Covid-19: Prefeitura de Macapá monta pontos de distribuição de medicamentos em frente às unidades de referência

A Prefeitura de Macapá passa a disponibilizar em vans, a partir desta terça-feira, 26, a dispensação de medicamentos utilizados como sugestão terapêutica para pacientes suspeitos de Covid-19 em frente às Unidades Básicas de Saúde Lélio Silva e Álvaro Corrêa. Os veículos são equipados com mobília administrativa, central de ar, gerador de energia e cadeiras de atendimento, e funcionam para o público de segunda a sábado, das 8h à 0h.

Ao colocar os veículos nesses pontos, a intenção do Município é diminuir o fluxo de pessoas dentro das unidades de saúde, como explica a coordenadora do Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19, Silvana Vedovelli. “Nosso objetivo é manter dentro da unidade somente os pacientes que precisam de consultas e estabilização, diminuindo assim a circulação nas unidades e o risco de contaminação” explica.

Nas unidades móveis, os pacientes poderão fazer a retirada de remédios como azitromicina, ivermectina, cloroquina, antitérmicos, xaropes, entre outros, com apresentação de receita original e documento com foto. Desde que começou a adotar a sugestão terapêutica proposta pelo Comitê Médico de Enfrentamento da Covid-19, as unidades têm tido uma média diária de mais de mil receitas atendidas.

Os veículos pertencem ao comando da Guarda Civil Municipal, que cedeu para a Secretaria de Saúde para esse momento de enfrentamento da doença. Os transportes foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jamile Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *