Do G1. Ibope Amapá

Em votos totais, Capiberibe (PSB) tem 49%, e Barreto (PTB), 43%.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pesquisa Ibope sobre a disputa ao governo do Amapá, divulgada neste sábado (30), mostra o candidato Camilo Capiberibe (PSB) com 53% dos votos válidos. O candidato Lucas Barreto (PTB) tem 47%. Os votos válidos excluem brancos, nulos e indecisos.

Nos votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Camilo Capiberibe soma 49%, e Lucas Barreto, 43%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 8%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos

A pesquisa – registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE ) do Amapá sob o número 9119/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 37785/2010 – foi realizada entre os dias 29 e 30 de outubro em 13 municípios e ouviu 812 eleitores. O levantamento foi encomendado pela Rádio TV do Amazonas.

  • A Pesquisa do IBOPE confirma na realidade um empate técnico entre os dois candidatos, considerando a margem de erro na faixa de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Mostra ainda uma tendencia de queda do candidato Camilo o que é corroborado por pesquisas diárias que orientavam a campanha de um candidato em Macapá. Na ocasião da primeira pesquisa IBOPE no Segundo Turno, a vantagem de Camilo em Macapá era de 17%. Um dia antes do decisivo debate da TV Amapá essa vantagem estava em 10%. No final da tarde de ontem essa vantagem caiu para apenas 3%, fruto com certeza do resultado do debate. A persistir essa tendencia (o que é cientificamente esperado), Lucas provavelmente deverá igualar ou mesmo superar Camilo em Macapá. Esse mesmo instituto preve a vitoria de Lucas em Santana com cerca de 6% de vantagem, bem como nos demais municipios. Lucas deverá perder em Laranjal do Jari, onde teve uma expressiva votação no primeiro turno. No entanto, é a votação de Macapá que deverá decidir a eleição obviamente alicerçada nos votos que virão do interior. A disputa será acirrada com a vantagem para um dos candidatos ficando na faixa de até um ponto percentual. Vamos aguardar a abertura das urnas e a contagem dos votos. Essa é a verdadeira pesquisa.

    • De fato, não houve variação em relação a pesquisa anterior, tudo dentro da margem de erro. neste caso podemos ter:
      Camilo 50% a 56% e Lucas 44 a 50%.
      Dentro da margem de erro podemos ter:
      Camilo 56% x 44% Lucas ou Camilo 50% x Lucas 50%

  • E com o resultados das urnas, quem tem credibilidade: o Ibope ou o jornal do dia? a tv do josiel, jornal a gazeta e diario do amapá, além do império do Gilvan, um recado; Respeitem o sobrenome C P I B E R I B E!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *