Covid-19: mais de mil espaços públicos já foram desinfectados e higienizados pela Prefeitura de Macapá

 

A exemplo de outras capitais brasileiras, a Prefeitura de Macapá adotou a desinfecção e higienização de locais públicos como medida estratégica para conter o avanço da Covid-19. De 28 de março a 14 de abril, aproximadamente 1.050 pontos estratégicos receberam a limpeza especial. São locais onde ainda há fluxo de pessoas.

De acordo com a Prefeitura de Macapá, a ação de desinfecção e higienização tem como objetivo desinfetar locais com maior número de circulação de pessoas, mesmo durante o período de isolamento social, sem previsão de término. Ao todo, 150 homens estão envolvidos na ação, divididos em seis frentes de trabalho, executando de forma simultânea os serviços que acontecem por meio de hidrojatos (que permitem o processo de áreas externas) e bombas costais (garantem a limpeza interna), e também seis caminhões-pipa com capacidade de 22 mil litros de água (fazendo a lavagem de ruas).

O produto utilizado é uma mistura de água, cloro isocianurato de sódio 65% e detergente, eficazes na desinfecção de áreas com possíveis contaminações. “Faremos a aplicação do produto nos quatro cantos da cidade. Para isso, não paramos. As frentes de trabalho estão cumprindo o cronograma até mesmo nos fins de semana”, disse o secretário de Zeladoria Urbana, Carlos Alberto Oliveira.

O Comando Geral da Polícia Militar, localizado no bairro Beirol, passou pela lavagem na manhã desta terça-feira, 14. A corporação, que, segundo a assessoria de comunicação, contabiliza seis policiais afastados por suspeita de Covid-19, recebeu borrifação nas calçadas de acesso ao prédio, bancos, estacionamento, corrimãos, mesas, paredes e algumas salas que ainda vêm sendo ocupadas.

“A Polícia Militar está, juntamente com a Saúde, na linha de frente de enfrentamento ao Coronavírus. Estamos nas ruas diariamente e expostos ao vírus. Esse trabalho é de extrema importância para nós. Ressaltando que, por ser uma atividade essencial, não podemos parar”, disse o tenente Josiagab Oliveira, da Comunicação Social da PM.

Na manhã desta segunda-feira, 13, também foram higienizadas ruas e avenidas do Infraero I e UBS do bairro. “Durante a lavagem das ruas é recomendado que os moradores da cidade não deixem os carros estacionados em calçadas, pois atrapalha a eficácia da limpeza”, ressaltou o secretário Carlos.

A Prefeitura de Macapá está com várias ações de combate ao Coronavírus. Mas, para que tenha êxito, é necessária a colaboração da população em resguardar a quarentena e ficar em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *