Games: O estranho mundo de jogos memes

Gabriel Cavalcante Leão Dias – Design de Games 

Existem certos jogos que se encaixam em um canto bem peculiar no mercado: são jogos criados por (ou a partir de) memes. Esses jogos são feitos, comumente, apenas para dar risadas e não são levados muito a sério. Alguns são criados apenas pelo puro absurdo dos seus conceitos e alguns até conseguem um certo nível de sucesso por conta disso.

Nyan Cat: Lost In Space – Esse é o jogo mais comum que será comentado aqui. Este jogo se baseia no Nyan Cat, um meme de 2011 de um gato com um corpo de biscoito com glacê rosa voando no espaço e uma música que fica tocando. Simplesmente um jogo que nasceu a partir da fama e do sucesso de um meme já conhecido e que fez sucesso por já ter grande quantia de possíveis jogadores.

Senhora Volta Aqui – Caso você não lembre, é esse meme aqui, no caso este é um jogo criado mais por diversão e pelo sucesso do meme na época, um jogo bem simples onde a “senhora” deve fugir da repórter pelo máximo de tempo que puder enquanto desvia de obstáculos, esse jogos criados por causa de um meme que está fazendo sucesso comumente, caem no esquecimento junto do meme depois de um tempo, mas o retorno que eles fazem no pico da popularidade vale a pena.

Kandidatos – É assim mesmo o nome do jogo. Com personagens fictícios que são paródias de políticos brasileiros que se enfrentam num jogo de luta. É isso mesmo. A política brasileira recentemente é tão louca que um jogo meme foi feito sobre ela, usando personagens como Bolsonaryo, Lulo e o Temeracula você luta num torneio de artes marciais usando Kandidatos para descobrir quem irá se tornar o presidente. Estes tipos de jogos viram memes apenas pelo fator absurdo que tem, um jogo de luta com personagens baseados na política brasileira é algo que chama atenção. Existe também um spin-off chamado Kandidatos Kart

Fight of Gods –  Fight of Gods não tem uma premissa única. Existem diversos onde a premissa é uma luta entre diversos deuses de várias culturas diferentes, a diferença de Fight of Gods é que ele é um dos únicos a incluir Jesus no jogo. Incluir Jesus num jogo de luta causou uma grande polêmica, fazendo com que Steam fosse banida temporariamente da Malásia por que o jogo entra em conflito com leis locais sobre religião e o banimento só foi removido após o jogo ser retirado da Steam para os usuários do país. Mas por outro lado essa polêmica também atraiu a atenção de muitos que nem teriam olhado na direção do jogo e fez com que o jogo fizesse um certo sucesso por um tempo.

 

Muitos destes jogos são feitos com uma quantidade bem limitada de recursos e feitos apenas para dar algumas risadas, o absurdo garantem pelo menos uma sessão de risadas com os amigos mas ainda é incrível pensar que alguém se esforçou e dedicou seu tempo para uma piada assim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.