Exposição: “Sítio Torrão Bonito -berço da Sustentabilidade” traz PDSA como tema

A Exposição Sítio Torrão Bonito: berço da Sustentabilidade, será aberta a visitação, nesta sexta-feira (04), às 17h, em Macapá. A exposição acontece na galeria Flor da Samaúma, localizada no Sítio Torrão Bonito, na margem esquerda do rio Curiaú, espaço de ecoturismo e bioeconomia de propriedade de Janete e João Capiberibe.

O sítio existe desde 1990 e no ano de 1994 aconteceu uma reunião com um pouco mais de vinte pessoas da sociedade amapaense e duas de Belém do Pará, cujo objetivo era debater o futuro do Amapá. Ao longo daquela jornada surgiram as primeiras formulações do que viria a ser o PDSA ( Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA), colocado em prática a partir de 1995 com a posse de João Capiberibe no Governo do Amapá.

A exposição, utilizando fotos e vídeos da época, contextualiza aquele encontro, permitindo-nos mergulhar no tempo para sentir a atmosfera do debate ali travado, acompanhar as tensões políticas daquela conjuntura e refletir como aquelas ideias chegaram aos nossos dias.

Presentes naquela reunião: Rugatto Boettger, Azolfo Gemaque, Mariano Klautau (in memoriam), Maria Alvanéia, Ana Paula, Armindo Sousa, João Bosco (in memoriam), João Capiberibe, Gervásio Oliveira, Elcy Lacerda (in memoriam), Janete Capiberibe, Elson Martins, Osvaldino Raiol (in memoriam), Maria Benigna, Raquel Capiberibe, Rubem Bemerguy, Jardel Nunes, Maurício Júnior, Djanira Modesto, Cláudio Pinho, Roldão Brito.

Ideias e reflexões daquele encontro atravessaram o tempo, chegaram aos nossos dias impactando positivamente o desenvolvimento socioeconômico do Amapá. Ainda hoje, castanheiros da Rds do Rio Iratapuru, organizados em cooperativa, coletam e processam a castanha para vender o óleo a Natura, multinacional da indústria de cosméticos. Outra espécie vegetal de nossa biodiversidade, o açaí, que na época era visto como produto de consumo dos pobres, virou commodities, ganhou o mundo, é hoje a maior fonte de geração de emprego da nossa economia.

E há muito por vir, novos produtos derivados do açaí surgem a todo momento, as mais novas sensações, o café e o vinho de mesa de açaí, os visitantes poderão degustar durante a visita.

A confirmação pode ser feita através do telefone (96) 99108-4814.

Chegando no bairro Novo Horizonte, você entra no ramal que dá acesso ao Curiau Mirim, onde está localizado o Porto Mocambo, onde você embarca num passeio de Catamarã pelas águas do rio Curiaú Mirim até chegar na Foz do Rio Amazonas. O Empreendimento Flor da Samaúma fica localizado no sítio Torrão Bonito.

Nicole Lemos (Texto e Imagens)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *