Homenagem ao Mestre Oscar Santos e à música

Nota 10. Para a decisão do prefeito de Macapá Clécio Luis, de nomear como Residencial Oscar Santos, ou mestre Oscar, projeto habitacional que estava sendo chamado de bairro forte.

Mestre Oscar merece todas as homenagens. Um dos maiores maestros da Amazônia. Um mestre da educação e da cultura musical, que adotou o Amapá e aqui formou grandes músicos e fez de Macapá uma cidade mais musical.

 

Mestre Oscar e alunos em apresentação na Piscina Territorial
Mestre Oscar e alunos em apresentação na Piscina Territorial

O primeiro projeto habitacional a ser inaugurado pela gestão do prefeito Clécio Luís, além de receber o nome de Oscar Santos (1905 – 1976), terá ruas e alamedas que homenagearão a rica produção musical dos poetas e compositores amapaenses, de nascimento e de coração.

Segundo a diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Márcia Corrêa, a iniciativa fundamenta-se no conceito de Cidades Criativas que a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) vem adotando como forma de intervir nos espaços urbanos por meio de articulação eficiente entre atividades sociais e culturais.

Como herdeiros diretos ou indiretos do trabalho de Mestre Oscar, os compositores do Amapá serão homenageados dando nomes de suas composições às ruas e alamedas do novo residencial. Na escolha dos títulos, a PMM buscou diversificar ao máximo o número de compositores, levando em consideração sua representatividade para a música amapaense, bem como a sonoridade dos nomes adotados para as vias.

Confira a lista de nomes para as vias do Residencial Oscar Santos:

1.      Rua Sentinela Nortente – Osmar Júnior;

2.      Alameda Toada Cabocla – Marcelo Dias/Miguel Júnior;

3.      Alameda Doce Cantar – Ana Martel;

4.      Alameda Rosário de Ouro – Val Milhomem/Joãozinho Gomes;

5.      Alameda Minha Cidade – Bebeto Nandes;

6.      Alameda Pérola Azulada – Zé Miguel/Joãozinho Gomes;

7.      Alameda Pedra de Mistério – Enrico Di Miceli/Osmar Júnior;

8.      Alameda Luz do Mundo – Manoel Cordeiro/Roneri;

9.      Alameda Pedra Negra – Fernando Canto;

10.  Alameda Sereia dos Rios – Rambolde Campos;

11.  Alameda Negro de Nós – Ilan do Laguinho;

12.  Alameda Floração – Beto Oscar/Helder Brandão;

13.  Alameda Padroeiro São José – Adelson Preto;

14.  Alameda Colibri – Finéias Nelluty;

15.  Alameda Lugar Bonito – Nivito Guedes;

16.  Alameda Andorinha – Oscar Santos.

Baile de carnaval no antigo AeroClube
Baile de carnaval no antigo AeroClube
  • Parabéns ao Prefeito Clésio pela homenagem ao Mestre Oscar Santos. Foi uma honra para seu filho Sandoval Santos e seus netos Alipio,Izabel e Izolina Santos.

  • Parabéns ao Prefeito foi uma honra para seu filho Sandoval Santos e seus netos Alipio, Izabel e Izolina Santos.

  • Parabéns ao Prefeito Clécio pela iniciativa. Homenagem mais que justa ao grande e saudoso Mestre Oscar e por conseguinte, aos artistas amapaenses.

  • Parabéns, Prefeito Clécio e toda sua equipe pela bela homenagem ao meu inesquecível Mestre e Avô amado Oscar Santos. Ele desenvolveu sua Educação Musical no Amapá com trabalho inédito como um autodidata e grande Professor e educador que foi enquanto viveu.Tenho muito orgulho de ser neta de Mestre Oscar Santos. Sua biografia está pronta aqui comigo. Quero publicá-la. Ei Amapaenses….. estou esperando propostas para sua publicação. Mais uma vez, parabéns Macapá. EU AMO MUITO O MEU AVÔ MESTRE OSCAR SANTOS. BEIJOS…..SAUDADES DE TODOS VOCÊS. OBRIGADA ALCILENE PELA DIVULGAÇÃO.

  • Super feliz com a homenagem ao meu Mestre e Avô, Oscar Santos. Foi meu primeiro professor de Música e até hoje divulgo essa arte maravilhosa.Parabéns pela iniciativa Prefeito Clécio e à todos os homenageados.

  • Muito bacana a iniciativa da PMM. Eu e meu irmão Marcelo Dias nos sentimos honrados em participar desse projeto singular emprestando o nome da nossa querida “Toada Cabocla” a uma alameda do residencial Oscar Santos. Esperamos que este seja o primeiro passo rumo ao resgate da música amapaense, que precisa receber a valorização que merece. Parabéns ao prefeitio Clécio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *