Justiça Eleitoral extingue ação contra Davi

A Justiça Eleitoral do Amapá indeferiu o pedido de liminar feito pelo candidato derrotado nas eleições para o Senado, Gilvam Borges (PMDB), que queria a impugnação da prestação de contas da campanha do senador eleito Davi Alcolumbre (DEM). Além de indeferir, a juíza relatora do processo, Elayne Cantuária, determinou a extinção da ação, por considerar que a coligação de Gilvam não tem legitimidade para pedir impugnação de contas de nenhum candidato.

Para fundamentar sua sentença, a juíza Elayne Cantuária citou decisões anteriores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições de 2010. Pela jurisprudência gerada, a prestação de contas faz parte de uma relação entre os comitês, partidos e a Justiça Eleitoral. Neste caso, partidos e comitês adversários são considerados “terceiros interessados”. Ou seja, só o Ministério Público Eleitoral pode pedir a impugnação. “Incumbe ao Ministério Público, como fiscal da lei, a defesa do interesse público consistente na indicação de eventual irregularidade em contas”, avaliou a juíza.

Davi Alcolumbre, que está em Brasília participando de votações no Congresso, disse que tranquilo quanto à prestação de contas. “Nós sempre fazemos a campanha obedecendo à lei. Mas este ano redobramos a atenção na prestação de contas justamente por saber que é uma estratégia antiga do nosso adversário tentar ganhar eleição no tapetão. Repito que comigo o Amapá nunca mais vai passar vergonha”, ressaltou.

 

  • Uma boa notícia, e mais uma vitória de nosso Senador Davi. Quem quiser mandato que busque nas urnas e não no tapetão. Tapetão é uma afronta à decisão soberana do povo.

  • Essa corja devia apodrecer na
    Cadeia e o povo aprender a votar.

    O Amapá é digno de vergonha, só aparece na mídia em casos de corrupção. Tenho
    Vergonha em dizer que sou deste lugar. Estado com a maior deficiência e precariedade na saúde, educação, saneamento básico, segurança. Enfim… Rico apenas em
    Políticos ladroes, corrupto e cara de pau. Essa corja merece msm é uma taca pra ter vergonha nessa cara e parar de roubar e saquer os cofres publico.. Cansei, melhor parar por aqui, porque assunto e indignação nao me falta.

  • Parabéns Senador, fique atento ao Senador “pinico de ouro, mostre pra que vc foi eleito e faça por merecer os votos que recebeu do povo do Amapá, trabalhe e mostre competência e honestidade. Boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *