Esporte: A ascensão do Red Bull Bragantino, o novo destaque do Império esportivo Red Bull.

Ricardo Cavalcante Leão Dias – Engenheiro e esportista 

 

O que há muito não se via está ocorrendo no futebol brasileiro: um clube do interior está dominando o cenário nacional, sendo o atual líder do campeonato brasileiro e tendo derrotado grandes times, como Palmeiras, Santos e Flamengo.

Em março de 2019, o Bragantino anunciou uma parceria com a Red Bull Brasil, tendo como objetivo inicial do clube o acesso à Série A do campeonato brasileiro. O acordo também visaria melhorias no estádio Nabi Abi Chedid.

Com campanha de destaque no Brasileirão da Série B do mesmo ano, no dia 5 de novembro após uma vitória de 3-1 contra o Guarani, o clube assegurou sua volta a elite do futebol brasileiro, depois de muito tempo, e já tem como planos chegar à Libertadores num prazo de 5 anos.

Em 2020, após a ascensão a Série A, o time passou por uma pequena reformulação, contratando jogadores em ascensão, como faz parte da metodologia dos times pertencentes a gigante austríaca, em preferir apostar em jogadores novos, ao invés de veteranos.

Um desses jogadores foi eleito o melhor jogador da temporada passada, sendo também o artilheiro – o meia-atacante Claudinho, de 24 anos, atualmente defendendo a seleção olímpica. O fato do jovem jogador ter permanecido no clube apesar do assédio de clubes da Europa e do Oriente, demonstra um pouco do poderio financeiro do clube após a parceria formada com empresa.

A Red Bull, amplamente conhecida pela bebida energética de mesmo nome, desde muito cedo tem investido no marketing esportivo, patrocinando eventos e criando times que levam a sua marca.

Há alguns anos, a empresa resolveu fazer o marketing de forma mais radical, através da parceria com times já existentes, os quais foram praticamente “adquiridos” pela marca, entres os quais destacam-se o Red Bull New York, o qual já contou com grandes nomes do futebol mundial, como Thienry Henry e Juninho Pernambucano.

A expectativa é que conforme o clube Red Bull Bragantino vá avançando nas competições, os investimentos no mesmo sejam cada vez maiores, trazendo mais jogadores de qualidade, atraídos por altos salários e a chance de jogar em grandes torneios, fazendo melhoria nas instalações do clube, e investindo nas categorias de base afim de revelar novos talentos.

Neste cenário, com clubes tradicionais como Botafogo, Vasco e Cruzeiro estando na série B, São Paulo, Grêmio e Corinthians vivendo crises internas, é possível dizer que o Red Bull Bragantino tem chance de se destacar ainda mais no cenário nacional e continental, emergindo como um grande clube do Brasil.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *