GEA apresenta Equador Verão com programação de lazer e cultura

O projeto Equador Verão inicia, neste sábado, 9, com uma programação cultural e esportiva, na praça do Parque do Forte, e encerra no último dia do mês. O evento será realizado por órgãos do governo estadual, sendo que a coordenação é da Secretaria de Estado da Cultura, responsável pela programação artística.

O “Equador Verão” vai acontecer em praças e arenas de Macapá e de outros municípios, levando entretenimento, lazer, cultura, turismo e esporte, com enfoque para a sensibilização ambiental. No encerramento, um show com um artista nacional vai provocar a interação cultural.

A programação acontecerá em 21 pontos do Amapá, aos sábados e domingos, com a proposta de valorizar a cidade, moradores, a arte e a cultura amapaense, com segurança garantida. Para o governador Camilo Capiberibe, a descentralização vai proporcionar os atrativos para mais pessoas, ampliando a atuação do Estado.

“As atrações serão locais, com artistas de vários segmentos, para serem assistidos por pessoas que, muitas vezes, não têm condições de ir à Fazendinha ou Curiaú, tradicionais pontos de atividades nas férias, é uma via de mão-dupla entre artistas e povo”, disse o governador.

A programação esportiva é de responsabilidade da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e prevê torneios de vôlei, fut-lama, futebol, basquete e esportes radicais como patins, skate, ciclismo, bad-minton e remo. As competições que exigem menos esforço físico também serão prestigiadas, como dama e xadrez, assim como os mais atrativos para as crianças, a exemplo de cabo-de-guerra e corrida de saco. A secretaria incluiu ainda aulas de aeróbica e apresentação de capoeira.

Em Macapá, haverá programação no Parque do Forte e na praça do bairro Cidade Nova, nas arenas do Meio do Mundo, Novo Horizonte, Zerão, Buritizal, Boné Azul e Marabaixo III. Entre os distritos de Macapá terão eventos o de Maruanum, Bailique, Santo Antônio da Pedreira, Abacate da Pedreira, Lontra e São Joaquim do Pacuí. E ainda nos municípios de Calçoene, Amapá, Ferreira Gomes, Porto Grande, Pracuúba e em Santana, incluído o Distrito de Igarapé do Lago.

“É a oportunidade de fazer chegar a arte e esporte em todos os cantos do Amapá. Quem nunca assistiu o marabaixo e o batuque, que são nossos, poderá conhecer. Teremos ainda shows de rock, brega, regionais, dança, teatro e circo. Os atletas terão torneios, incluindo o fut-lama, que não foi mais valorizado. É uma programação muito bem elaborada para toda a família”, acrescentou o governador.

A abertura será no sábado, 9, no Parque do Forte, a partir das 16h. No domingo, a programação será na arena do Novo Horizonte e praça do Novo Buritizal.

Programação para este fim de semana

Data: 09/07/11 (sábado)
– Interatividade: Espetáculo Circense Um Verão sem cerol na mão, da CIA Cores da Rotunda
– 17h30 – Aula de aeróbica
– 18h – Grupo Folclórico Raízes do Bolão
– 18h30 – Graham Companhia de Dança
– 19h – Márcia Nortista (Hip-Hop)
– 19h30 – Banda de rock Stereovitrola
– 19h40 – Espetáculo “As aventuras de um surfista aloprado”, da Companhia Desclassificáveis
– 20h – Grupo de rap Faces da vida
– 20h40 – Banda Afro Brasil
– 21h20 – Banda Negro de Nós

Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

  • Lembro dos anos 90 quando se incluia na programação do Mcp Verão a apresentação de bons filmes nacionais premiados tais como o Alto da Compadecida e outros do gênero(nada de bang bang!). Ei Barral, Socorrinho, Socorro Barbosa e demais colegas do antigo DETUR! Da sddes daqueles tempos!

  • Seria bom que a Secretaria de Educação, Cultura ou como for o nome contratasse desenhistas, pintores, ceramistas, musicos, etc para essas aulas de temporada de férias para a meninada que não tem condições de arcar com cursos pagos. Precisamos acupar nossas crianças e nossos jovens com coisas que elevem a mente humana.

  • Quanto desperdício. PORQUE NÃO SE JUNTAM? ORA POIS…ISSO É PREJUÍZO PARA O CONTRIBUINTE…JÁ ESTOU IMAGINANDO: DOIS CARANAVAIS, DUAS FESTAS DO ANIVERSÁRIO DE MACAPÁ, DUAS QUADRAS JUNINAS, DOIS MACAPÁS VERÃO, DOIS CÍRIOS, DOIS DIAS DE FINADOS, DOIS REVEION’S, ORA VÃO SE CATAR…

    • Sua Pergunta é pertinente. Mas a resposta está no sobrenome, Qual o Sobrenome do Governador? Capiberibe, certo? Essa Familiazinha não ta nem ai pro Estado, não quer parceria com a cidade onde quase 80% da População Amapaense reside, vive comprando briga, assim não da. Mudaram a figura, de pai pra filho, mas o sangue podre da discórdia e do rancor é o mesmo. Infelizes de nós, que ano q vem vamos eleger O/A Prefeito/a candidato/a do Governador e teremos de passar por mais anos de Sofrimento. É bom lembrar que nos 2 primeiros anos o Prefeito RG tinha mais de 60% de aprovação, percentual detonado por uma operação armada da PF. Mas, a verdade virá a tona, pois a Justiça dos Homens é falha, mas a de Deus, não.

  • PELO MENOS E UM ATRATIVO MAIS PARA O POVO DO AMAPA PORQUE ISSO VAI GERAR EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS E AQUECER A ECONOMIA DOS COMERCIOS LOCAIS ESSA PROGRAMAÇAO VAI SER NOS BAIRROS PERIFERICOS DA CIDADE DEVIDO MUITAS PESSOAS NAO TEREM CONDIÇOES FINANCEIRAS DE SE DESLOCAREM A FAZENDINHA OU A ALGUNS BALNERARIOS DA CIDADE ISSO VAI OCORRER EM MACAPA,ILHA DE SANTANA PORTO GRANDE FERREIRA GOMES BAILIQUE ENTRE OUTROS PARABENS AO GOVERNO DO ESTADO PELA BRILANTE IDEIA DE REALIZAR O EQUADOR VERAO A ALGO INEDITO EM MACAPA.

  • Muita gente, música boa… Só que faltou policiamento e Energia! Ei Gov, empresta uns pm´s da sua guarda pessoal, só no período do Equador Verão! Depois a gente devolve!!

  • Ql critério para a escolha dos grupos que se apresentarão? A Cleide é dona do GRHAM e por isso tava na abertura? O Figueiredo é dono da Revelação. Quais nomes eles vão usar nos 10 grupos que irão se apresentar? Olha a seriedade dos caras ZÈCRETÁRIO.

  • Os eventos ‘radicais’ -por assim dizer- foram mal elaborados, pra se ter idéia o ciclismo, que na verdade se chama BMX só ocorreu porque alguns amigos e eu passamos ocasionalmente pelo local. O evento teria muito mais credibilidade se ouvesse um planejamento prévio. Infelismente o governo deste estado desconheçe os esportes de ação. Quando se constrói uma nova praça se pensa apenas em futebol e mais futebol. Poxa os jovens não se divertem apenas com isso. Não seria ótimo uma praça inteira dedicada para BMX, skate e patins?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *