Na segunda-feira, 30/8, às 14h30, será transmitida a live comemorativa “Embrapa Amapá – 40 anos na Linha do Equador”, no canal da Embrapa no Youtube.
Entre os depoimentos em vídeo está o do veterano agrônomo José Furlan Junior, pesquisador aposentado da Embrapa Amazônia Oriental (Pará). Ele relembrou com emoção e precisão a época em que abraçou junto com a equipe a missão de instalar, em Macapá, o núcleo de pesquisa que daria origem à Embrapa Amapá. Entre outros fatos ele recorda que, no início da década de 1980, o então governador do Território Federal do Amapá, Aníbal Barcelos, cedeu um imóvel na avenida FAB para abrigar a sede do núcleo de pesquisa, além de áreas para campos experimentais agrícolas na região do Matapi, no Km 45 da BR-210 e no município de Mazagão.

Outras passagens que marcam os primeiros anos dos pioneiros, as primeiras culturas estudadas, serão reveladas por meio do seu depoimento durante a live. Detalhe: o pioneiro da Embrapa Amapá é pai do atual prefeito de Macapá, Dr Furlan e do promotor de Justiça do MP-AP, João Paulo Furlan.



Com a colaboração de Dulcivania Freitas, chefe da Assessoria de Comunicação da Embrapa- Amapá