De um julgador do Carnaval

Sou Hugo, fui jurado no quesito Fantasias e Adereços, e estou extremamente indignado com as colocações que estão fazendo em desfavor dos jurados. Penso que há vários pontos a serem analisados.

1- Não se pode generalizar a atitude de um e estereotipar os outros jurados que julgaram na maior lisura. E, ainda assim, devemos dar a oportunidade do jurado da nota da discórdia (9,1) se defender. As pessoas esquecem que nós justificamos as nossas notas. É só analisar a justificativa para tal nota e tirarem suas conclusões.

2- Nem sempre a escola mais bonita (na visão empírica) é a escola vencedora. Para ser campeã, a escola há de ser impecável TECNICAMENTE, e nós jurados estamos para analisar tecnicamente a escola, e não de acordo com o frissom da torcida e com as opiniões antes mesmo do desfile. Nós enxergamos o que muitas pessoas na arquibancada não enxergam, pois os mínimos detalhes estamos analisando, e numa visão privilegiada. O público vê o desfile por uma outra percepção, analisa o desfile pelo conjunto.

3- A Escola Boêmios do Laguinho, de fato, estava muito bonita e contagiante. Entretanto, posso responder pelo meu quesito (e aí aproveito para justificar minha nota 9,7, a qual foi descartada). As fantasias da Escola realmente eram as mais bonitas, melhor acabadas, muto bem trabalhadas nos materiais e detalhes, entre todas as Agremiações. Porém, para este quesito, não se pode analisar a fantasia pela fantasia, e sim, a fantasia pelo enredo, ou seja, a fantasia de acordo com a porposta da planta baixa, que é dado para nós jurados como forma de nos auxiliar no julgamento no dia do desfile. Percebi que as fantasias da Boêmios estavam extremamente semelhantes, em todas as alas. Prejudicando na originalidade e na diferenciação das alas. Do início ao fim, as fantasias das alas foram trabalhadas na mesma estrutura e forma. O que mudava eram as cores e outros detalhes. Poderiam explorar os adereços de mão e cabeça, por exemplo, para transpor a proposta, a mensagem, de cada ala.

O que eu quero dizer é que, para um olhar leigo, aquelas fantasias, e outros quesitos talvez, a escola merecia nota máxima. Se no meu quesito alguns jurados proferiram nota 10, é porque a percepção deles foi outra. E é por isso que há mais de um julgador por quesito, para que cada um observe uma concepção diferente que o outro possa não perceber.

4- Certamente aquela nota 9,1 ia ser descartada. Então acho que foi precipitada a atitude da diretoria da Escola. E, mais uma vez, é por isso que este ano resolveu-se aplicar a metodologia de descarte das notas mais baixa e mais alta, para minimizar as disparidades entre notas.

5- Houve radialista que pronunciou o nome de cada jurado publicamente e atraiu o adjetivo de burro para nós, jogando a opinião pública contra nossa reputação.

Agora estamos sendo condenados indevidamente e prejudicados quanto a nossa bonificação, pois passamos por um desgaste e dedicação muito grande para exercer tal atividade. Uma vez que ela foi suspensa até que se resolva o caso.

É unânime que o carnaval na Ivaldo Veras este ano foi um dos mais belos já visto, em termos de organização e beleza proporcionada pelas Agremiações. E é muito triste que esse brilho tenha se manchado por este episódio lamentável.

    • Ele comentou o quesito que julgou e justificou a visão dele,nada de anormal vc e eu podemos concordar ou não?natural..agora pq questionar o caráter de uma pessoa se vc nem a conhece ou só pq pensa diferente de vc?

  • Taí, o único que me fez “enxergar” o pq aconteceu. Digno!! AGora entendi e concordo. PARABénsss. MAs ainda acho que Boêmios poderia ser campeão. Pq na minha “leiguisse”, sei que carro quebrado, com os destaques TODOS no chão perde MUITo ponto, não vi nenhum décimo ser descontado do Piratão!!! Aí, não tem justificativa que dê jeito.

    Mas não é sempre que pirata rouba, foi só dessa VEZ . rsrsrsrs

        • falam tanto,mas não provam nada.Dizem que acontecesse faz tempo,mas nunca revelaram,até mesmo o Delegado Claudionor levantou suspeita,mas nada provou,ele possui autoridade e conhecimento pra apurar um crime,se sabia que esse crime ocorria pq não apurou juntou provas?

          • Isso mesmo Hilder. O delgado Claudionor e o delegado Paulo Cezar, são autoridades policiais e se sabem, por que nao prendem quem rouba o carnaval? Alías também nao prendem quem rouba a Educação, quem roubou a saúde. Vixe.

          • Certíssimo meus caros Hilder e Lene..falam que jurado é comprado etc…mas…cadê as provas??? Não tem nada que se prove…o nosso ordenamento jurídico é feito de provas..Tanto falam, mas nada provam…todo ano é a mesma choradeira, pra não dizer a mesma ladainha…então vamos fazer apenas um desfile de exibição a partir do próximo ano, para que a população amapaense não fique a mercê dessa palhaçada toda…E o que eu canso de dizer. Público leigo olha pela emoção. Jurado olha pelos pontos técnicos. Todas as escolas contestam ou contestaram diversas vezes em carnavais passados. Se for assim então, vou dizer que minha escola de coração foi prejudicada todos os anos que não ganhou carnaval. Isso é muito fácil. Quem reconhece os erros será um ser humano muito melhor.

    • E não é que eu tb vi esta “pequena falha”(kkkkk),mas os JURADOS não viram.Muitos BURACOS entre as alas,mas tb os JURADOS não viram.Carros faltando destaques,mas o JURADOS não viram.Enfim só viram as “grandes falhas” na BOEMIOS,pq o PIRATÃO foi perfeitinho.Não é àtoa que se chama assim(Pirats), essa escola……kkkkkkk

    • O público p/os jurados deve ser o “coco do cavalo do bandido”,ou seja,não dá PITACO em NADICA,só vai lá prestigiar e engordar a conta da LIESA,pq tem que pagar p/ver o desfile.Público não tem olhometro p/ver DEFEITINHOS.

      • Jurado é jurado…cada um tem sua opinião, ora bolas! Me canso de dizer que o desfile é feito de pontos técnicos..Agora tem dirigente de escola de samba que acha “Cobaia de Deus” e no direito de falar que são comprados e etc…tem provas???? Só que ele faz que tá certo???? Oras, a vida não é só emoção. Tem a razão também. Ou então tiremos os jurados e faremos um desfile igual ao 7 de setembro, só pra exibição. Ou vc gostaria que, no campeonato brasileiro, todos fossem campeões???

  • CARO HUGO, O BOEMIOS NÃO ESTÁ CULPANDO TODOS OS JURADOS, MAS OS JURADOS QUE SE VENDERAM, E TENHA CERTEZA QUE EXISTE. TÁ NA HORA DE DÁ UM BASTA NA SACANAGEM QUE ACONTECE NO0 CARNAVAL E SE VC CONCORDA VENHA DEFENDER ESSA CAUSA….

  • A primeira grande atitude dos dirigentes para desfazer esse ato estúpido que eles cometeram seria que eles exigissem a abertura dos envelopes que ficaram faltando. Aí sim, comprovando-se verdadeiramente que eles foram prejudicados, eles podem fazer denúncias e apontar suspeitos do provável esquema que existe no carnaval. Enquanto isso não acontece, essa gritaria toda perde o sentido. Eles estão questionando um resultado que ainda nem foi apurado. Um resultado que, inclusive, pode ser favorável a Boêmios do Laguinho. O presidente Vicente Cruz, como advogado, deveria saber que nem recurso pode ser anteposto sem que uma sentença seja proferida. Ele com certeza cometeu um grande equívoco. Mas acredito que ele ainda possa repensar a sua atitude e ser o primeiro a propor a abertura dos envelopes, num ato de grandeza. É hora de colocar a cabeça no lugar e repensar o nosso carnaval. Esse festival de baixaria não nos levará a nada. Boêmios, Maracatu e Piratas da Batucada são patrimônios do nosso carnaval e não merecem desfilar nessa passarela enlameada por vaidades pessoais. Caso esses envelopes não sejam abertos e as notas apuradas, o nosso carnaval carregará consigo uma mancha que levará anos para ser apagada. Se é que um dia se apagará. Ainda é hora: apurem-se as notas!

  • É… Que eu saiba o PIRATÃO já começou perdendo ponto, só que o pessoal do boemios são realmente muito leigos e ignorantes. Ficaram com medo de que? Porque invadiram a avenida? Como disse um apresentador em seu programa com Vicente Cruz rsrsr ele tem toda razão. O boemios ñ sabe perder e só ganha desse jeito, todas as Escolas sendo campeãs, lamentável… PS: A HARMONIA do PIRATÃO é pura HARMONIA dentro e fora da avenida. Diferente do boemios do laguinho, onde já se viu diretores de harmonia brigando na avenida entre si e com os brincantes? VERGONHOSO é pura DESARMONIA a harmonia do boemios do laguinho rsrsrsr. Eles fizeram toda aquela bagunça(que vergonha) porque sabiam que ñ iam ganhar em evolução e principalmente na harmonia, foi BOEMIOS DO LAGUINHO QUE COMEÇOU TODA A BAGUNÇA, PALHAÇADA, FALTA DE RESPEITO, BAIXARIA E DESORDEM. Pobres coitados… Se vcs dizem que o PIRATÃO “comprou” jurados porque ñ prova? Essa calúnia é muito grave. Façam um carnaval melhor pra vcs ganharem.

  • olá,acho muito triste tudo isso que aconteceu,mas as pessoas devem entender que nem todos se venderam, se tentaram comprar…com certeza tentaram, mas se todos os jurados se venderam, aí já é uma outra história…julgar é muito fácil, o difícil é provar!!!! as pessoas como o Hugo que tem a consciência tranquila estão sim tentando justificar as suas notas e só um cego não leria e levaria em consideração essas “críticas” até porque no ano que vem não cometeria mas as mesmas “burrices”. Gostaria de dizer que não torço em particular por nenhuma das escolas, mas fico tão feliz quando vejo o trabalho de um ano inteiro aparecer naquela avenida, fico tão orgulhosa desse povo amapaense!!!! E é realmente lamentável ter terminado desse jeito.

  • O pessoal do Boemios estão cobrando tanto os culpados pela “robalheira” do carnaval, é muito facilde achar…pedem explicações ao Heraldo Almeida pelo q ele disse “a LIESA é só robalheira pois, eu já estive lá” isso foi um jornalista que falou no programa, ou vai disser q ele mentiu ou inventou essa história,taí mais uma laranja podre, quem sabe se num foi ele mesmo q apodreceu tudo, deixe de ser ridiculo!

  • Tá ai um jurado que merece todo o nosso respeito, muito diferente do tal VICE-nte cruz que fez todo aquele papelão lá no sambódromo. Eu já falei muitas vezes e p/ muitas pessoas.. fantasia bonita não ganha carnaval nem aqui, nem no Rio, nem na china. Carnaval se ganha com competencia e em detalhes. O boêmios teve muitos erros e estes foram percebidos pelos jurados que deram a nota merecida mesmo. Agora a senhora LIESA em nome da doida, digo, dona Marjô foge em plena discursão de fatos. ela além de BURRA, ALIENADA, MEDIOCRE É COVARDE também. Porque não procurou esclarecer todo esse rolo para a sociedade abrindo os envelopes que faltam e ai sim entraria de recesso junto com a LIESA? COVARDE! FUGIU DA RAIA!

  • É realmente lametável o que aconteceu, o carnval foi manchado, mas gente isso tinha um dia que acontecer, tudo bem que o presidente da Boemior é um oportunista, eu sou Império, mas todos já sabia que a Boemios tinha que levar! Hugo se vc deu nota 9,7 pra Boemios quanto deu as outras escolas? Inclusive a Piratão??? MAs vale a posição da Boemios em impugnar o resultado pq essa “estória” de Piratão todo ano já estava dando no saco de todos as outras! Parabéns akeles que fazem o carnval limpo e bonito e que ano que vem ganhe a escola que realmente mercer! Ou deixem as escolas e venham pra micareta de Santana que não tem aborrecimento!

  • Como não ia haver baixaria neste carnaval. O Vicente Cruz misturando política suja com carnaval. Sabe-se que é candidato. Coitado do Amapá! Sinto muito pelos Boêmios é minha escola de coração. O problema é o presidente que arranjaram, um pé frio de primeira. Ou será que carrega consigo a maldição de ser o pior perseguidor do mundo. Os advogados públicos municipais que o digam. Quem planta colhe meu mano! Está sentindo na pele o que é ser injustiçado e não poder fazer nada. Que sirva para este senhor repensar suas atitudes no trato com as pessoas.

  • Desculpe, quem está com a razão.
    Mas porque tanta justificativa dos Jurados.
    Eles não são preparados?. As Escolas indicam os seus, depois é pego no laço os indicados e tem um dia de treinamento – mAIS técnico do que isso?Ahhhhhhh.O certo é que esse jeitinho meio brasileiro, de se dar bem em tudo, é a ginga – faz parte da “cultura” e do patrimonio cultural deste país.

  • Concordo com você Hilder, as pessoas tem que dar nomes, esclarecer e não manchar a honra de pessoas idoneas, pois fui jurada também e não gostei nem um pouco de vê meu nome sendo falado toda hora por certos meios de comunicação, o que sei é que estou com minha consciencia tranquila,não necessito ser comprada por ninguém, vi, julguei e cumpri com o regulamento dado pela LIESA, quem quiser saber o porquê de sua nota, peça para analisar. Todo mundo sabe o quanto nosso pais é corrupto mas não quer dizer que todas as pessoas fazem parte desse esquema, ainda existe seres humanos que gostariam de mudar este conceito e contribuir para ter um pais liberto de falcatruas.

          • Teve oportunidade para impugnar. Choradeira depois da hora não…
            Quando que vão entender que o carnaval é feito de pontos técnicos e não só animação do público???
            Só pq é Piratas é que compra jurado? Tivemos erros na evolução, que nem chegou a ser julgado ainda…aliás, o Boêmios poderia ter ganho o carnaval, mas não soube as notas finais. E se tivessem ganho o carnaval? Será que já sabiam com tanta conviccão do resultado? Acho tudo isso muito estranho..

  • O problema jurado Hugo não é a nota que vc dá para determinada escola, critérios cada um tem o seu, o problema é que ninguém é besta e cego, o mesmo jurado que dá 9.1 pra um escola dá 10 pra outra… ou seja ele não vê nem um defeitinho na outra, isso não existe… e outra tem suborno sim no carnaval e iss não é de agora, se tem suborno pode haver possibilidade de fraudes, estou dizendo possibilidades, onde há possibilidades deve haver investigação, é simples, pratico, é isso que a socierdade quer, clareza, seriedade, ponto.. sem colocar na lama ningúem, agora não aceitando argumentos do tipo, “TODOS OS JURADOS SÃO SÈRIOS, INTEGROS, bá bá bá” porque com certeza nem todos são.

  • eu acho engraçado isso de dizer que tem jurado comprado no carnaval. Quando o piratas da batucada ganha é pq comprou jurado quando é outra escola que ganha ninguem comprou jurado. desde que eu me entendo por gente já se falava que “comprava jurado” e ninguem nunca fez nada pra mudar isso. Ah fala sério!! Vamos dar nome aos bois e dizer quem paga!

  • Isto é o resultado de um carnaval SEM COMANDO.Com a palavra D. LIESA.A passagem dos blocos,foi um verdadeiro FIASCO,sem platéia,pq o povo que PATROCINA o carnaval ainda tem que comprar ingressos p/assistir oque ele mesmo tá patrocinando.Só em Macapá mesmo e ainda tem nego aqui defendendo essa POUCA VERGONHA,inclusive a dona do blog.No Rio tb tem pancadaria quando presidentes de escolas não concordam com resultados INJUSTOS.Tenho uma sugestão p/o presidente da BOEMIOS e outras,deixem só o PIRATÃO fazer o carnaval dai,pq pelo menos ele não vai mais disputar titulos e os JURADOS não irão mais encontrar DEFEITINHOS em outras escolas,já que só o PIRATÃO é PERFEITINHO…..kkkkkkk

    • PALHAÇADA foi injeção de dinheiro público para um presidente ir chorar, fazer teatrinho, não se conformar com o resultado. Por que? Ele tava tão certo do resultado? Como ele pode declarar levianamente que jurados foram comprados? tem provas?? Não se fala o que não se sabe….

  • Vc tá questionando meus pontos de vista,pq?Foi PALHAÇADA sim,justamente por ter se derramado tanto “dinheiro público” e não se ter um resultado digno.Em nenhum momento aqui eu disse de minha preferencia(já a sua esta evidente),ou quem merecia o título.Passei o carnaval ai em Macapá,desfilei em blocos e vi o desfile das escolas de cabo a rabo,portanto,sei oque estou falando.Moro no Estado onde se apresenta o “melhor carnaval do mundo”,então não sou leiga no assunto.Aqui no RJ tb tem muita confusão com resultados,mas tem uma LIESA que sabe conduzir e apresentar resultados descente e não essa pouca vergonha ai.Tanto prova que teve que ser anulado o resultado proclamado por esta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *