Embaixador de Portugal visita o Amapá para conhecer a Festa de São Tiago

Festividade é uma das maiores tradições culturais e religiosas do estado e acontece até o dia 28 de julho. O governador em exercício recebeu as autoridades portuguesas nesta sexta, 22.

Texto: Nathacha Dantas

 

O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e a vice-cônsul, Maria Fernanda Pinheiro, estão no Amapá para conhecer algumas das atrações turísticas e culturais do estado, entre elas, a 245ª Festa de São Tiago, no distrito de Mazagão Velho.

 

As autoridades portuguesas foram recebidas nesta sexta-feira, 22, pelo  governador em exercício, desembargador Rommel Araújo, no Palácio do Setentrião. 

 

Após dois anos, a Festa de São Tiago, tradição trazida da África no século 18, volta a ser realizada de forma presencial, com apoio do Governo do Amapá. As celebrações incluem ritos religiosos, cavalhadas e têm, no dia 25 de julho, quando se comemora o dia de São Tiago, o ponto alto da festa, onde, em, um verdadeiro teatro a céu aberto, são encenadas as batalhas e desdobramentos do histórico conflito entre Mouros e Cristãos. 

 

Na passagem pelo estado, as autoridades portuguesas conhecerão outros atrativos locais, como a Fortaleza de São  José de Macapá, a maior fortificação da colonização portuguesa no Brasil e que concorre ao título de Patrimônio da Humanidade. 

 

No encontro, Rommel Araújo também destacou as potencialidades econômicas do Amapá, destacando as riquezas naturais e a vocação para o desenvolvimento sustentável, que busca o crescimento aliado à preservação da natureza. 

 

“O estado do Amapá já nasceu com a consciência de preservação da Amazônia e de responsabilidade socioambiental, com respeito às comunidades indígenas e com compromisso para crescer sob essa visão”, disse. 

 

O embaixador, por sua vez, frisou a intenção que o país europeu possui em ampliar parcerias com o Amapá, especialmente em relação à exportação. 

 

“A nossa balança  comercial é largamente beneficiária para o Amapá. E queremos estabelecer novas parcerias de acordo com as potencialidades da região. A Embaixada está à disposição e destaco, aqui, nosso interesse em aprofundar cooperações com o Amapá”, assegurou o embaixador. 

 

As autoridades europeias também participarão do 5° Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte do Brasil, sediado no Amapá.

Foto: José Baía



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.