Da Folha de São Paulo

Militante do PTB é baleado em frente a comitê de partido adversário no Amapá

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE SÃO PAULO

Um militante do PTB foi baleado na madrugada deste sábado (23) em frente à sede do PSB do Amapá, em Macapá. Os dois partidos disputam o segundo turno para o governo do Estado, em que concorrem os candidatos Lucas Barreto (PTB) e Camilo Capiberibe (PSB).

A Polícia Civil investiga o caso. A reportagem falou com o delegado responsável pela investigação, mas ele não quis dar entrevista.

Segundo o secretário-geral do PTB Amapá, Pedro Braga, o militante Vagner Barbosa de Aleluia teve que retirar o baço e parte do fígado, que foram perfurados pelo tiro. Ele passou por uma cirurgia na madrugada de hoje e está internado na UTI, mas seu quadro é estável.

Braga afirma que o tiro foi disparado por “simpatizantes ou militantes” do PSB. O PSB nega qualquer participação no episódio.

De acordo com Braga, Aleluia e outros 40 militantes do PTB estavam num ônibus, voltando de um comício de Barreto realizado na zona norte de Macapá, ontem à noite. A rua em que fica a sede do PSB, segundo o secretário, é a única ligação entre a região e o centro da cidade.

Braga afirma que, quando o ônibus passava em frente ao PSB, o veículo foi apedrejado por duas pessoas, de acordo com relato de militantes.

O ônibus, então, parou e o motorista desceu para verificar os estragos. Nesse momento, segundo Braga, as mesmas duas pessoas que haviam atirado pedras contra o veículo entraram num carro, que estaria estacionado dentro da sede do PSB, e saíram atirando.

Foram oito disparos, segundo Braga. Apenas Aleluia ficou ferido.

“Não dá para afirmar que eram militantes, mas, no mínimo, eram simpatizantes do partido”, diz o secretário-geral do PTB. “O carro saiu de dentro da sede do PSB. Suponho que poderia estar até de tocaia”, sugere.

Foi feito um boletim de ocorrência numa delegacia da cidade.

PSB NEGA PARTICIPAÇÃO

Segundo o secretário-geral do partido, Claudio Pinho Santana, a sede do PSB estava fechada no momento do incidente.

Santana disse ainda à Folha que o partido não tem vigilante armado e que a militância cumpria agenda de campanha no interior do Estado.

Para ele, é possível que frequentadores de uma lanchonete, que fica ao lado do comitê, tenham participação no ocorrido.

Santana diz que a garagem do partido fica fechada com correntes durante a madrugada, e que não seria possível que qualquer pessoa estacionasse o carro no local.

Em nota, o secretário ainda afirma que “fatos obscuros como esse têm sido usados para fins eleitoreiros”, com o propósito de “prejudicar” a campanha.

  • Muita calma nessa hora! Estamos diante de um caso criminoso em meio a um processo eleitoral extremamente polarizado. Especulações de qualquer ordem podem dar um tom de revanchismo pode ser um estopim pra uma onda de violência desnecessária nessa reta final. Dúvido que o comando de campanha dos dois candidatos cometeriam a BURRICE de orientar seus eleitores a tal prática. Mais uma vez: Vamos deixar assuntos de política de um lado e casos de polícia de outro!
    Vamos guardar as paixões pro futebol e outras coisas do tipo…

  • Lene
    Ele disse mesmo;”Santana disse ainda à Folha que o partido não tem vigilante armado e que a militância cumpria agenda de campanha no interior do Estado.”? Se nem o Lula “sabe de tudo” como ele,que não sabe muito,pelas declarações,vem dizer uma besteira destas querendo livrar a cara de um militante idiota? E,ainda por cima, quer transformar a vitima em beneficiado???Estes são “os caras” preparados para governar o estado?Que nota mais idiota esta!Em nota, o secretário ainda afirma que “fatos obscuros como esse têm sido usados para fins eleitoreiros”, com o propósito de “prejudicar” a campanha.
    Valha-me Deus,que ninguem mais sofra atentados até o dia 31,mas com gente desse tipo na campanha,sei não!

    • Me admiro de voce Jorge…voce nao acha que isso esta sendo usado para fins eleitoreiros?….me responda?Ou voce acha que o LUQUINHAS nao vai falar disso em seu horario politico e nem vai se dar uma de vitima….que estao tirando sua democracia….que se o PSB ganhar e isso que o povo vai ter…..deixa de ser ingenuo….ate admiro seus comentarios mais as vezes voce pisa na bola…..era o mesmo que dizer que o JORNAL DO DIA esta sendo imparcial…..rsrsrsrsr…

      • O Jornal citado faz parte da imprensa “vendida” do amapá.O leitor que o lê tem que dar descontos e ficar de olho bem aberto.Tanto sei disso como voce.Agora,dizer que o Lucas irá tirar proveito,meu caro,trouxa será se não o fizer pois,se fosse o teu candidato já estaria pedindo intervenção no PTB.Este é mal de todas as esquerdas;dar tiro no próprio pé!!!!rsrsrsrsrsrsrsrs

        • Entao para de se fingir de ingenuo e colocar seus comentarios dessa forma…tentando fazer de seu candiadto um cooitadinho…rsrsrs

      • John,não caia no meu conceito pois eu admiro os seus comentários,mas vc admirar os do Sr. Jorge,ah! me poupe.Enfim,tem gosto p/tudo.

  • Lene,
    ISSO é jornalismo. A Folha ouviu os dois lados e deixou a conclusão para o leitor. O resto é propaganda eleitoral, ou contra propaganda como queiram. Não via um caso assim desde 1985 quando mataram o Montoril (aquele que tomava conta da banda do Colégio Amapaense), três dias antes das eleições para prefeito de Macapá. A policia tem que localizar, prender esse criminoso e apresentá-lo a sociedade. Nunca vi uma campanha tão provinciana, tão suja….

    Na íntegra a posição oficial do Camilo sobre esse lamentável episódio.

    “Repudiamos qualquer tipo de violência.
    Na política nós temos adversários e não inimigos.
    Isso vale tanto para a eleição de líder estudantil quanto para eleição para governador. Isso vale para quem faz campanha em casa, na internet ou nas ruas.
    É preciso respeitar as pessoas. É preciso respeitar as opiniões. É preciso respeitar a vida.
    Nesta eleição a participação das crianças tem sido muito intensa em todos os palanques. E nós temos que servir de exemplo.
    Temos que mudar esse jeito velho de fazer política. Afinal, nenhuma pessoa que defenda um ideal pode sofrer por causa disso. A livre manifestação do pensamento é um direito de todos nós.
    Vamos continuar a nossa campanha pela paz no Amapá para que cada vez mais as familias sintam-se seguras para participar dessa grande festa da democracia.” Camilo Capiberibe

    • No momento que o Sr. Carlos Camilo Goes Capiberibe respeitar as pessoas,como ele fala nesta declaração,passarei a respeita-lo.Ou tu acha que um Deputado,que conhece os trãmites de uma CPI e,mesmo assim,a pede como ele pediu contra o seu aliado de ultima hora,respeita alguem?Não,ele deu uma de Serra e quis se aproveitar da ignorancia da população.Isto,meu caro,é tipico de “politicozinho” capaz de tudo para chegar ao poder.Até transformar a vitima em beneficiado já estão querendo.Menos meu caro,precisamos de gente honesta e ordeira,não de praticas ensandecidas de quem,mais uma vez,vai levar uma virada.Tenho certeza que até este Sr. não mandou ninguem atirar,mas os exemplos de rancor,desrespeito à cidadania de todos nós,não partiram do Lucas.

      • São pessoas como vc que transformam essa campanha nesse mar de lama que estamos vendo. Seus comentários são mentirosos. Vc sabe que o Pedro Paulo já declarou exaustivamente que não apóia ninguém e que o ex governador apóia o Lucas. Mas vc insiste na mentira e baixa o nível do debate. Ainda não se sabe se foi militante ou não do PSB, mas independente de ser militante ou não é um criminoso e merece ir pra cadeia. Ou você acha que o Lucas também é culpado pelo ato criminoso de simpantizantes que tocaram fogo em uma moto de um militante do PSB? Tanto o Lucas como o Camilo (eu conheço os dois muito bem) repudiam essas atitudes e não podem ser responsabilizados por atitudes criminosas de pessoas que usam eventos de campanha, ou não para liberar seus instintos animais. Um dia ainda verei essas ferramentas da internet ser utilizadas para um debate de alto nível baseada na verdade e ainda espero vê-lo contribuir para isso. Atitudes como a sua, só contribuem para baixar o nível da campanha e incentivar a violência e o caos.

        • Carissimos Walter Jr. e Gil Barbosa
          Aos Srs.acostumados a defender as atitudes deste “politicozinho”,como classifico o Sr.Carlos Camilo Goes Capiberibe (pois,para mim,todos os que se aproveitam da ignorancia de parte da sociedade são isto mesmo;”POLITICOZINHOS”.)
          Tenho a dizer o seguinte;
          1)Não vi,não li e não me falaram de ninguem da familia do Lucas fazendo terrorismo verbal em “Twitter,blogs e afins”como a Sra.Luciana Capiberibe e o Sr.Rafael Guedes Capiberibe!
          2)Não vi ou li em lugar algum o Sr.Carlos Camilo Goes Capiberibe desmentir as informações publicadas no site do Correa Neto(Grande jornalista amapaense)sobre a reunião onde os seus coordenadores tratavam de conchavos sobre o apoio do Pedro Paulo.Só não vê o PP no palanque quem quer tapar o sol com peneira.
          3)O ato CRIMINOSO contra o Wagner ainda não está devidamente esclarecido e,como já escrevi antes,duvido que tenha sido incentivado pelo Sr.Carlos Camilo Goes Capiberibe,ele ao contrario do que os Srs.pensam,é safo demais para autorizar tamanha barbarie.
          4)Já vi diversas besteiras sobre o Lucas publicadas(algumas verdadeiras como a caçada)mas,até hoje,não vi nenhum ato dele ou de alguem de sua coordenação tirando-me o direito de livre expressão ou acesso à informação(tipico de regimes ditatoriais e pessoas autoritárias como o Sr.Carlos Camilo Goes Capiberibe e o Senador Jose Sarney).
          5)antes do CRIME de ontem publiquei uma conclamação às pessoas de bem do amapá para que fizessemos perguntas aos candidatos e,depois da eleição,cobrariamos o prometido.Fui ingenuo a esse ponto.Nem as pessoas de bem que conheço da campanha do Sr. Carlos Camilo Goes Capiberibe se dispuseram.Em compensação,o que recebi de ameaças foi um absurdo!Estou ha 366 noites sem dormir por causa delas.
          6)Eu não sei se voces comeram “maniçoba prensada” ou o que,só sei dizer que…menos gente,menos!
          Dia 31 será no domingo que vem,sugiro que até lá os Srs.pensem bem,lembrem do passado recente.imbuam-se de bons principios e preguem a paz para todos,não só para os seus.
          Abraços

          • Tenho caráter e visão política para definir os rumos da minha vida e das minha filhas. Fui forjado no eito. Um homem se mede por seu caráter e isso meu finado pai me deu. Tenho quarenta três anos, sou filiado ao Psol, considero-me um ativista político. Como professor tenho que está atento ao que me cerca. Como disse votei no Lucas no 1º turno. No entanto, convicto mudei pra votar no Camilo no 2º turno. Não vou aqui relatar mais faço isso porque participei ativamente dos processos eleitorais desde que o Amapá se transformou em uma Unidde Federada Estadual. Sei quem é quem, e querendo a consciência(ou falta de) que o sr. participa o Capiberibe pai foi sim um grande governador e é um Estadista. Trata-se de uma figura controversa(tipo ame-o ou deixe-o), mas reconheçamos é o maior político que esse estado já produziu. E sabe o porque disso? Simples ninguém conseguiu ser melhor que ele! Principalmente o ex-governador que praticamente saiu do Setentrião para a Papuda. Querendo vcs ou não essa eleição é plebiscitária só que agora quem está no comando é o capiberibe filho e a contar do jeito que ele costurou alianças no 2º ele é bem melhor que o pai. Sei que é difícil a vida dos políticos dessa família, porém, se o senhor tirasse o ódio do coração, estudasse um pouco mais sobre ciência política, fosse analisar outras praças vossa excelência iria perceber que os capibribes podem ser uma série de coisas menos POLITICOZINHOS. É só vê o conteúdo do program do Camilo(sem ataques e proativo nas propostas, já o do adversário, sem comentários, até os meus amigos que votam no Lucas têm reclamado). Outra coisa o Amapá possui índice de analfabetismo abaixo da média nacional(4% dos amapaense não sabem ler, fonte: IBGE/MEC), por isso, ao contrário do que o sr. nomeia temos um eleitorado bem crítico é só vê quem está disputando o 2º turno e a renovação recorde para a AL. No mais saúde e paz é o que esse negro velho lhe deseja. PS: Já que o sr. falou em Maquiavel em outro comentário, me responda: – Quem mais transformou “inimigos” em “amigos” no segundo turno? E o sr. ainda chama o menino de politicozinho?

            • Gil querido,creio que estamos perdendo nosso tempo(ou não),com essa “preciosidade” chamada Jorge Luiz Giacomo Giordani.Camilo é um “politicozinho” que consegui derrubar os GRANDÕES e chegar ao 2o. turno.Agora imaginem se ele fosse um politico dos BÃOS(grandão),oque esse menino não teria feito logo no 1o. turno,em?Pois é,MENINO sim,pq Camilo perto das velhas rapozas da politica, é um garoto.Quando crescer vai longe,em Camilo? Como disse Renato Casagrande “vai superar o Capi e deixá-lo com ciúmes,inveja”.Capi o exilio te mostrou o sofrimento,mas tb te deu a glória de ter um “filho porreta de bão”.Tiro o chapéu p/esses pais do Camilo.

          • É meu caro Tchê, “Quem conhece a história conta fatos, quem ouve falar conta boatos”. Pelo o jeito o seu fuxiqueiro tá meio desatualizado.

      • Srº Jorge;
        Assista o programa do adversário do Camilo, dos dez minutos o cara passa de três a quatro mostrando os capiberibes ou falando deles. Erro estratégicos, pois os votos do pai, da mãe e do filho somam mais de trezentos mil. O mrqueteiro do candidato não sabe disso? deveria mostrar as propostas como no 1º turno. Quem vai decidir é o povão. Tá certíssimo o marqueteiro do Camilo de não entrar no jogo baixo em não mostrar o vídeo do safari na África. O sr. agride deliberadamente um cidadão honesto, inteligente e digno qualidades estas que não o faz melhor de que ninguém mas que contam muito para incorporar a sua personalidade carisma algo raro num capiberibe(pai e mãe) moldados políticamente pela capacidade de realizar inovadoras leis para o conjunto da sociedade. No mais é esperar o voto consciente nesse tipo de voto eu acredito, porém, já percebo algo idêntico processo eleitoral que “elegeu” o Roberto Góes e a Helena Guerra, nisso os senhores são imbatíveis, só tem uma coisa: – CUIDADO COM A POLÍCIA FEDERAL!

        • Gil,o Sr. Jorge tá tão por dentro(rsrsr)das informações,que nem deve estar(ou finge não saber)sabendo que a operação “mãos limpas” tá de vento em popa.

    • Sr WALTER JR. gostaríamos de saber qual a sua opinião sobre o fato ocorrido neste dia 24 de outubro(Domingo)na TV AMAPÁ.
      Estamos nos referindo da ação de algumas pessoas que tentaram subtrair a fita de campanha da coligação LUCAS 14, se utilizando de um vil artifício politiqueiro.
      Quais as suas palavras como JORNALISTA e defensor da democracia em apoio aos membros da classe que estavam trabalhando naquele horário?

  • O fato com certeza poderia ter ocorrido com qualquer um dos lados, foi um incidente, assim como ocorre em partidas de futebol! Agora o PTB vai se aproveitar disso e usar como um prato cheio pra acusações! Devemos cobrar mais segurança num momento como esse, não é possível que nem no momento do exercício da nossa cidadania tenhamos um pouco de paz!

  • Tá bom, eu vou deixar de votar no camilo, por causa de meia duzia de muleques, só o que faltava ! Esse episódio pode custar a vida de uma pessoa, mas se o vermelho for eleito ele poderá acabar com a vida de milhões de pessoas, inclusive ao da próxima geração.

    • Porque voces sao sempre exagerados em tudo? Eh por isso que essas coisas acontecem. Menos companheiro!!! Paz no coracao!

    • Você deve ser de outro mundo, “EU SEI”, criatura sem informação. De onde você tirou que a população do Amapá é de milhões? PARA O VERMELHO “ACABAR COM A VIDA DE MILHÕES DE PESSOAS, INCLUSIVE COM O DA PROXIMA GERAÇÃO”, SÓ SE O LUCAS FOR UMA ESPECIE DE HIGHLANDER. E o pior é que pessoas com esse nível intelectual que vão “escolher o melhor para governar o Amapá”. Que Deus nos proteja!!!

  • Sugiro ao Sr. Pedro Braga que se atenha à campanha e pare de dar declarações deste tipo pois,senão, vão dizer que o PTB mandou alguem atirar no Wagner só prá culpar o PSB.E,aí gente,só se chamar o “Tiririca e o Romario” para salvar esta eleição.

    • Srº Jorge;
      Lembra do “atentado” ao Carlos Lacerda? do Rio Centro? É fato os apoiadores do Lucas estão desesperados e os do Camilo tão escaldados com os fatos de 2008. Como a justiça eleitoral não faz o seu papel(se acorvadando) os malucos tão agindo. Tinha que ter Tropas Federais. Pelo que se vê dado a hora dos fatos tem armação só que alguma coisa deu errado(é só perceber que a vítima não fora atingido dentro do ônibus) aí sobrou para o coitado de sr. atingido covardemente por alguém. Agora querer atribuir isso ao Camilo é também covardia e canalhice politiqueira. Melhoras ao cidadão ferido e solidariedade à sua família e amigos.

  • Agora pouco em Santana, na esquina da Claudio Lucio com a Salvador Diniz durante a carreata do Camilo, uma moto com duas pessoas passou atirando na direçao do carro!!! Não estou querendo polemizar, apenas informando um acontecimento! Não estou insinuando absolutamente nada, apenas narrando um fato presenciado por mim! Uma pena

    • Nao crie esses climas que isso é muito perigoso..Quer transformar a campanha em guerra civil? Uma moto que passa atirando em carreata acerta alguem, com certeza..É por isso que fatos como o de ontem acontecem.. por essas mentiras criadas pra criai clima ruim..

      • eu nao tenho necessidade de ficar mentindo apenas presenciei um fato que poderia ceifar a vda de alguem. Inclusive minha familia estava lá, será que tu não imagina o risco que todos nós estamos correndo. pare de mimimi como voccE coloca. Se alguem esteve lá e ficou sabendo do acontecimento diga a alcilene talvez ela acredite. E uma falata de respeito a minha informação. Eu lá tenho tempo pra ficar de tititi. Apenas citei aqui para que todos fiquem ciente e tomem cuidado. Me poupe!!!!!!!!!

    • Exatamente como você está observando Natália, VERGONHOSAAAA, com show pirotécnico de acusações de candidatos em seus hórários políticos, agressividades de alguns militantes.
      Hoje em passeio pela Beira Rio, com filhos dentro do carro, passando devagar entre militantes de um candidato Y e o meu carro adesivado com o candidato X, um militante bateu ao lado do meu carro, no lado em que minha filha ia observando e com frase grosseira, utilizando palavrão, disse que ia trocar adesivo do carro e não se conteve colou adesivos na porta lateral, as crianças ficaram assustadas e ai tive que explicar que muitas vezes o candidato nem sabe disso, são militantes maus educados que causam esses tipos de transtornos.

      HÁ NECESSIDADE URGENTE QUE TODOS OS CANDITADOS REUNAM COM MILITANTES PARA ACALMAR OS ANIMOS URGENTE, ESTÁ PARECENDO BRIGA EM FEIRA ABERTA.

  • Se diziam militantes? não são mais, são bandidos! que a policia prenda e a justiça condene!! isso não é politica!!

    • Apesar da grande besteira que esse militante do PSB fez ja comeco a sentir piedade do pobre. Agora virou leproso e vao joga-lo vivo aos leoes. Ate ontem, enquanto votava e ajudada o partido era bem vindo. Agora que cometeu esse ato impensado esta sendo massacrado por todos aqueles que ele antes defendia. Isso eh mais uma prova da maxima pesebista: se me ajudas es a melhor pessoa do mundo, se me atrapalhas es escurrassado que nem cao sarnento.

      • Queridinha vc está indo longo demais ou já tem a conclusão das investigações antes mesmo da polícia se manifestar! Vamos com calma e sem leviandades!

      • nÃO TENHA PENA DESSE ASSASSINO, QUEM É DIGNO DE PIEDADE É O WAGNER, QUE FOI VITIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO DESTE MILITANTE PSB LOUCO, INTOLERANTE, CRIMINOSO, E AGORA ESTÁ EM UM LEITO DE HOSPITAL ENTRE A VIDA E A MORTE.
        ESSE CRIMINOSO DEVE SER PRESO E JULGADO, PENA QUE AS PESSOAS QUE DÃO ESSE EXEMPLO A ELE FICARAM SOLTAS, MANIPULANDO SEUS MILITANTES A CONTINUAREM ESSA BARBÁRIE. TO QUERNEDO QUE ESTA CAMPANHA ACABE O MAIS RÁPIDO POSSÍVÉ. TÔ COM MEDO DE SAIR À RUA, TEM MUITA GENTE DE AMARELO POR AÍ E ME RECUSO A TIRAR O ADESIVO DE MEU CARRO SÓ P NÃO SER ESPANCADO PELO POVO DO PSB.
        MAS MESMOASSIM EU DIGO EM AUTO E BOM SOM PARA O POVO DO AMAPÁ OUVIR: EU TENHO MEDO DO CAMILO PONTO 40

      • Sou fã do PSB,não da violência.Portanto,se depender de mim,pode ser jogado aos leões sim,pois a justiça existe p/isto.Tenho certeza que ninguém em sua sã consciencia quer pactuar com a violência,e eu tenho a mente sã,graças à Deus.

    • EU TENHO MEDO DO CAMILO PONTO 40.
      Tenho medo do retorno da intolerância, do crime, da perseguição política.
      Tenho medo que o Wagner não se recupere e se torne um martir, simbolo da intolerância política, da perseguição raivosa dos partidários do PSB.
      EU TENHO MEDO DO CAMILO PONTO 40.

      • Você está misturando as coisas!!! esse tipo de comentário não ajuda em nada!!! os capiberibes nunca agiram dessa forma!!

        • Concordo com vc esse cara parece meio louco, em vez de ajudar faz é provocar com esse tipo de comentário. Nunca, jamais, nem Camilo, nem Lucas e muito menos suas familias iriam passar esse tipo de orientação a militancia.

        • Voce vem com essa de não sao eles por que fica aqui fingindo imparcialidade, deves ser da panelinha deles, ou fala isso pq não é o teu primo que está lá, numa cama de hospital entre a vida e amorte. Queria ver o que vc estaria sentindo se fosse um parente seu que tivesse sofrido tentativa de homicídio só por ser militante do Lucas. Temos que colocar um fim nesse tipo de coisa. Na época do CApiberibe governador ele era o soberano, DITADOR, tem até história de que quando a Assembléia Legistiva aprovava as coisas ele proibia o diretor da imprensa oficial de publicar as decisões, e uma vez veio uma decisão judicial mandando prender o diretor e ele colocou o cara dentro do gabinete dele e disse que não respeitava decisão de juizinho…
          isso é posiçã de um gestor que se prese? Não respita os poderes constituídos, o baluarte da democracia. Os miliantes veem esse tipo de atitude e acham normal, acham normal descumprir leis e fazer as coisas acontecerem do jeito dele, pode até ser que não tenha vindo ordem nenenhuma dos caiques do PSB, mas com certeza o exemplo que dão para seus militantes faz com que eles tenham essas atitudes antidemocráticas, criminosas.
          EU TENHO MEDO DO CAMILO PONTO 40.
          TENHO MEDO DA INTOLERÂNCIA;
          TENHO MEDO DO CRIME;
          TENHO MEDO DA FALTA DE LIBERDADE;
          TENHO MEDO DO GOVERNO DE BARBÁRIE DOS CAPIBERIBE
          EU TENHO MEDO DO CAMILO PONTO QUARENTA.

          • Vc me parece ser bem “velhinho” p/ainda ter medo de “bicho papão”..rsrsr.Deverias já conhecer a estória,dq este bicho só come vovozinhas……kkkkkkkk. Fique frio Marcelo,vá às urnas tranquilo e vote em quem vc escolheu, p/ser o melhor para o nosso Estado.

  • Pena do rapaz baleado e dua familia..rezemos pra que fique bem..Se fosse com alguem da campanha de Camilo, pense em como estaria o clima de tensao e violencia em Macapá..Capi quando governador mandou ate soltra preso do presidio

    • Não faça suposições como verdades absolutas, isso cria mais violência, se você se julga uma pessoa de bem, aja como!! eu sou militante do Camilo e sou da paz e não aprovo isso, nunca vi niguem da direção do PSB incentivar qualquer ato dessa natureza, você não está ajudando em nada!!

  • Acho que nem deveriamos comentar esses acontecimentos, pois, de repente alguém pode ficar chateado e sair fazendo besteira por aí. Cuidado gente não vamos ligar para essa coisas, vamos fazer política na paz, com amor, mesmo que sejam nossos adversários. Valeu um abraço a todos!!!! PAZ NO MUNDO!!!! E NO AMAPÁ TAMBÉM!!!!!!!!!!!!

    • Meu caro, prefiro que a população vote por consciência que por sentimento que cegam a visão e despertam a vingança. Quero que a ESPERANÇA (independente da cor da bandeira) esteja no CORAÇÂO de cada eleitor e eleitora desse estado! Meu voto é pela FRATERNIDADE e UNIDADE DO POVO e que a vontade popular prevaleça (sem medos!!). Abraços!!

  • Mais uma vez decepcionada com a política amapaense, está sendo um show de acusações sem fundamentos, esse assunto está faltando ação da polícia para achar os culpados, tenho certeza que nem um dos candidatos aprovam que militantes façam isso, outra e a propaganda nojenta que está veiculando hj que só falta dizer que o empresário Jaime Nunes foi quem faliu a Iamada e Facilar,faça-me o favor isso é subestimar a inteligência dos outros.Se é para presidente, mais nojenta ainda, isso é o fim, propostas estão sendo trocadas por acusação.

    LAMENTÁVELLL!!!ESSSES SÃO OS GESTORES QUE VÃO NOS REPRESENTAR!!!!

  • o interessante é que acompanho os horários dos candidatos na teelevisão e estou vendo que o de Lucas Bareto está mais para programa policial investigativo. O de Camilo está mais leve, objetivo e interativo. Acho que quem acompanha na TV também percebeu isso.

  • Nós o povo do Amapá, eleitores do CAMILO 40 e do LUCAS 14, exigimos uma resposta imediata da policia civil, principalmente daqueles “DELEGADOS” que esta semana tiveram a coragem de ir a imprensa brigar por picuinha, mostrando total falta de controle emocional. Tai o caso, dêem uma resposta a sociedade. Pena que a circunscrição do delegado CELSO PACHECO é só o patrimônio, senão era questão de horas para estes bandidos covardes estarem atrás das grades. Esperamos que os senhores tenham uma boa atuação neste caso e prendam estes delinquentes sejam militantes do PSB ou não e apaguem aquela cena triste de um delegado pedindo a extinção do BOPE, coitados de nós e de vocês, pois é o BOPE que enfrenta a criminalidade pesada na rua dia e noite, enquanto alguns dos senhores então nos seus gabinetes refrigerados. O que a sociedade quer são todos os órgãos da segurança pública unidos e trabalhando para que episódios como estes não ocorram. E o que penso e o que não queria que fosse real.

  • NÃO TENHAM MÊDO DO CAMILO PONTO 40, é o que eles querem.
    Segundo Maquiavel, um os autors preferidos destes pseudo líderes populares, Amedrontar e Intimidar são algumas das fases do processo de Tomada de Poder.
    Podemos até utilizar a frase “EU TENHO MEDO DO CAMILO PONTO 40” para alertar o povo Amapaense e o Brasil em redes sociais como o Twitter, Orkut, Facebook mas não podemos esmorecer e se deixar abater em nenhum momento sequer, pois o MÊDO assim como a CORAGEM são altamente contagiosos e podem contaminar a alma humana de onde podemos tirar o pior e o melhor de nós.
    Tenham fé porque Deus é Fiel, e orem para que cidadão Wagner Aleluia possa se recuperar e voltar ao seio de seus familiares.

  • Interessante é que Lucas, na noite do acontecido, tinha um comício aqui próximo de casa na Diogenes Silva-rua que moro.
    Como pode um onibus vir voltando de um comício no sentido pacoval trem se o comício era no trem?
    Estranho isso não??
    bjs

    • O comicio do Lucas era no Jardim Felicidade..Aí no Trem tinha um comicio do DEM..com os militantes do DEM

      • Mas ainda estou com dúvida Alcilene, se vc puder tirar seria bom.
        Se Camilo estava em Porto Grande fazendo comício, como poderia haver militantes seus a 1 da manhã no PSB.
        Fica a dúvida,

        • Os candidatos vao para o interior mas nao levam toda sua militancia obviamente. Nessa reta final de campanha, militantes ficam sim nas sedes durante a noite organizando açoes de campanha..Pra mim, na minha opiniao, é mentira dizer que nao tinha ninguem. Tenho vários conhecidos que passaram por lá e viram militantes agitados quando passavam carros vindo do comicio na zona norte..Esse é o fato..O que é muito diferente de achar que por que os militantes estavam lá, a coordenaçao de campanha incentive ou apoie agressoes, muito menos, tentativa de homicidio..

          • Verdade Lene,mas creio que ninguém pode ou deve responsabilizar o PSB ou a militância em geral, por atos isolados e insanos de quem quer que seja.Todo cidadão dever ser responsável por seus atos.Se assim fosse,a galera flamenguista seria responsável pela insanidade de Bruno e dos outros que estavam c/ele? Cabe a justiça cumprir com seu papel,punir o ou os responsáveis.

  • Para o Marco: Talvez vc faça parte dessa juventude que está apoiando em peso o candidato Camilo. Deve ser tão jovem para não saber como agiam os Capiberibes no governo. Se vc tivesse vivido aquela época entenderia porque tamanha rejeição ao clã Capiberibe. Perseguição é o maior sinônimo daquele período.

    • Para Ronaldo Alves: Senhor Ronaldo, tenho 25 anos de idade, no ultimo ano de governo de Capiberibe eu tinha 17 anos, mas ainda lembro de muitas coisas dessa época. Lembro que na escola Sebastiana Lenir de Almeida sempre tínhamos um lanche de ótima qualidade…tínhamos açaí, camarão, macarronada, almondegas, feijão, sucos, mingau, charque etc…
      Lembro também que Capiberiba implementou um programa de arrecadação do ICMS chamado, salve o engano, de nota legal, onde a população era estimulada a exigir nota fiscal ao realizar suas compras para que as trocasse por cupons para concorrer á premios…era bem legal, porque esses tributos voltam para os municipes ao serem feitas obras publicas que beneficiam a população.
      Hoje, é bem difícil vc receber nota fiscal em tudo o que vc compra, e a maioria das vezes, não a exigimos, contribuindo com a sonegação fiscal e com a diminuição da arrecadação do Estado.
      CAPI também fiscalizava os hospitais durante a madrugada, e por isso, flagrava a ausência de profissionais da saude que deveriam estar lá naquele momento…
      Talvez seja fácil chamar o CAPI de perseguidor por esses motivos, pois ele cortava o ponto dos profissionais, estimulava a exigência de nota fiscal etc…mexendo com o bolso dos profissionais que não trabalhavam e com o dos empresários…
      Mas talvez muitos que escrevem aqui nesse blog não usem os hospitais públicos de Macapá, e não sabem o quanto é dificil vc estar com sua saude alterada e nao ter um medico para lhe aTENDER naquele momento… vc espera horas e NADA.
      Talvez, muitos não sintam falta de politicas publicas que beneficiem os mais pobres, pois, graças à Deus, tem seus bons salarios e nao estao nem ai com a vida do próximo.
      Mas, isso é inerente a cada pessoa. Espero que você possa me apontar outras coisas que o leve a dizer que Capi era perseguidor…mas a fundamente, porque criticar por criticar não está com nada.

      • Concordo com você. O maior problema é que muita gente está acostumada com um jeito permissivo de governar, de acordo com as conveniências: não cobro de vc, vc não cobra de mim; fico te devendo essa; enfim…

    • Querido,ninguém precisa viver à época e nem estar no lugar onde as coisas aconteceram(como vc diz) ou acontecem,para saber da verdade.Eu não nasci na época(rsrsr) do Pedro Alvares Cabral, p/saber que ele foi o descobridor do Brasil.Entendeu ou que que explique,Ronaldo?

  • Para os desinformados o Delegado Celson Pacheco , atualmente , não está lotado em nenhuma Delegacia, está no GTA, e se o noticiário policial fosse acompanhado ncom mais frequencia , poderia se saber, por exemplo, que o Delegado Sávio que criticou o episódio ocrrido, foi recetemente o responsável por uma grande operação em Santana que desbaratou uma rede de pedofilia, e também no ano passado realizou operaçaõ onde foram cumpridos vários Mandados de busca em Santana, e ele só tem três anos de polícia.

  • Querem saber de uma coisa?
    Camilo ou Lucas para mim tanto faz, pois mudança só iria ocorrer se o Canidato do PSTU ganhasse a eleição. Vou votar no Camilo e não acredito que esse fato manche os outros militantes do partido. Acredito muito não na mudança e sim numa nova forma de Governar, pois Camilo tem personalidade…

    Paz meus amigos, que a vida continua depois do dia 31…

  • Semana passada militantes ou simpatizantes do PTB,mataram o DÁRIO,no igarpé Fortaleza em Santana,ele pintava bandeiras do 40 e ajudava a colocá-las nas casas em SANTANA,a imprensa marrom como sempre,não divulgou nada,agora que foi contra aos interesses da HARMONIA CRIMINOSA,eles deitam e rolam com essa notícia,bando de” URUBUS”.

    Esses ataques que camilo40 vem sofrendo nos programas eleitorais e nesses panfletos mentirosos,estão excitando a ira das pessoas,coisa que foge o controle da coordenação da campanha que não tem como impedir que fatos como esse aconteça.

    Sinto muito pelo acontecido espero que esse rapaz que foi atingido com um tiro se recupere e não sofra sequelas.

    e a coordenação do Lucas PAREM com essas baixarias e mentiras o povo não aceita mais esse tipo de política ultrapassada.

    É 40 RUMO NOVO COM A FORÇA DO POVO

    • Vc é um dos que incitam a violência no twiter.. Esse clima é criado tambem na internet quando vcs agridem quem nao vota no Camilo. Se esse fato tivesse sido provocado por alguem do Lucas o aproveitamento politico seria muito maior. Hipocrisia.

  • Alcilene, acho seu blog muito interessante e sensato, por isso, acho que você não deveria ficar dando destaque para esse tipo de notícias nesse momento, pois é inevitável que, mesmo que o fato não tenha nenhuma conotação política, ele será usado para beneficiar esse ou aquele candidato. Além do mais, acho que pode se instalar um clima de animosidade desnecessária entre os militantes dos dois partidos. Espero que as pessoas mantenham a calma e mantenham a disputa apenas no campo das ideias. Um abraço.

      • Alcilne seja justa por favor, aqui os dois lados são exagerados!! o problema que o pessoal de Lucas está em minoria, só isso, os simpatizantes dos cabiberibes sempre foram maioria aqui, você sabe disso!! não gosto quando você insinua que somos raivosos, quando na maioria das vezes eu somente respondo comentários!!

        • Marcos nao estou insinuando em momento algum que vc é raivoso..Mas a maioria é sim..Tenho que filtrar um monte.. Acho que isso nao ajuda. Me referi a vc em algum?

        • Marco Leal
          Deixa a Alcilene de fora dessa.Quem chama voces de “raivosos” sou eu,há mais de 20 dias.E,ganhando ou perdendo,assim irei chama-los enquanto o projeto de voces for “familiar”.Quando voces me apresentarem práticas de governo para o povo e não para uma unica familia,terei o maior prazer de classifica-los de “Apaixonados”.
          Abs

        • Caros bloguistas.
          Voces já notaram que a maioria que apóia o Lucas 14(Os Apaixonados)assinam os seus “posts” ? Isto é sinal de que são pessoas que procuram o melhor para o amapá,ao contrário dos”raivosos” que só pensam no seu próprio bem e daquela “famiglia” que vive cuspindo no prato que comeu!(Dalva,Ruy,Sarney,Randolfe)

      • Alcilene, não sou a favor da impunidade. Pelo contrário, quero mais é que os fatos sejam apurados, mas para isso existem a polícia e a justiça. O que eu sou contra é querer transformar esses lamentáveis fatos, com uma pessoa gravemente ferida, em uma notícia sensacionalista para favorecer esse ou aquele candidato. Acredito que não cabe na cabeça de nenhuma pessoa sensata que o candidato Camilo ou o candidato Lucas orientem seus eleitores a cometer um ato de vandalismo desses. Vamos deixar as autoridades apurarem os fatos e que os culpados sejam punidos. Mas não vamos entrar no oba-oba de quem está festejando com tudo isso. Ninguém ganha nada com a violência, apenas o ser humano ver a sua condição de ser racional ir pelo ralo.

  • Acho que o sr. Ronaldo Alves conhece a fundo a família capiberibe(pela forma como se posiciona). O que falei foi sobre os programas dos candidatos e não da família deles. Não sou o dono da verdade, porém, o pai capiberibe e a mãe janete foram outorgados pelo sufrágio universal, portanto, alguma coisa boa eles fizeram no Amapá e o resultado é a onda amarela. Agora não reconhecer o óbvio, com todo o respeito é burrice.

  • a expressão ‘TENHO MEDO DE X, DE Y” retrata fielmente a campanha presidencial há um tenpo atrás, onde a ATRIZ REGINA DUARTE disse no programa eleitoral de seu candidato que “TINHA MEDO DO LULA”. Lula depois foi eleito Presidente do Brasil e é considerado o melhor Presidente. Terrorismo físico e nem psicológico não cola.

    • É verdade Marcos,só a Regina Duarte(me parece..rs) tinha medo do Lula,pois o evento promovido pelos artistas no Rio em apoio à candidata Dilma,mostra que se + alguém tinha,este mêdo PASSOU.

  • Depois que meu candidato foi pro “beleléu”, venho acompanhando de fora atônita e enojada tudo o que vem acontecendo neste pleito eleitoral. Eu sinceramente ainda não me decidi pro 2º turno e ficou mais difícil ainda depois de tudo que vem acontecendo. Gente como pode???? O que era pra ser uma festa da democracia virou um “ringue” de luta em que ninguém sai ganhando pelo contrário só se perde e muito. Sinceramente eu não encontro em nenhum dos candidatos aquilo que procuro a verdadeira mudança, acompanhada de serenidade e tranquilidade pra se governar este estado tão maravilhoso durante os próximos 4 anos.

  • A onda amarela é fruto da Operação Mãos Limpas. Sem isso os Capiberibes estariam em declínio da política amapaense. Eu não volto ao passado. E também não quero o presente. Mudança é Lucas 14. Eu acredito.

      • E aquele evento no Santa Inês, foi de apoio a que candidato mesmo? Usando a sua linha de raciocínio, se o Lucas ganhar, vai ser a continuação,ou o apoio do WG, não caracteriza tal fato? Só os que vc diz que esão no lado do Camilo é que representam a continuação, né? Engraçado…

    • Tem razão, camarada. A Operação Mãos Limpas foi urdida pelo PT/PSB. Para beneficiar o PSB no Amapá, Ceará e Pernambuco. Em troca Ciro Gomes foi rifado e o PSB veio apoiar Dilma.

    • E a continuação da HARMONIA, é oquê mesmo? Surrupiar o teu dinheiro,bacana,mas o meu(pago impostos) e o dos outros é BRABO Sr. Ronaldp.Pagamos impostos p/vê-los retornar em forma de beneficios p/TODOS,não só p/MINORIAS.

    • Eu prefiro acreditar nas instituiçoes que na classe politica!!!e acho um absordo ficarem postando o nome da policia federal!!como se fosse ela a culpada de existirem coruptos no amapá!!! parem para pensar !!! ainda bem que temos a Policia para agir pela sociedade amapaense já que nos como eleitores não vamos em busca de nosso direitos!!!

  • É triste nos depararmos com situações inadmissiveis como esta dentro de um processo democratico no qual deveriamos prezar a PAZ e o RESPEITO. Pois,as eleições não servem para gerar conflitos ou promover a violência,mas sim para discurtirmos saudavelmente propostas e soluções para a melhoria do bem-estar social.Entretanto, eu trago à luz uma breve reflexão: Qual é o candidato que vemos na TV promovendo a violência, ao modo que induz o eleitor com argumentos agressivos ao outro candidato, expondo depoimentos de xingamentos a seus familiares? Pois bem, se há um culpado nessa história toda, eu diria que é a falta de seriedade nessa disputa eleitoral.Esse é o grande culpado que usurpou o espaço destinado à discussão acerca de propostas e ideologias. Em suma, assistimos no programa eleitoral duas vertentes: de um lado o candidato X atacando ao candidato Y,ao inves de apresentar seu projeto eleitoral e, de outro lado, o candidato atacado tendo que perder seu tempo se fedendendo e apresentando suas devidas propostas, que ao ver é a única coisa que importa para o cidadão.Portanto, esse jeito sujo de fazer política que o candidato X vem se baseando para ganhar a eleição é o que está promovendo esses ataques entre militantes, resultando em agressões e ameaças ao bem maior do ser humano que é a vida. Por fim, eu espero que esse senhor que vem promovendo desavenças no seu programa eleitoral entre militâncias, PARE com essa politicagem suja e PROMOVA uma discussão saudável! Não estimule a MATANÇA, mesmo que isso faça parte do seu HOBBY. Seja digno de votos e assuma uma postura que seja condizente a de um candidato a governo e não a um terrorista.Assim, construiremos um processo eleitoral PACIFICO e de respeito entre as pessoas.

  • A campanha contra Lula era preconceituosa e difamatória. Mas que existe contra Camilo é resultante da postura autoritária e raivosa contras os adversários e contra as pessoas quando estiveram no governo. Isso é fato. Não há como negar. Vejam o vídeo do Ruy Smith. Coitado….

    • Se foi o proprio Rui Smith que apareceu dizendo na teve que foi só um momento quem sou eu pra dizer que não!!! cada um sabe aonde o calo doi!!!e quem me garante se o capi não tava só tentedo trocar o microfone do Smith!!de repente ele só queria ajudar!!!

      • Nossa de longe essa foi a maior idiotice que ja li! o Capi trocando o microfone pro Ruy. kkkkkkkk

        Modelo CAPI de GORVERNAR: MINHA FAMILIA, O RESTO A GENTE PERSEGUE, SE NAO DER A GENTE MATA!

    • Coitada é de vc,que só ouve e enxerga oque quer.Aposto uma tigela de açai(rsrs),que vc não assistiu todo o horário eleitoral,onde Ruy Smith aparece logo em seguida no hs do Camilo,pedindo e confirmando seu voto em Camilo.Deixe sua mente e TV ligadas e preste atenção nas propostas do Camilo.

  • Vamos trocar a violência pela criatividade. A militância do Lucas já está usando no braço fitinhas brancas, que simbolizam a paz, e logicamente a cor predominante das bandeiras do candidato. É isso ai, PAZ, é isso que nosso Amapá precisa. Chega do tempo de discórdia, de briga entre os poderes, com os empresários, com os professores, com os policiais civis, etc.

    • Max, ausência de guerra, não é necesariamente estado de pAz. Cuidaddo com políticos que querem usar deliberadamente o estado de paz como significante da HARMONIA. E este negócio de criminalizar alguém em tempos de campanha política é bem velho. Morei no Amapá, exatos 34 anos e já era previsível…. A violência em nosso estado é também ausência de ESTADO.

    • Violência é a AUSENCIA DO ESTADO,isto é um fato.Culpe o Estado pela falta de policia nas ruas e pelo crescimento dessa famigerada violência.O trânsito nesta cidade é uma das violências que + ceifa vidas e ninguém toma providências,o poder público ficou INERTE 08 anos.Me diga,onde vc vê a presença de guardas de trânsito nesta cidade e sinalização,cadê?

  • Acho que essa meninada que apoia o LUCAS, deviam ser crianças na época do governo do CAPI. Pessoas que não tem opinião propria e são alienadas por blogs e propagandas de governo CORRUPTOS como o governo do PDT!!! Confudem as coisas… Palhaçada é achar que se o CAMILO 40 for eleito quem vai governa é o pai do CANDIDATO!!! Sabemos que é fácil dizer que quem é o mal é o PSB!!! Sendo que passamos oitos anos vendo nos meios de comunicação “manipulados” escandalos e escandalos e agora vem o Senhor LUCAS do nada é diz que é MUDANÇA!!! ISSO SIM É HIPOCRISIA!!! Sendo que quem buscou está e investigando os acontecimentos de interesse da população do Estado foi NOSSO CANDIDATO CAMILO 40. Isso em menos de 4 anos de mandato… E o candidato LUCAS foram 16 anos… e o que ele fez? Reflitam sobre quem quer vista a mascara de MUDANÇA e quem sempre foi a verdadeita MUDANÇA!!!

    PS: CARA ALCILENE ESPERO QUE AQUI NO SEU SITE TODOS TENHAM O DIREITO DE EXPRESSAR A LIVRE OPINIÃO!!! OBRIGADO!!!

    • Sou mãe de família, com 45 anos de idade, funcionária pública federal e me sinto ofendida por vc, me chamando de alienada. Eu ao contraio de vc, conheço bem o governo capiberibe, fui junto com meu marido e amigos perseguidos por esses antidemocratas. Procure conhecer a história e depois vc se atreva a falar. não sou criança, mas TENHO MEDO DO CAMILO PONTO 40.

      • Tá certo dona Andreia Souza, me explique como foi que o governo Capiberibe lhe perseguiu? Por caso eles não quiseram lhe ofereçer um “CONTRATO ADMINISTRATIVO”??? foi isso? Eles privaram vc de fazer alguma coisa? Vc concorda com o Estado que nós estamos vivendo no governo do PDT/PP?

        • Tchê,não sou a Da. Andrea mas vou perguntar a ti e a Carla,defensores do Sr.Carlos Camilo GOES Capiberibe o seguinte;aonde estão os processos ou provas contra o Sr.Lucas Barreto,do que ele foi acusado,ou a sua militancia?Eu não vivi sob o governo Capiberibe,mas isto não me impediu de formar uma opinião sobre ele.A titulo de sugestão te recomendo a leitura no seguinte link:http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/documentos/integra-da-sentenca-que-condenou-toffoli/ onde verás que o pai do teu candidato não tem as “mãozinhas” assim tão “limpinhas” quanto dizem.E quanto ao teu candidato, Sr.Carlos Camilo GOES Capiberibe,tenho a te afirmar o seguinte;Todo politico tem que falar a verdade,mesmo que não lhe favoreça,como é o caso do apoio do Pedro Paulo.
          Abs

          • Falas D+ e não dizes nada.Se tens filhos,coitados,deves imputar teus erros aos mesmos.Camilo só teve 04 anos de mandato e fez muinto dentro da AL, em prol do povo amapaense.Hj o candidato é ele e não o pai,fato.Mas a resposta que vc merece,vou te dar nas urnas dia 31,tá bom p/vc gauchinho 100 graça?

      • Então vc concorda em que seus filhos devem copiá-la em TUDO,ou seja,seus ACERTOS e ERROS.Deve tb ser FIEL ao ditado onde diz que, “filho de peixe,peixinho é”. CUIDADO Sra. Andréa,pois todo ser humano é passivo de erros e devem responder pelos mesmos.ISTO VC DEVE TER MEDO,já que admite que os erros dos pais de Camilo devam ser imputados à ele.Tomara que a Sra. seja sempre correta (????),p/que seus filhos não venham à pagar por seus erros.Abs

  • Esse lamentável fato, onde um pai de família está na cama de hospital, é o retrato fiel do acirramento dos animos de alguns militantes dos dois candidatos. Mas não posso aceitar que a ordem de atirar pedra em onibus com militantes do adversário,tenha partido da coordenação da campanha do Camilo. Querem transformar um fato de polícia em fato político. Espero que a polícia apure direito os fatos e que os culpados, sejam de que lado for, paguem pelos seus atos. Peço a Deus, que a pessoa que foi alvejada pelo tiro, se restabeleça, pois creio que quem vota em candidato diferente do meu, nem meu adversário considero, pois faz parte da democracia, as posições diferentes. É o que penso..

  • A mudança não acontecerá com a eleição de A ou B. A verdadeira mudança ocorrerá quando a população assumir o papel de fiscalizar e denunciar os absurdos cometidos por políticos que são eleitos pelo povo, mas continuam governando contra o povo quando não oferecem saúde, segurança, emprego, moradia, e educação com qualidade.
    Acredito piamente que enquanto não sairmos da nossa “zona de conforto” de apenas escolher e não cobrar nada depois, que as coisas continuarão sem funcionar em nosso país.
    Vamos assumir nossas escolhas e responsabilidades. Afinal, o nosso dinheiro é que alimenta tudo isso.
    Fazemos parte PERMANENTE desse processo!

  • A SOLUÇÃO INDIVIDUAL
    As fronteiras que separam o “ATENTADO” da ação terrorista, do complô, da conspiração e do ato de guerra, são imprecisas e elásticas.
    Em certos crimes chega-se a confundir os motivos políticos e os motivos pessoais, a dignidade ideológica, o fanatismo e a loucura.
    Quase todo atentado suscita reações passionais e sérias controvérsias, pois praticamente nunca se tem uma condenação ou uma aprovação unânime.
    É uma divergência que se inscreve na lógica das paixões políticas e em debates acirrados tão antigos como o mundo.
    Só uma minoria desaprova o uso da violência contra o tirano ou um inimigo da pátria.
    MAS A GRANDE MAIORIA CONDENA OS ATOS DE VIOLÊNCIA EXTREMA CONTRA A POPULAÇÃO INDEFESA.
    Estas ações vergonhosas e irresponsáveis são banalmente motivadas pelo ÓDIO e pelo FANATISMO POLÍTICO.
    A história também nos lega inúmeras ações de cunho anárquico que também foram motivadas pela ideologia política desprovida de racionalidade.
    O crime político muitas das vezes, se concretiza em atos violentos com uma só finalidade, de AMENDROTAR e INTIMIDAR o adversário.
    Neste caso em particular, não acreditamos que haja interesse dos verdadeiros envolvidos em colaborar com as investigações, a descoberta da VERDADE poderia ter conseqüências desastrosas para a campanha Camilo 40.
    Então, só podemos contar a ajuda e a COLABORAÇÃO INDIVIDUAL de cada cidadão de bem para solucionar este crime e para que a VERDADE PREVALEÇA.
    Quem tiver qualquer informação que ajude a identificar os autores do atentado ao Wagner Aleluia, procure as autoridades e denuncie, temos certeza que sua identidade será mantida em segredo e sua integridade será preservada.

  • Quanta imbecilidade… meu Deus!!! O que não faz o desespero de alguns? Militantes do PSB não percam tempo discutindo sobre esse assunto, deixem que a policia está trabalhando, e vai mostrar o verdadeiro culpado deste crime. Vamos continuar trabalhando em prol da verdadeira mudança, que é Camilo 40, pq enquanto isso, o PTB está nas pontes, oferecendo mundos e fundos aos pobres coitados que trocam seus votos por qualquer coisa. Denuncie: 3213 7500

  • É lamentável que um acontecimento tão importante para todos os cidadãos brasileiros, tenha tomado um rumo tão perigoso. Depois de tanta luta pelas eleições diretas no Brasil, aqui no Amapá, devido a intolerância, a eleição, que deveria ser um ato de cidadania, uma festa bem colorida e de paz, se transformou num ato de guerra, praticado por pessoas de uma só família contra sí mesmos. Sim, porque temos o mesmo DNA. O DNA dos amazônidas, dos tucujus.
    É fato que atos de selvageria, como esse que aconteceu, Não foi “encomendado” nem pelo Candidato Lucas Barreto e nem pelo Candidato Camilo Capiberibe.
    Isso é atitude de pessoas “travestidas” de militantes que NUNCA ENTENDERAM o real significado da LIBERDADE e da DEMOCRACIA.

  • Quando o militante sai a caça de votos e caminhadas serve, quando faz algo errado, ninguém conhece, não é militante do seu partido, nunca viu, enfim. Que ridiculo, assumam, a responsabilidade é de vocês, porque tem alguém sofrendo em uma cama de hospital.

      • Assumir a responsabilidade que falo, é aceitar que é um militante de seu partido e não tentar esconder, e ainda mais, uma pessoa de bem procuraria a vitima e tentaria ajudar a ergue-se, tal como você gostaria que fizessem com você, se estivesse no mesmo caso, com uma boa palavra.

        • Se vc não entendeu,volto a explicar que a ” responsabilidade é única e exclusivamente do cidadão que causou a tragédia”,militante ou não do PSB. Entendeu ou quer que explique novamente?

  • Eu só espero de coração que o Wagner saia desta, tenha a sua saúde restabelecida e possa retornar para sua família que deve estar passando por momentos de aflição. Muito triste este episódio e não estou aqui pra culpar A ou B mas fico indignada pela intolerância das pessoas. Ninguém torce pelo mesmo time, ninguém tem a mesma religião mas qdo chega na POLÍTICA, as pessoas se degladiam, se agridem moral e fisicamente. A DEMOCRACIA é ter liberdade de se expressar e ser respeitado por isto. Sinceramente que esta última semana seja de paz e que ninguém mais seja machucado pq á vida de alguém e é uma família que está em jogo. Vamos ter calma que isto é só uma eleição, é democracia não uma guerra civil.

  • Ja deu pra perceber que sem fazer força alguma, apenas colocando em evidências alguns fatos confirmados,já colocamos na mulanbada do CAPI um certo desespero,com os ultimos fracassos recorrentes dos ” Quase”. Os militantes partiram para ignorância. Sem argumentos e imprensados pelas ultimas estatisticas desfavoráveis e a fila aparentemente sem fim de derrotas eleitorais. Restou aos “Quases”,aquela velha ladainha do Império do Mal.
    Eu entendo, não deve ser nada fácil ter fechado com o atraso e o errado e ser obrigado atuar tantos anos sequidos de irrelevância e esculacho de uma familia ,leia-se PSB, e seus seguidores derrotados. Agora, como em outros momentos, partir para o ataque pessoal, para o confronto físico, não vai ajudar em nada a esse momento de transformação de nosso Estado.Essa é uma pequena fotografia do momento,alias de um momento que já passou…

    • Você já ouviu a versão da senhora da lanchonete onde ocorreu a briga generalizada, acho que não! Senão, não estaria com esta ladainha. Informe se melhor e vote no ponto 40, no 40, no CAMILO 40 A VERDADEIRA MUDANÇA, a denominação não importa o importante é votar e orar para o Wagner se reestabelecer e voltar as suas atividades normais e ao convívio familiar, pois o CAMILO 40 A VERDADEIRA MUDANÇA, não quer a morte, se quer para animais indefesos, agora você imagine para um ser humano, seja ele militante de quem quer que seja. Seja coerente, Eu sei que o desespero deve tá grande, mas tenha calma, é a vontade do povo!

      • So uma pergunta Acadêmico, a lanchonete esta localizada aonde? Opa na calçada, praticamente dentro do PSB!!! Ja era de se esprarar!! Acha mesmo que ela falaria mal, claro que não se não como ficaria o ganha paão dela.

      • Digníssimo, acadêMICO, todos nós vimos e ouvimos a versão estapafúrdia, montada e contada pela senhora e sua filha, ficou óbvio que ambas foram orientadas, no que tange a declaração. Não podemos dizer o mesmo sobre as declarções dadas de forma espontânea pelas pessoas que estavam dentro do ônibus e virão um amigo militânte ser barbaramente abatido por um elemento criminoso, visto que andar armado é proibido não é contavensão e sim crime.Não houve briga generalizada como afirmas, houve sim um atentado a democracia cometido por aqueles que não sabem conviver com as diferenças.Não acredito que o Carlos Camilo tenha ordenado tal ato, no entanto a má condução ou melhor à má orientação ou ainda a falta de um comando efetivo leva os comandados a tomarem atitudes proprias.Hierarquia existe, diretrizes existem, basta sabermos se as mesmas são cumpridas em sua integralidade em função ao que foi determinado pela coordenação de campanha. Isto não é ladainha não senhor, é um desabafo de quem conviveu por quatro meses com o Wagner e viu o mesmo entar e sair do ônibus cumprindo o seu papel de agente político.Neste momento não haveria a necessidade de estarmos orando em prol do restabelecimento do nosso colega se não fosse a intolerãncia por parte daqueles que além de militântes tem parentesco sanguinêo com o candidato que defendes.Quanto a morte de animais idefesos vou esclarecer que ao contrário do que muitas vezes se imagina, a caça amadorista não representa uma ameaça à sobrevivência da fauna silvestre, que é, gravemente ameaçada pela acelerada perda de “habitats”, causada pela expansão sempre crescente das atividades econômicas, principalmente agrícolas. Destruídos os ecossistemas, perde-se a fauna que neles vivia. Nesse contexto, a caça amadorista vem sendo um fator de estímulo direto à proteção dos ambientes naturais, de vez que representa uma alternativa sustentável de uso da natureza que gera recursos imediatos para sua conservação. Isto se dá através do pagamento de taxas específicas e de arrendamentos de áreas naturais para a prática cinegética. Em alguns países, cuja legislação é mais desenvolvida, a criação de espécies em Parques de Caça, ocorre em áreas cuja preservação é assegurada. Essa proteção dos ecossistemas onde vivem espécies-alvo de prática da caça amadorista beneficia, evidentemente, não apenas estas espécies, mas todas as demais aí presentes, inclusive as ameaçadas de extinção pela perda de seus “habitats”.Quanto a afirmação sobre o desespero estás amplamente enganado e se é o povo que define vamos aguardar o dia 31, a não ser que tenhas bola de cristal, e assim sendo vamos mudar o teu “nick” para Harry acadêMICO Potter.
        Grande Abraço.

  • Lá vão os meios de comunicação fazerem de tudo para prejudicar Camilo através do ocorrido, como já era de se esperar. Porém não conseguem influenciar mais ninguém. As pessoas que utilizam esse acontecimento para formar opiniões contrárias a Camilo são eleitores do Lucas, ou seja: “os olhos vêem o que a mente quer ver”. Mas esquecem de culpar o governo Waldez pela falta de segurança pública no estado. Claro já que toda a “HARMONIA” está com Lucas. Mas o que me causa NOJO é utilizar o SOFRIMENTO de uma família para BENEFICIAR UM CANDIDATO. Apesar de tudo isso é notório em todos os lugares que CAMILO só cresce a cada dia. Isso se chama JUSTIÇA!

  • PARA SE PENSAR

    “Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei.
    No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei.
    No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei.
    No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar…”
    Martin Niemöller, 1933

  • Falando em criminosos… Ouvi agora a pouco no Bom dia Amapá que a Operação Mãos Limpas recomeçou e prendeu uma advogada do Prefeito Roberto Góes. Alcilene, se tiver novidades sobre mais presos e indiciados noticie!!

    • vc precisa se ligar para ñ fazer comentários que ñ são verdadeiros, a grande sacada e que vc precisa acreditar na mudança que está preste a´ser realizada neste estado temos agora na história do Brasil o mais novo senador eleito,que por alguns anos teve seus sonhos político frustado, e teremos também um governador da terra que realmente conhece os problemas deste Estado, vc precisa acreditar no potêncial de quem quer trabalhar, o que passou e passado e também ñ podemos ficar no presente, temos que pensar no futuro. e acreditar primeiro em DEUS, que seja feito a vontade de DEUS e ñ dos homens. Deus te abençoe te faça prosperar.

      • Que inverdades que eu disse?! Só repeti o que um jornal veículo (que pelo jeito vc não viu!). Além do mais tá mal informado, todos os veículos de comunicação do estado estão animando a ação da PF na terceira fase operação Mãos Limpas que já prendeu gente que participa e participou da gestão do Prefeito Roberto Góes. Então, se tem alguém faltando com a verdade meu querido, não sou eu!!!

  • Vocês não sabem o sentido da palavra paz, vcs confundem as palavras, ouvi essa palavra paz durante 8 anos e os pacifistas todos pararam na cadeia, preços por compra de votos, chega desse papo de uma década atrás, por isso voto no Camilo 40

    • Onde estão os detalhes das últimas notícias? É impressionante como só é divulgado na mídia amapaense o que convém aos seus donos.

  • PRA FALAR A VERDADE, EU NÃO VEJO A HORA DO CAMILO ASSUMIR O GOVERNO DO ESTADO. SOU ESTUDANTE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO E ME SINTO REVOLTADA QUANDO VISITO ESCOLAS E FICO SABENDO QUE AS CRIANÇAS ESTÃO SAINDO DAS MESMAS AS 9:00 DA MANHÃ POR FALTA DE MERENDA,JÁ OUVI ALGUNS PROFESSORES FALANDO QUE ESTÃO FALTANDO AS AULAS PORQUE ESTÃO A TRÊS MESES COM SALÁRIOS ATRAZADOS. OUTRO DIA ACOMPANHEI UMA PESSOA EM UMA CONSULTA NO HCL E É LAMENTÁVEL VER AS PESSOAS DOENTES ESPERANDO HORAS E HORAS POR ATENDIMENTO DE PÉ E NUM CALOR INSUPORTAVEL, POIS NA MAIORIA DOS LOCAIS NÃO TEM SEQUER UM VENTILADOR. O POVO DO AMAPÁ ESTÁ ABANDONADO.

  • Todos devemos estar preparados para não cedermos à pressão… essa semana vai ser difícil, e a parte baixa das eleições estará em alta. Ainda acontecerão outros fatos, que serão divulgados. Não podemos levar ao pé da letra as notícias, pois podem ser esquemas para prejudicar outro candidato.

  • RAIVOSOS, IRRESPONSÁVEIS E PRECONCEITUOSOS os comentários de Leonai Garcia proferidos hoje no programa Tribuna da Cidade. Leonai disse de forma ácida que Lula é quem fomenta o violência no país, que não votou em Lula e agora gosta menos ainda dele. Falou ainda que não poderia se esperar coisa diferente de um homem que pouco leu na vida. Pra fechar com todo veneno, duvidou do cárater dos eleitos pra Câmara Federal sem que qualquer um dos mediadores do programa viesse a ponderar a infeliz intervenção. Apesar de vivermos em plena democracia, alguns tendem a confudi-la com o direito esculhambar de forma ofensiva qualquer pessoa. Lula tem uma trajetória de vida respeitável e extremamente reconhecida até no exterior. Todos os líderes das grandes potências mundiais já teceram centenas de elogios tanto a sua biografia quanto sua liderança política, liderança essa que recuperou a econômia e aumentou a auto estima do nosso povo. É preconceito associar qualquer descordância a Lula usando o argumento de que ele não é graduado ou coisa parecida. Lula provou que o país não precisava de doutores pra crescer. Precisava sim de vontade política, pois antes dele a fila de notáveis foi grande e seu último (FHC), sequer construíu uma universidade, enquanto Lula já vai pra 20 unidades. Lula apenas cobrou responsabilidade de Serra quando ao enfrentamento de militantes, pois um lider que se preze não coloca seus liderados em riscos, ainda que esteja com a razão. Na minha sincera opinião, se serra estivesse jogando futebol diria com toda certeza que ele cavou a falta e fez o que todo jogador faz depois disso (dramatiza!!). Quanto a acusação aos deputados e deputadas federais, vou esperar as provas, pois como Leonai foi tão veemente, deve por esses dias apresentar algum documento… Ou quem sabe vai vir a público se retratar!

    • Porque a verdade sempre doi?
      Aprenda a respeitar as opiniões das outras pessoas, pelo jeito furioso como vc fala deve ser um ligado ao PSB, Perseguição Sempre…..o B vc escolhe o que colocar.

      • Votei na Marina, voto agora no Serra, por não acreditar em aliados do Sarney. Mas dái a acusar o Lula de fomentar a violência é um pouco demais. Muita hora nessa calma como diria o antenal Juvena….

      • Ao que parece vc é mais uma daquelas que acredita que o Amapá está dividido entre o PSB e quem se opõem a esse partido, ou melhor, um lado do bem e um do mal (nesse caso não preciso perguntar pra saber o lado que vc acha que está!). Desculpe por frustra-la, não sou nem nunca fui do PSB! Falo o que penso e ao dar minha opinião tento fundamentar com a preocupação de não ser ofencivo ainda que duro (diferente dos que se limitam a fazer gracejos, ironias e frases de efeito de poucas palavras!). Não quero ter a verdade comigo, quero persegui-la sempre pra ter certeza que é possível melhorar. Além do que deve ser monotono demais acertar tudo, pois sei que há beleza na imperfeição (como diz o poeta Zeca Baleiro na música Salão de Beleza), mas desde que isso não prejudique nínguém. Divergir é a essência do debate político, mas acusações levianas e preconceitos são elementos que se resolvem em outra esfera (na justiça por exemplo). Não é só por não discordar da opinião do Leonai Garcia (que reconheço ser um grande profissional da saúde!), é que compreendo não ser correto duvidar do cárater de alguém sem provas ou usar a pouca oportunidade de estudo dos outros pra julgar sua idoneidade. Ele foi infeliz na opinião! Minha vó por exemplo era analfabeta, de origem cabocla, mas me deu as melhoras lições que já tive (ser aciado, não mexer nada que é dos outros e não andar mal acompanhado!) e pelo que ela representou pra mim que acho um absurdo buscar associar cárater e inteligência com grau de estudo só pra diminuir uma pessoa! Vamos continuar a divergir, errar mas… Sem perder a ternura…

  • Quantos parentes do Lucas trabalharão no governo?Ah,ele não tem estes habitos?Que bom!!!Pois olha o que está escrito no inquérito da PF;“São estes apenas alguns exemplos da forma como o Estado do Amapá foi tomado por um grupo de pessoas, em sua maior parte ligadas por relação de parentesco, com finalidades criminosas”, diz o inquérito da PF.
    “Essa ‘montagem’ da cúpula administrativa do Estado do Amapá por meio de vínculos familiares é sintomática do propósito de assegurar a estabilidade da atividade criminosa, e, consequentemente, da existência de uma quadrilha no âmbito da administração daquele Estado”, afirma ainda a PF. É por isso que reafirmo;LUCAS 14 É O MELHOR PARA O AMAPÁ!
    LUCAS14,LUCAS LÁ!!!!

    • Não se esqueça que LUCAS 14 esta recebendo apoio da FAMÍLIA GOES, que inclusive hoje teve boa parte dela presa pela Polícia Federal… A família Capiberibe é fichinha pequena perto da cúpula administrativa do Góes, que continuarão ligados ao governo se Lucas for eleito.

      • Isto se chama pragmatismo minha “Libélula desvairada”.Alem do mais,quem és tu para falar em apoio quando já se sabe que parte da base do governador está com o Sr.Carlos Camilo GOES Capiberibe?? Pimenta só arde no dos outros?

        • Eu particularmente adoro libelulas, mas quem esta pra desvairado, é você… o “filosofo desvairado”. Sobre o seu comentário, esse apoio a que você se refere é mais uma estratégia para prejudicar o Camilo. Na operação MÃOS LIMPAS, pimenta arde sim nos olhos certo, acho que até você sentiu… Quando se referiu a cúpula administrativa, sabemos que Góes fez parte dessa cúpula e que estão agora nas mãos da PF. São os mesmos que estão apoiando Lucas 14.

          • Minha cara “Libélula sem sobrenome”
            E o Pedro Paulo?
            E o Edinho Duarte?
            E o Papaleo?
            “O pior cego é o que não quer ver”,a pior militancia é aquela que só acusa para esconder os seus erros!

  • Ontem dia 24/10/2010 foi um sucesso a carreata do Camilo40 na cidade de Oiapoque a tarde e a noite aconteceu o Comício que também foi um sucesso, tanto a carreata como o comício contaram com a presença de grande parte da população que atentamente ouviram os pronunciamentos dos novos aliados neste segundo turno entre eles Dep. Fátima Pelaes, Dep Dalva Figueiredo, Dep. Zézé, além também dos sábios pronunciamento de Capi seguido de Camilo40 que levantou o entusiasmo de todos ao apresentar suas propostas para o Estado e em especial destacou o que fará no Oiapoque se for eleito, um destaque no comício foi como a população presente no comício ouvia os Capiberibes, nitidamente notável que a cada palavra pronunciada pelos dois o Povo demonstrava o crescimento da esperança em ter um Amapá bom de se viver com qualidade de vida, foram proposta para saúde, educação, segurança, transportes, Turismo, setor produtivo, energia elétrica, internet banda larga, esporte, asfalto, água tratada, programas sociais, concurso publico e etc. Foram dois eventos totalmente diferentes, que demonstraram a diferença contrário a tudo que seus adversários tentam de taxá-los, o Povo viu e ouviu a diferença em tudo, a baixaria ficou por conta de alguns integrantes da coordenação do Lucas no Oiapoque, que se posicionaram onde iria passar a carreata onde fizeram provocações aos participantes, fato ocorrido e presenciado pela Polícia Militar que manteve a segurança se posicionando entre os agressores e participantes da carreata, fato que se repetiu a noite no local do comício onde mais uma vez uma senhora esposa do dono de um dos postos de combustíveis da cidade que faz parte da coordenação do candidato Lucas foi identificada como a pessoa que liderava as provocações tanto as que ocorreram na carreata como no comício, graças ao trabalho de conscientização feito antecipadamente e a própria natureza da população de não revidar as agressões o brilho dos eventos não foram ofuscados, porém foram e continuam sendo comentados os lamentáveis atos comandados pela citada pessoa. Finalizando os eventos serviram para esclarecer a população sobre o que falam dos Capiberibes e seus aliados que estão juntos ao rumo novo e o que verdadeiramente são e querem para o Amapá, no meu conceito tudo que os adversários e inimigos do Camilo40 falam dele, da sua mãe e seu pai é totalmente inverso ao que eles realmente são. Eu vou votar no Camilo porque estou convencido pelas suas propostas e solidificado a minha decisão pela diferença do que falam seus adversários e inimigos ao que realmente Ele é. Essa demonização feita contras as pessoas da família Capiberibe está chegando ao fim, mesmo porque parte dos patrocinadores dessa campanha contra Eles estão sendo presos pela Polícia Federal e jamais o Supremo Tribunal Federal iria autorizar a Federal a tal investigação se não houvesse no meio de toda essa fumaça o fogo de tanta corrupção, desvios de tanto dinheiro. Pensem nisso.

  • Reprovo veementemente esses atos de violência. Só corrigindo o senhor Braga. O acesso da zona Norte para o centro não se dá somente pela rua Eliezer Levy. Temos a Leopoldo Machado, São Paulo, José Serafim, Candido Mendes e Santos Dumont.

    • É verdade Marcos, o Sr. Braga precisa ser apresentado à essas avs. e ruas de acesso ao centro.Sempre que vou à outros Municipios,na volta utilizo a rua Leopoldo Machado por ter um trânsito + tranquilo, nos finais de semana.Ouvi dizer(não sei se é verdade) que houve provocações da militância do 14.Nada justifica a violência à quem quer que seja,mas é certo que p/cada ação, existe uma reação.Torço p/que o rapaz atingido logo se recupere e volte p/a familia e que o culpado, pague por seu ato desastroso.

    • Meu caro marcos, é verdade que o acesso, não é só pela eliezer levy, mas tambem não da pra ficar fugindo de passar em frente ao SPB, só por medo de levar um tiro né? Meu amigo eu estava no onibus tinha, vc não tem ideia do que passamos.

  • Só não entendo por que a TV Amapá silenciou diante da invasão de militantes do PSB a emissora… E Não um militante qualquer. Foi o publicitário e militante da campanha. Esclareça isso pra gente Alcilene…

  • Sugestão para os que dizem ter medo do quarenta: tenham medo de quem mata animal indefeso por “esporte”; “esporte” que todos nós sabemos não era praticado só em safari na África. O quarenta vencendo a eleição a saúde, educação, segurança irão melhorar, nossa flora e nossos animais serão mais protegidos, acredite!!!(risos)… vote 40!

    • Caro senhor,o medo envolve um processo de pensamentos sobre o futuro, ou sobre o passado.Bem, devemos indagar, o que é que gera esse medo?Acho que o Senhor concorda comigo que o medo sempre existe em relação a alguma coisa,se não fosse assim não haveria medo. Por que temer Lucas 14 ou Camilo 40? Não há duvidas que vivemos em um mundo que nos causa medo constante, principalmente mudanças políticas,mas, porque temer LUCAS 14 e CAMILO 40? Será que já estamos no estágio de buscarmos um tratamento analitico, buscar “dar voz” ao sofrimento que é causa e evidenciado pelo medo que para alguns pode ser “bobagem” e para outros merece ser tratado,poís é grave.Será que minha simploria afirmação faz sentido, quando digo que “o medo se aprende”.Quanto a caça esportiva,é uma das mais antigas atividades do ser humano em favor de sua sobrevivência. A antropologia admite que a espécie humana somente atingiu o atual estágio de desenvolvimento mental a partir do momento em que os primeiros hominídeos deixaram de ser coletores para se tornarem onívoros. Isso foi determinante no desenvolvimento do senso de colaboração entre humanos, bem como no desenvolvimento de ferramentas. O instinto de caçar está presente no ser humano, seja na sua forma original ou na prática de esportes. O abate de animais por esporte é praticado por povos em todo o mundo, independente de credo ou etnia. O ato de caçar tem implicações de caráter ético e, para a maioria das pessoas, trata-se de uma questão de foro íntimo.A caça por esporte continua presente onde houver condições para sua prática. É um instinto tão espontâneo que pode ser facilmente observado logo na primeira infância.A subsistência do esporte da caça em áreas milenarmente ocupadas , torna inquestionável que um manejo adequado somado a preservação e recuperação das áreas silvestres fazem da caça um esporte plenamente sustentável.Nesse contexto, a caça amadorista vem sendo um fator de estímulo direto à proteção dos ambientes naturais, de vez que representa uma alternativa sustentável de uso da natureza que gera recursos imediatos para sua conservação. Isto se dá através do pagamento de taxas específicas e de arrendamentos de áreas naturais para a prática cinegética. Em alguns países, cuja legislação é mais desenvolvida, a criação de espécies em Parques de Caça, ocorre em áreas cuja preservação é assegurada. Essa proteção dos ecossistemas onde vivem espécies-alvo de prática da caça amadorista beneficia, evidentemente, não apenas estas espécies, mas todas as demais aí presentes, inclusive as ameaçadas de extinção pela perda de seus “habitats”.

      Promessas e propostas são ditas por ambos tenho certeza que a saúde, educação,seguraça,infra-estrutura etc,vão melhorar por isso voto LUCAS 14 ACREDITE!!!(sem risos),pois a situação da população do meu estado não me oportuniza isto.

    • Prefiro a vida do Wagner Aleluia que foi baleado por militante (meliante) pessebista.Tentativa de homicídio é pior que matar animal.
      Repito, a vida humana é mais importante.

  • Fico espantado com certos comentários sobre as últimas operações da Federal, a mando do STJ, foi uma trama urdida entre o PT e o PSB, para beneficiar o Camilo. Esses comentários, são escritos por pessoas que querem zombar da nossa inteligência ou capacidade de discernimento. Se essas operações ocorreram, foram porque denúncias chegaram ao MPF, e esse verificando a veracidade dos fatos, ofertaram denúncias ao STJ, e o Ministro encarregado de analisar o feito, decidiu por expedir os Mandados de Prisão Temporárias dos envolvidos e mandados de condução coercitiva das pessoas que tiveram seus nomes citados nas escutas telefônicas. Logo é viajar na maionese tecer tais comentários, pois o Lula, chefe maior da PF, apareceu por mais de uma vez pedindo votos para um candidato que teve o nome envolvido nesa operação. Logo, mudem o discurso, pois as eleições estão chegando e essa estória não cola nem com grude…

      • Caro Josimar, não estou fazendo nenhuma investigação, apenas escrevi sobre os fatos que são de domínio público, sem atacar pessoas. Falei de forma genérica, e se vc se doeu, paciência. Vá questionar os meios de comunicação nacional INDEPENDENTES, que publicaram a notícia e o Ministro do STJ, que liberou o SEGREDO DE JUSTIÇA. Repito , leia, interprete e se não entender peça ajuda dos universitários, sem antes desarmar o coração. Saudações Fraternas.

        • Com toda seriedade que o caso exige Elson! Não tenho o hábito de orientar minhas opiniões políticas por programas tipo Sílvio Santos, por isso não preciso da ajuda “dos universitários” pra concluir que vc está sendo leviano e irresponsável com a opinião. Em nenhum momento os fatos narrados NO INQUÉRITO DA POLÍCIA FEDERAL dão conta de que o PSB/PT são o leme das investigações da operação mãos limpas. Isso é fruto da sua imaginação ou paixões. Tenho procurado ter o cuidado ao comentar sobre esse assunto somente após o surgimento de FATOS novos. Se houve desvio de verbas públicas isso é da responsabilidade dos que se beneficiaram ilicitamente e quanto a isso, me consta que nenhuma pessoa do PSB e muito menos do PT foi convidado, conduzido ou preso pra neste escândalo. Então condenar por supeita não é muito correto pra quem reinvidica coerência! Vamos lá, podemos melhorar a informação… Abraços!

          • Silva e Josimar

            Vai um chazinho de camomila aí? O Elson não pôs pimenta em ninguem,voces é que não interpretaram corretamente.Paz,gente,muita PAZ!!!!

            • Ok Jorge! Mas eu só havia feito uma pergunta simples e direta que talvez direcionasse um debate interessante e não a esse desfeicho cheio de ironias e presunção de superioridade por parte do Elson. Mas já vi que tinha mais versões do que fatos! Ainda assim obrigado pela dica…Abraços!

              • Não tenho nenhum motivo nem vontade de querer ser superior a ninguém. Todos aqui são pessoas inteligentes e se alguma frase soou como de soberba, não foi minha intenção. Logo, encerro a discussão, ratificando minha posição anterior: Não creio ter partido da da coligação PSB/PT, a ordem para se deflagrar a Operação Mãos Limpas. Saudaçoes Fraternas a todos.

                • Releendo seu primeiro texto reconheço que fiz uma defesa desnecessária do PSB/PT, por isso peço desculpas pela forma (o Jorge Luiz tinha razão)! Mas sugiro fraternalmente que se defenda sem utilizar tantas ironias, isso muda o rumo do debate e geralmente disputa com o foco do que deve ser entendido. Fica então desfeito o mal entendido! Abraços…

    • Como vc pode falar tanta besteira do MPF? Agora, o MPF’e culpado pelos rombos nos cofres do GEA? Foi o MPF que defendeu, at’e a pris’ao, o Adauto? Foi o MPF que matou as criancas na maternidade? A falta de saneamento (agua e esgoto) no AP ‘ culpa do MPF? A falta de merenda nas escolas ‘e culpa do MPF?
      Uma que eu passei nesse final de semana… Com uma dor terrivel da calculo renal… Sentado em uma cadeira por horas sofrendo com dor… At’e ligarem para o m’edico que deveria estar l’a… Mas tava em casa dormindo! E mais, quando chegou, o hospital n’ao tinha a medica’cao para mim. Desta forma, minha m’ae teve que comprar.

  • Caro Silva. Peço que vc leia atentamente meu post. Coloquei que quando uma pessos tem uma denúncia para fazer, procura o Ministério Público, que é, digamos assim, o “advogado da vítima”. Em nenhum momento, denegri ou ataquei a imagem do MPF, pois se assim fizesse, a dona do blog, excluíria meu comentário. As pessoas tem que aprender a INTERPRETAR os comentários dos que interagem nesse conceituadíssimo blog, antes de sair respondendo de forma ríspida. Logo da próxima vez, que ler um comentário e não entender, peça pra alguém ler e interpretar para vc, para eviitar que a pessoa que postou o comentário tenha que, educadamente, fazê-lo. Desarme seu coração e desoplie seu fígado. Saudações Fraternas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *