Dia de São João. Conheça as Maiores festas juninas do Brasil.

O mês de junho é a época preferida do ano de muitas pessoas e o motivo disso é quase sempre o mesmo: as festas juninas! Com as comemorações dos dias de São João, São Pedro e Santo Antônio em junho, o país tem festa ao longo de todo o mês, por vezes se estendendo até julho.

Embora seja uma festa tradicional e essencialmente católica, o que atrai as pessoas, além das quadrilhas e da fogueira, é a comida típica. Bolo de milho, doces de amendoim, pipoca e quentão combinam muito bem com o tempo mais frio em algumas regiões do Brasil na metade do ano.

Embora aconteçam por todo o país, as maiores e mais tradicionais “festas de São João” são realizadas na região Nordeste, onde se tornam verdadeiros eventos e reúnem milhares de pessoas.

Infelizmente devido á pandemia, essas festividades tão tradicionais não estão sendo realizadas no momento.

A esperança é que, quando a população estiver imunizada, sejam realizadas grandes festas juninas, para matar a saudade do tão tradicional arrasta-pé.

Confira, a seguir, quatro das festas juninas mais famosas do Brasil. Excelentes para quem quer definir um lugar para ir quando a pandemia acabar.

1 – Campina Grande, Paraíba

 

Conhecida como “o maior São João do mundo”, a festa junina de Campina Grande, na Paraíba, é, de fato, a maior e mais famosa do Brasil.

A festa ganha ares de mega evento, com shows de artistas consagrados, como Elba Ramalho, Gusttavo Lima, Wesley Safadão e outros.

Imagem: Emmanuel Tadeu

O maior São João do Mundo. Imagem: Márcio Rangel.

 

2) Caruaru, Pernambuco

O “arraiá” de Caruaru, a “Capital do Forró”, em Pernambuco, também é uma festa gigante e diversificada. Além dos elementos típicos da festa junina, o evento também recebe um festival de comidas gigantes. Haja comida para as 80 mil pessoas que devem passar por lá a cada noite, entre os dias 1º e 30 de junho.

Imagem: Ministério da Cultura.

 

Imagem: Viajem e Turismo Abril.com

O cuscuz gigante de Caruaru. Imagem: Prefeitura de Caruaru.

3) São Luís, Maranhão

 

A festa junina de São Luís tem uma pegada diferente da maioria. Devido à riquíssima cultura maranhense, o São João de lá é marcado pelo espetáculo do Bumba Meu Boi, que lembra o festival de Parintins no Amazonas, cheio de danças típicas, instrumentos de percussão e muita música.

Imagem: Agência São Luís de notícias.

Imagem: Agência São Luís de notícias.

4) Mossoró, Rio Grande do Norte

Mossoró, no Rio Grande do Norte, tem uma das festas juninas mais tradicionais do país. Ela acontece entre os dias 08 de junho e 30 de julho e tem como atrações desde blocos de carnaval até grandes artistas, como Alceu Valença, além dos grupos regionais.

Imagem: Mossoró Notícias.

Outro ponto alto da festa é a encenação da “Chuva de Bala”, em frente à Capela de São Vicente, onde é contado o episódio onde os habitantes da cidade expulsaram o bando do cangaceiro Lampião, em 1927.

Imagem: George Vale.

 

Esperamos ansiosos para que a população esteja devidamente imunizada, e que com isso, tais festividades possam voltar a ser realizadas.

 

Matéria de Davison Manhaes.

Leia mais em:

https://go.hurb.com/conheca-as-5-festas-juninas-mais-famosas-do-brasil/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *