Homenagem a quem fez, compartilhou e ensinou arte a cultura

* Márcia Corrêa. Presidente da Fundação Municipal de Cultura

Zenilde_n

Zeniude da Costa Pereira, a pequena grande dama do teatro amapaense, será nome da primeira Escola Municipal de Arte e Cultura, a ser inaugurada pela Prefeitura de Macapá no próximo dia 02 de abril. A escola vai funcionar onde hoje está inserida a Escola Circo Roda Ciranda, no bairro Goiabal, com a mesma filosofia de trabalho de formação integral do ser através da arte e da cultura. Administrada pela Secretaria Municipal de Educação, com empenho pessoal da professora Antonia Andrade, terá parceria da Fundação Municipal de Cultura no planejamento e execução das ações. Estamos todos muitos felizes com a escolha do nome feita pelo prefeito Clécio Luís.

Formada em Artes Cênicas com Habilitação em Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Especialista em Metodologia do Ensino da Arte pelo IBPEX. Zeniude Pereira fez parte da Gerência de Cultura do SESC-AP, realizou diversas palestras com temas referentes às Artes Cênicas nas Faculdades Fama, Iesap, Seama e Universidade Federal do Amapá. Trabalhou como diretora de espetáculos teatrais. Foi professora da turma de Oficinão e da turma de Aperfeiçoamento de Artes Cênicas do Sesc-AP.

Mais que tudo isso, “Niudes” foi uma desbravadora das artes cênicas no Amapá, enfrentando todas as dificuldades para buscar capacitação num centro de formação mais adiantado, e retornando com a bagagem completa para contribuir de forma transformadora e inovadora com a formação dos atuais grupos teatrais de Macapá e Santana. Zeniude nasceu no dia 04 de fevereiro de 1968 e faleceu no dia 26 de agosto de 2007, aos 39 anos.

  • Acrescento no currículo Sua Sensibilidade para com as questões ambientais. Nildes, inumeras Vezes engeandeceu Com suas incríveis Performances os Eventos SOCIOAMBIENTAIS Que COordenei como coordenadora de Difusão e Informação Ambiental da Sema, período de 1995 a 2001. A exemplo do Programa Estadual de Educacao Ambiental; formacao inicial e continuada do docentes Ongs; eventos ambientais e tantos outros. Merecida homenagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *