapa.ap.gov.br) para escolher e adotar um dos projetos cadastrados. Lembrando que podem ser feitas denúncias, podendo enviar fotos e vídeos para o site dos lugares que estão sendo depredados ou que estejam sendo usados para lixeira ou outras finalidades inadequadas”, informou o secretário municipal para Assuntos Extraordinários (Semae), Claudiomar Rosa.

A certificação é simbólica, mas a empresa ou entidade que adotar um espaço público, além de postura ética e compromisso social com a comunidade, poderá ter um diferencial competitivo e um indicador de rentabilidade e sustentabilidade a longo prazo, pois os consumidores terão a certeza que irão comprar produtos de uma empresa com responsabilidade social.

 

Serviço

 

Os interessados em participar do programa “Macapá, Eu cuido de você” devem acessar o site www.macapa.ap.gov.br e clicar no link “Macapá, Eu cuido de você”. Nele poderão escolher os projetos e se cadastrar. Ou podem procurar a Secretaria Municipal para Assuntos Extraordinários (Semae), localizada no prédio da Prefeitura de Macapá.

 

Pérola Pedrosa/Asscom PMM

  • Acho muito legal a atitude dos moradores em abraçar uma praça ou UBS, só que eu acredito que fizeram isto pelo simples motivo do desejo de ter algo melhor assim como mando limpar a rua em frente a minha casa, plantei arvores ao lado. Tiro por mim que fiz isso pisquemos morar em uma cidade digna por que os políticos não pensam assim. Eles somente se preocupam em se fazer, em se dar bem.

  • Esta aqui é para uma das pessoas mais inteligentes na atualidades no Amapá, meu idolo Cesar Benardes, que anda dizendo no boca de ferro, que prefeito só existe 02 bons no momento: Robson Rocha em Santana e o Dr. Dilson Borges em Mazagão.
    Será que esta afirmação não é aquela do lógica do que o que não é espelho é feio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *