Governo estuda transformação do Macapá Hotel em espaço cultural

Em entrevista concedida à Folha na última quinta-feira (22) o Secretário da Cultura José Miguel Cirilo informou que o governo está estudando a possibilidade de transformar o Macapá Hotel num grande espaço cultural. O assunto vem sendo debatido junto a Agencia de Desenvolvimento do Amapá-ADAP. Assim que os estudos preliminares estiverem concluídos o projeto será levado à apreciação do governador Camilo Capiberibe.

A intenção é criar um espaço nos mesmos moldes do Museu Sacaca e do Centro de Cultura Negra. Segundo Zé Miguel “são ferramentas como essas que vão fortalecer muito a cultura local”.

A iniciativa é similar a que o governo do Rio Grande do Sul criou em Porto Alegre no antigo Hotel Magestic. O local foi inteiramente adaptado tornando-se um grande centro, acomodando uma ampla variedade de espaços culturais, tais como: biblioteca, museu, teatro, salas de cinema, acervos, café, bomboniére, livraria e inúmeras salas de uso múltiplo. A SECULT planeja mandar técnicos amapaenses à capital gaúcha para conhecer o projeto de perto.

O primeiro Macapá Hotel foi construído pelo governador Janary Nunes (1945) no começo da época do Território Federal. O prédio foi demolido na década de 80 pelo ex-governador Aníbal Barcellos. A seguir foi erguida outra estrutura hoteleira que passou a ser administrada pela rede Novo Hotel.

Depois que o contrato foi encerrado o governo repassou o hotel novamente à iniciativa privada. Desta vez um consórcio administrado por empresários locais assumiu e recuperou a antiga denominação.

Com o crescimento da rede hoteleira local o Macapá Hotel perdeu um pouco do seu atrativo comercial. Daí o interesse na sua transformação em Espaço Cultural.

 

Humberto Moreira

  • Ótima idéia e torço p/que seja colocada em prática,pq Macapá prescisa realmente de espaços como este.Nosso estado é muito carente de espaços culturais e áreas de lazer tanto p/moradores,quanto p/turistas.No Forte de Macapá,já bati 2xs c/a cara na porta,absurdo!

  • ótima idéia. Parabéns. vamos aprpoveitar e transformar o prédio da OAB em um espaço publico como um teatro. Aquele prédio é o povo amapaense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *