E o PT

Já aprovou em duas instâncias a aliança com o PSB, e vai pra batalha final no Encontro Estadual no domingo,  06.

Penso que a decisão tomada pela maioria, os grupos ligados ao deputado Joel Banha e ao prefeito Antonio Nogueira, de Santana, que venceu o grupo liderado pela deputada Dalva Figueredo, será mantida.

Joel e Nogueira estavam insatisfeitos com o governo da “harmonia”, a quem sempre deram sustentação política e nunca levantaram a voz contra nada. Joel queria mais espaço no governo e Nogueira, com razão, estava insatisfeito pela falta de apoio do governo do estado ao município de Santana. (Mas favor não confundir nada disso com ideologia nem campo de esquerda, isso é outra coisa).

Camilo Capiberibe, que analisava viabilidade de candidatura com o PSB, foi habilidoso na conquista dessa ala do PT. E teve apoio de outros petistas, que sempre defenderam aliança com o PSB.

Já o governador Pedro Paulo, não teve visão da dinâmica interna do PT, e achou que Dalva mandava absoluta.

Governo e Governistas, até o momento, levam a pior. E ainda estão com aquela cara de “ComoAssimBial”.

E não adianta trabalharem com possibilidade de intervenção nacional do PT aqui. Não há clima pra isso. O PSB é da base de Lula.

Mais

Sacramentada a coligação entre os dois partidos, o PSB ganha tempo de televisão, uma legenda forte, que é o PT, e para alguns, o palanque de Dilma, que não acho que tenha tanta influência em disputa local (Dalva teve quase todos os ministros do Lula em sua campanha à Prefeitura), sai do isolamento de algumas eleições e aumenta a militância nas ruas na campanha.

Carrega junto o desgaste político do PT Amapá e o desgaste das gestões comandadas pelo PT no Governo. A CEA falida, aparelhada e instrumentalizada politicamente pelo PT em detrimento a uma gestão eficiente desse patrimônio do povo do Amapá. O Rurap e a Afap, que viraram cabides de petistas sem resultados efetivos em serviços prestados a população. E ainda a desgastada administração de Nogueira, em Santana, o segundo maior colégio eleitoral do estado e o desgaste do próprio.

Joel Banha, que foi o pêndulo para aprovar a aliança com o PSB, ganha uma boa coligação proporcional pra disputar a reeleição, e por ter sido decisivo, ganhou promessa de apoio integral do PSB a sua reeleição. E ainda pode indicar a vice de Camilo. Dora Nascimento, que é chefe de gabinete de Joel, é uma das inscritas para a disputa da vaga de vice, com grandes chances de ser a escolhida.

Nogueira, Camilo sendo eleito, pode contar com o apoio do PSB para Santana, e já recebe apoio via emendas parlamentares da deputada Janete Capiberibe.

Os petistas governistas ganham um candidato, hoje, em melhores condições políticas que o governador Pedro Paulo, e podem vislumbrar permanecer no poder estadual, onde estão desde 1995, quase que ininterruptamente. Mas podem perder os tão amados cargos e a máquina de campanha.

Os petistas que sempre defenderam a aliança com o PSB festejam a virada à esquerda.

E Dalva?

A deputada Dalva Figueredo, sempre simpática e falante, e cheia de café no bule, sumiu. Não acusou a derrota interna publicamente e não dá sinais externos de suas estratégias.

Mas pode sair ganhando em qualquer posição. E depois eu explico os motivos. Por que isso é só um post que ficou grande, não um artigo de analista político.

E atenção, raivosos e patrulheiros de plantão!

Isso é a minha opinião. Pode estar tudo errado o que escrevi.

Concordando ou discordando pode colocar, sua opinião, de preferência assinada, mas mantendo o altissimo nível dos leitores deste bombado blog.

stones

  • Como ja havia dito espero que de certo mesmo a aliança, apesar de eu sinceramente não simpatizar com o PT. Mas mesmo assim fico com o pé meio atrás. Vamos ver aonde tudo isso vai parar.

  • Parabéns pela reportagem…
    Sinceramente não acho negocio para o Deputado Camilo fazer aliança com o PT, acho que ele sozinho, metia muita gente no bolso..Além disso, o PT a nivel de Amapá tem deixado muito a desejar…

  • pelo contrario do que se esperava essa aliança historica aconteceu vamos ver no que isso vai dar da qui pra frente ainda sim tem muita agua para rolar de baixo da ponte nesse ano que promete muitas surpresas e so esperar boa sorte ao deputado camilo que ele seja o proximo governador desse estado mal administrado por esses politicos corruptos e desosnetos com o povo do amapa que merece respeito nesse eleiçao 2010

  • O palanque de Dilma no Amapá é importante sim para qualquer coligação, pois, não é a toa que Lucas e Pedro Paulo já fotografaram ao lado de Dilma. Imaginem Dilma e Lula em Macapá, isso vai dar muita dor de cabeça aos adversários.

  • Isso é que é articulação. O Camilo é fera. Chamou o Nogueira que num tem nada a perder e peou a Dalva como bucha da Janete. Dá-lhes Camilo!

  • Nogueira e Joel mostraram coragem ao sair da harmonia e trilhar o caminho da esquerda. Camilo foi sagaz ao perceber isto e batalhar pra trazer os dois.

    Parabéns Joel por mostrar seu desprendimento por cargos. Parabéns ao Camilo por sua inteligência em perceber os movimentos da política e Parabéns ao Nogueira por ter sido o primeiro a defender esta aliança e sem deméritos a ninguém, ter sido o grande articulador deste movimento do PT.

    O PT vem unido e forte pra levar Camilo e o povo ao Governo do Amapá.

  • Da próxima vez seria bom se manter no factual, porque como analista política, a blogueira é dez, DEZpachada.

    • oh cavaco, tu nao leu a materia toda nao oh mane
      ” E atenção, raivosos e patrulheiros de plantão!
      Isso é a minha opinião. Pode estar tudo errado o que escrevi.
      Concordando ou discordando pode colocar, sua opinião, de preferência assinada, mas mantendo o altissimo nível dos leitores deste bombado blog.”

      • Infelizmente, o Carlos na’o leu realmente. Se leu, n’ao entendeu… Isso prova mais uma vez que o n’umero de analfabetos funcionais ‘e realmente muito grande no Brasil! Isso ‘e algo factual? Rs rs rs…

  • Excelente análise, essa é a Alcilene Cavalcante que sabe quando o rio tá tendo o percurso correto.

    Mas não há patrulha política e ideológica, sou defensor de que não existe neutralidade na imprensa e no jornalismo quando o assunto é política.

    Uns fazem matérias e análises por conveniências políticas, outros como vc fez agora, fazem por compromisso político com a informação, a verdade e por uma visão ideológica.

    Só pra registrar: Nunca afirmei que Nogueira e Joel Banha são revolucionários, mas temos que reconhecer que essa reviravolta na conjuntura do PT foi sim uma guinada à esquerda.

    Por uma Amapá melhor, essa aliança PT e PSB é urgente e necessária.

    Abraços!

  • A aliança de certa maneira pode quebrar o governo corrupto que se instalou no Amapá,mas por outro lado podemos ter no governo indivíduos sem compromisso, digo, pessoal do PT. Esses sempre estiveram ocupando cargos nos governos Capi e WG e acabaram com algumas secretarias. Exemplo é a CEA. Assim como o PMDB o PT é um câncer da atual política nacional. Seria mais viável para o PSB coligar somente com o PSOL. Assim poderiam ter mais liberdade para implementar as políticas públicas que o Amapá necessita. Mas a política se tornou isso, sem ideologias definidas. Quem pagar mais fica com o poder.

  • piada é ter de ouvir que eles deram guinada pra esquerda, puro interesse… joel e nogueira sao tao direita quanto jorge e pedro paulo, puro engodo, enrolaçao…

  • Não concordo com o “cavaco”. Foi uma boa analise (opinião), acho que só faltou colocar, nessa conjuntura, o PTB de Lucas Barreto. Parabéns!

  • alcilene, o psol nao coliga com ptb, nao podemos queimar um partido tao jovem e promissor dessa forma, seria o fim da esquerda no amapa, vamos continuar na esquerda, a unica alternativa de esquerda do estado, para os eleitores cansados do mesmo…. é hora do novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.