Inscrições para I Casamento Homoafetivo do Amapá vão até o dia 17

As inscrições para a primeira edição do “Casamento Homoafetivo na Comunidade do Amapá” terminam segunda-feira, 17. Os interessados na união devem procurar o prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), localizado na Rua Cândido Mendes, nº 48, próximo a Praça do Barão.

O casamento, marcado para o dia 26 de setembro, no monumento Marco Zero do Equador, será promovido pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), em parceria com a Prefeitura de Macapá, por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Orientação da Diversidade Sexual (Depir) da Semast. Alguns líderes religiosos estarão presentes para uma benção simbólica. Nessa primeira edição, 50 casais vão dizer “sim” perante o juiz.

O Amapá será o primeiro estado da região Norte a celebrar um casamento comunitário homoafetivo. A iniciativa ocorre com base na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e na Resolução nº 175, de 14 de maio de 2013, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que obrigam os cartórios de todo o Brasil a aceitarem a celebração de casamentos civis de pessoas do mesmo sexo ou permitir a conversão da união estável homoafetiva em casamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *