Governador Camilo no blog

Em longa conversa com o blog, o governador Camilo Capiberibe falou sobre vários assuntos. A conversa não começou como entrevista. Mas foi pontuada por temas importantes, que aproveito pra compartilhar aqui.

Camilo-3

Camilo se diz, e demonstra, estar otimista com o futuro do Amapá e com ações de seu governo.

CEA – “Começar a pagar a dívida da CEA, foi como tirar um peso das minhas costas e das costas do Amapá. Isso era um entrave para o desenvolvimento do estado.  O Amapá não era respeitado em alguns órgãos do governo federal, como o Ministério das Minas e Energia, por causa dessa situação. Viveremos um novo tempo nessas relações”.

Servidores Públicos – “ Em 2,5 anos de governo, demos posse a mais de 4 mil funcionários públicos concursados, entre civis e militares. Isso melhora os serviços prestados à sociedade. A diminuição nas ocorrências de homicídios, registrada pelo DataSus, é reflexo dessa política. São mais policiais nas ruas, defendendo a população”.

Economia – “Peguei a era do PIBinho do Brasil. E mesmo assim o Amapá é o estado que mais cresce em geração de emprego formais. São os investimentos que fazemos, em obras e serviços, e o dinheiro circulando no próprio estado. Como comparação, lembramos que meu antecessor, no cargo, pegou o período de crescimento econômico no Brasil”.

Economia Verde – “Temos um programa de Economia Verde, que já apresentamos nos EUA e na Itália e que foram muito bem aceitos nesses países. Já lançamos o PROTAF – de apoio à produção de farinha. O ProPesca de apoio ao setor pesqueiro. O ProAgroindustria. E Agora o Proextrativismo, que vai apoiar as cadeias produtivas do açaí, da castanha, da madeira e do cipó-titica. Esses programas contemplam o desenvolvimento das cadeias produtivas com financiamentos e apoio técnico. Também estamos trabalhando uma linha para reconhecimento e pagamento dos  serviços ambientais”.

Acaí-DSCN2930

Cooperação internacional – “Nos EUA, apresentamos nossos projetos ao BID, que ficou impressionado e quer investir no desenvolvimento do Amapá. Na Itália estivemos com a comissão de Relações Exteriores do parlamento. Conseguimos uma cooperação com o prefeito de Sorrento, na área de turismo. É uma cidade que vive exclusivamente do Turismo. Também conseguimos uma cooperação com a Cooperativa Italiana de Agricultura, que vai nos auxiliar no melhor aproveitamento de áreas ociosas dos nossos agricultores.

Saúde – “Estamos investindo e priorizando a reestruturaçao da Saúde do Amapá. São várias e grandes obras. Ampliação do Hcal, do PAI, do Hospital do Jari, e a construção de uma unidade na Zona Norte, entre outras obras. E vamos investir nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Prefeitura de Macapá. Só estou esperando o prefeito Clécio me entregar os projetos. Vou investir porque a estruturação das unidades básicas é importante para um melhor atendimento nas unidades do estado”.

Relação com a PMM – “Confio no prefeito Clécio, como gestor. Eu e ele temos problemas emergenciais da população para resolver. Vou ajudar a Prefeitura de Macapá e manter uma boa relação e parcerias institucionais com a PMM”.

Estou feliz e otimista com o momento que estamos vivendo no Amapá.

 

  • Quem trabalha ou conhece um pouco de administração pública sabe q não é simples e rápido vencer a burocrácia e os tramites para concretizar uma realização. As pessoa pensam q o dinheiro está em mãos é só utilizar. Creio q o governo venceu boa parte da etapa burocrática e organizacional, literalmente “arrumando a casa” como nunca foi feito antes, agora é tocar pra frente. Pena q o povo não entende isso. A maioria das pessoas não consegue nem organizar suas finanças pessoais e acha que em questão de poucos meses é possível organizar a máquina pública.

    • Falou e disse, Diego! A burocracia na administração pública é um problema crônico que muitas vezes inviabiliza a concretização de muitos projetos. Falo como servidor da Seinf, e afirmo com todas as letras: não é por falta de projetos e boa vontade política que não temos mais obras concretizadas, é simplesmente por causa da tal burocracia! Agente até que tenta explicar, mas tem muita gente que realmente não compreende…

  • A investidura do poder serve para isso. Os soberanos falam o que querem e os súditos acreditam.Assim é muito fácil se perpetuar no poder.

  • Sem dúvida o Amapá está em boas mãos. É um governo sério, sereno e o povo já começa reconhecer. Parabéns Camilo!

  • Este blog já teve seus áureos tempos nas frentes democráticas em defesa do civismo e da verdade. Este rapaz esta perdido, sem idéias. Promete o tempo todo, vende um futuro que não pode entregar, nunca transforma projetos em ações. Gostaria de ver um ‘apenas um’ projeto de governo deste rapaz. Pensado, elaborado e realizado… Passou três anos vendendo um futuro e até agora nada. Com todo respeito, sempre admirei o blog por sua consciência critica e favorável a população. Mais esta propaganda eleitoral antecipada… Pegou muito ma…

  • Se ele esta feliz e otimista pelo momento que vivemos em Macapá … Vamos respeitar ! … Demagogia pura, sem noção da realidade ..!

  • vai ser difícil ter alguem que assuma esse governo e deixe toda a populaçao contente ,ta pra nascer,quando agrada um o outro fica descontente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *