Estado apresenta cronograma de expansão de leitos para atendimento a Covid-19

O Governo do Amapá instala centros de atendimento para pacientes com a Covid-19 em Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque. Todas as estruturas possuem leitos clínicos e UTIs; além de profissionais da área da saúde.

MACAPÁ
Covid 1

 

Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), no Centro de Macapá – a unidade dispõe de 23 leitos ativos, sendo um leito de hemodiálise e é equipada com aparelhos respiratórios, suporte de intubação, entre outros.

O centro conta com equipe multiprofissional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e médicos especialistas.

Covid 2

 

O Centro de Atendimento Clínico Covid-19 II, possui 58 leitos montados, sendo formado por 44 leitos clínicos, 4 de tratamento semi-intensivo e, ainda, 10 de Tratamento Intensivo (UTI).

O Local foi estruturado também com salas de repouso, vestiários e corredores de desinfecção pensados para minimizar os riscos de contágio dos profissionais de saúde que irão atuar no local.

A unidade funciona no prédio projetado para abrigar a Maternidade Bem Nascer, na Zona Norte de Macapá.

Covid 4

O Centro possui 4 leitos de UTIs e 5 clínicos, funcionando como triagem, mas também poderá receber pacientes com a Covid-19.

A unidade é um Hospital de Campanha Refrigerado e funcionará em frente ao Hospital de Emergência (HE).

Protocolo de atendimento na unidade

A unidade Covid IV, localizado em frente ao HE, terá um protocolo de atendimento para paciente que apresentam sintomas da doença, que serão atendidos exclusivamente na nova estrutura. O espaço possibilitará o primeiro atendimento e, se confirmado para covid-19, será encaminhado para o tratamento mais indicado.

Pacientes considerados graves, após estabilizados na unidade do HE, são encaminhados para a unidade de tratamento intensivo do Centro 1, no Hcal. Casos sem agravante, mas que precisam de acompanhamento, são encaminhados para a unidade clínica Centro 2, na zona norte.

SANTANA
Covid 3

 

O Hospital de Campanha Refrigerado de Santana contará com 14 leitos clínicos e 4 leitos de UTIs, com um total de 18 leitos. A unidade funcionará em frente ao hospital do município, no bairro Remédios I.

DCIM100GOPROGOPR9774.

LARANJAL DO JARI
Covid 5

No município as pessoas devem procurar primeiramente a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ruinaldo Nascimento, no bairro Castanheira, para receber os atendimentos.

Para os casos confirmados a UPA será referência no atendimento para pacientes diagnosticados com a Covid-19. A unidade contará com 14 leitos, sendo 10 clínicos e 4 UTIs.

OIAPOQUE
Covid 6

Em Oiapoque funcionará em uma ala do hospital estadual e terá 4 leitos de UTIs.

Reforço de profissionais da saúde

Além da entrega dos novos centros, o Governo do Amapá publicou na segunda-feira, 27, o edital de chamamento público emergencial para a contratação temporária de 451 profissionais da Saúde, que reforçarão na linha de frente as ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

O edital está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde (https://saude.portal.ap.gov.br/) e no Diário Oficial do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *