Festival de Música Instrumental acontece às margens do rio Amazonas de 25 a 27 de outubro

Celebrar e difundir a música instrumental, atraindo diversos musicistas e interessados no gênero, revelar talentos e divulgar os já consagrados. Estas são as metas do IV Festival de Música Instrumental do Amapá (Feminsap), que ocorre no período de 25 a 27 de outubro, no Complexo Araxá, entre o Norte das Águas e Rod’s Bar, às margens do rio Amazonas. Com apresentações abertas ao público e a participação de grandes nomes da música brasileira e do Estado, este ano o festival terá caráter de mostra e não de competição.

Atrações como Ney Conceição Quarteto (RJ), Marcos Puff/Gurijuband (PA), Esdras de Souza Quarteto (PA), e os amapaenses Venilton Leal e Israel Cardoso já estão confirmadas nessa grande festa.

Na quarta edição, que reúne medalhões do instrumental brasileiro e consumidores da boa música, o IV Festival de Música Instrumental do Amapá tem como idealizador o músico e diretor artístico Finéias Nelluty, com o apoio Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Finéias Nelluty é o líder do quinteto instrumental Amazon Music, formado pelos músicos Israel Cardoso (guitarra), Ezequiel Freitas (baixo), Sinei Saboia (trompete) Marquinho Sansi (bateria) e ele próprio, no piano. O grupo se apresenta regularmente todas as quintas-feiras, no Norte das Águas, há cinco anos.

Segundo Nelluty, o festival também visa promover a integração da boa música com a ocupação dos espaços turísticos da cidade. “O Complexo do Araxá é um ponto muito visitado e estratégico de encontro de pessoas, de amigos, de transeuntes, além disso, é um espaço aberto, onde qualquer pessoa pode participar, sentar e curtir o melhor da música, que é universal e, tenho certeza, vai envolver a todos”, diz Finéias.

Ao longo desses anos, grandes músicos participaram do festival, tais como: Ademir Junior – sax, Brasília (DF); Moisés Alves – trompete, Brasília (DF); Rafael Barata – baterista, Rio de Janeiro (RJ); Thiago Espírito Santo – baixista, São Paulo (SP); Vitor Gonçalves – pianista, Rio de Janeiro (RJ); Bruno Cardoso – pianista, São Paulo (SP); Luiz Mauro Filho – pianista, Porto Alegre (RS); Cuca Teixeira – baterista, Rio de Janeiro (RJ); Ricardo Baumgartem – baixista, Porto Alegre (RS); Kiko Freitas – baterista, Porto Alegre (RS); Dilean Monpher – tecladista, Amapá; Dell – baterista, Amapá; Rogério Aslan – guitarrista, Amapá; Tom Campos – guitarrista, Amapá; dentre outros.

As três primeiras edições, que tiveram caráter de concorrência, tiveram como vencedores: em 2008, o violonista paraense Nego Nelson; em 2009, o jovem músico amapaense Hian Moreira, com a música “Verde Estrada”, e em 2011, a premiação foi para o guitarrista, também amapaense, Fábio Costa.

Serviço

Evento: IV Festival de Música Instrumental do Amapá (Feminsap)

Período: de 25 a 27 de outubro

Local: Complexo Araxá, entre Rod’s Bar e Norte das Águas

Hora: a partir das 21h

Programação

Dia 25/10 (quinta-feira)

– Quinteto Amazon Music – AP

– Delcley Machado / trio – PA

Dia 26/10 (sexta-feira)

– Venilton Leal – AP

– Fábio Costa – AP

– Marcos Puff / Gurijuband – PA

Dia 27/10 (sábado)

– Israel Cardoso – AP

– Ney Conceição – RJ

Rita Torrinha/Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *