Hospital da Mulher inaugura Unidade Neonatal nesta terça-feira

Está confirmada para esta terça-feira, 31, às 9h, a inauguração da Unidade Neonatal, do Hospital Estadual da Mulher Mãe Luzia (HMML). O espaço contará com 35 novos leitos, sendo 18 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 17 leitos na Unidade de Controle Intermediário (UCI). O governador do Amapá Camilo Capiberibe e o secretário de Estado da Saúde Evandro Gama participam da programação.

Além dos 35 leitos, a Secretaria de Estado da Saúde adquiriu novos equipamentos para a o Setor de Neonatologia da Maternidade. Foram quatro respiradores artificiais pulmonares, 18 incubadoras e 34 monitores cardíacos. Além disso, novos equipamentos serão entregues para a Maternidade Mãe Luzia até o final de junho.

A obra, que recebeu serviços de reforma e ampliação teve do governo estadual investimento de aproximadamente R$ 1, 3 milhão. Os equipamentos instalados na nova Unidade de Neonatologia foram adquiridos junto ao Ministério da Saúde.

O funcionamento efetivo do novo berçário da Maternidade Mãe Luzia vai ampliar a capacidade de atendimento aos recém-nascidos, principalmente, aqueles que necessitarem de maiores cuidados médicos. A diretora do HMML Iranir Andrade ressaltou que: “A inauguração dos novos leitos na Unidade Neonatal vai desafogar o fluxo de atendimento em três enfermarias do hospital, disponibilizando cerca de 20 leitos para receber as parturientes”.

Em média são realizados entre 30 a 35 partos por dia no Hospital Mãe Luzia. O tempo médio de internação de cada paciente varia entre 24h à 72h. “Hoje são pouco mais de 90 leitos no hospital e existe momento que todos os leitos ficam ocupados podendo ocasionar uma demanda maior do que a oferta”, comparou a diretora.

Iranir ressaltou que o investimento não se limita a ampliação da quantidade de leitos, mas também na melhoria do atendimento as pacientes, permitindo um acolhimento mais ágil e humanizado às mulheres atendidas no Hospital Mãe Luzia.

Edy Wilson Silva / Sesa
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *