Fortes chuvas, trovões e relâmpagos assustam e causam transtornos em Macapá

No final da tarde e na noite de sábado, 20, fortes chuvas caíram em Macapá, e raios e trovões assustaram a população.

Frente do hospital da Unimed, na rodovia JK

As ruas de diversos bairros ficaram alagadas, além de várias ocorrências de falta de energia.

A população usou as redes sociais e para relatar o transtorno, alagamentos e prejuízos, através de fotos e vídeos

As características dos pluviômetros automáticos, que compõem a Rede de Monitoramento Ambiental do Cemaden, mostram que choveu mais de 200 milímetros de chuva.

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan, foi para as ruas acompanhar o desastre causado pela chuva e  gravou um vídeo pedindo que a população ficasse em casa neste sábado a noite.

Segundo o Gerente do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis NHNET/IEPA e Coordenador da Sala de Situação do Estado do Amapá SSAP/IEPA/SEMA, Jefferson Vilhena, a chuva forte coincidiu com a alta da maré, prejudicando ainda mais o escoamento da água.

“Os sistemas que estavam previstos pra laranjal, vitória e calçoene, ganharam força e se uniram com um terceiro que estava sobre o Marajó, o que espalhou a chuva no Pará, Amapá, Guiana francesa e Suriname. A previsão indicava sistemas médios, tanto no Marajó, quanto pra laranjal e vitória, entretanto, ganharam força, se intensificaram, e acabaram se mesclando e gerando chuvas em todos os municípios do estado, alguns mais, como a região metropolitana e itaubal, outros, bem menos”, explicou.

A prefeitura de Macapá divulgou o número da Defesa Civil para a população acionar o órgão, caso necessite (96) 98801-1153.

IMG_0345

IMG_0348

Clique nos links pra ver os vídeos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.