Concurso gastronômico profissional Enchefs AP traz como tema “Saberes e sabores do Amapá”

 

O Concurso Enchefs AP já virou tradição e este ano traz como tema “Saberes e Sabores do Amapá”. O evento gastronômico será realizado na Praça Veiga, no dia 10 de novembro, às 17h, onde acontecerá a disputa profissional, onde será possível para candidato mostrar novas técnicas, novos ingredientes e executando pratos que valorizem a cultura do seu estado. A inscrição do concurso encerra no dia 01 de novembro, às 23h e pode ser encaminhada para o e-mail: [email protected]

Chef Dona Flora

Para participar do concurso é necessário estar dentro de alguns critérios, como: ser maior de idade (idade mínima 18 anos); ser Amapaense ou residir no estado há pelo menos 03 anos; ser cozinheiro profissional, podendo ou não ter formação em curso profissionalizante, técnico superior, ou superior na área de alimentos, cozinha ou gastronomia. Ter quatro anos ou mais de experiência profissional, comprovado através de currículo, carteira assinada ou carta de recomendação devidamente firmada e reconhecida em cartório (com endereço eletrônico e número de celular ou contato incluso). Ressaltando que, em caso de qualquer informação inverídica o candidato (a) será desclassificado (a).

A primeira etapa do concurso é classificatória e consiste em o candidato apresentar um prato de autoria e/ou releitura da cozinha regional ou local do estado do Amapá de acordo com o tema “Saberes e sabores do Amapá”. Além disso, cada candidato concorre com uma única receita e justifica ao final da receita, o porquê da escolha dos ingredientes;

Na segunda etapa do concurso serão sorteados entre os candidatos seis sacolas surpresas, onde terão ingredientes locais. Em uma bancada terá ingredientes em comum para todos, tais como: azeite, sal, entre outros. No Entanto, o participante trará consigo apenas um ingrediente de seu gosto para utilizar na confecção de oito pratos, este insumo será custeado pelo próprio participante. Os outros ingredientes serão disponibilizados pela coordenação do evento.

Na fase final do concurso serão escolhidos quatro finalistas e eles poderão levar seus utensílios e instrumentos, mas a coordenação do evento cederá alguns itens de cozinha. Cada finalista deverá estar uniformizado com a vestimenta dólmã, toque de chef, sapato de segurança, avental e zelar pela higiene pessoal e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos conforme a RDC 216/04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, cada finalista deverá preparar cinco mini pratos para degustação e um para foto, totalizando seis pratos. Os pratos para degustação deverão ter no máximo 200 gramas.
Sobre o tempo os finalistas deverão chegar uma hora antes do início do concurso. Os mesmos terão 15 minutos para preparar a bancada com os utensílios necessários; 1h30min para a execução, e; 15 minutos para apresentar e defender seu prato à banca julgadora. A comissão julgadora será formada por cinco profissionais, sendo eles da área de gastronomia e convidados. A banca examinadora avaliará a receita e justificativa do prato apresentado.

Sobre o resultado final, o prato vencedor será revelado ao final do Enchefs AP. O ganhador (a) estará automaticamente inscrito no Enchefs Nacional representado o Amapá e com participação garantida no Prêmio Nacional Dólmã 2020. O Chef Vencedor do Concurso Gastronômico Profissional receberá um certificado de Vencedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *