Como os jogos mobile fazem você gastar dinheiro

*Gabriel Cavalcante Leão Dias – Design de Games 

A maioria dos jogos mobile são de graça na Apple Store e na Play Store, e são uma das mídias de entretenimento que mais fazem dinheiro no mundo. São jogos com o modelo freemium, que para começar a jogar é de graça e o jogo oferece opções monetárias em troca de conveniência. A monetização em jogos freemium é baseada em psicologia comportamental. Um exemplo real é que quando viajamos para o exterior normalmente nosso senso de dinheiro fica ligeiramente distorcido, afinal, a taxa de conversão normalmente é um número quebrado e não algo simples como 2 por 1. Com jogos mobile é a mesma coisa. O jogo oferece um dinheiro virtual(comumente chamado de cash) que pode ser obtido com dinheiro real. Por exemplo, com 1 dólar você consegue comprar 16 cash. Além disso o fato de você usar um dinheiro virtual ”falso” faz com que o jogador não sinta tanto o impacto da quantia de dinheiro que foi usada, e o processo de compra pela Apple Store e Play Store é rápido, se já tiver os dados do seu cartão salvo no aplicativo.

 

Em Clash of Clans, após melhorar suas estruturas, é necessário esperar um tempo para a construção terminar, com alguns prédios levando mais de uma semana. Por um valor, o jogador pode pular esse tempo de espera.

È normal um jogo ficar mais difícil conforme o jogador progride. É também comum um jogador novo receber mais benefícios do que um jogador veterano. Muitos jogos mobile colocam coisas incômodas no caminho do jogador, não sendo necessário pagar para continuar a jogar, mas tendo uma opção de remover aquele incômodo com uma transação.

Outro exemplo de monetização são jogos com propagandas no meio. Em 2013, um jogo chamado Flappy Bird viralizou na internet, desenvolvido por apenas uma pessoa. Estima-se que seu desenvolvedor ganhava 50.000 dólares por dia, apenas com o dinheiro gerado pelas propagandas dentro do jogo.

Já houve um caso, reportado pela BBC, onde quatro crianças gastaram 550 libras no jogo Fifa no nintendo Switch. Jogadores e até mesmo governos, classificam certo sistemas no Fifa como jogos de azar e alguns países estão lutando para que a EA mude o jogo ou para que o jogo seja proibido nos países.

 

Para conseguir jogadores para seu time nos últimos jogos da série Fifa, é necessário comprar pacotes, como se os jogadores fossem figurinhas colecionáveis. Obviamente, jogadores que investem mais para pegar os melhores jogadores, tem vantagem sobre os outros.

Pessoalmente, não recomendo deixar informações de pagamento salvas em contas compartilhadas. Sempre mantenha em mente que muitas lojas virtuais transformam o pagamento num processo rápido e fácil a menos que você escolha o contrário, como criar uma conta separada ou ter que colocar  senha em toda transação. Sistemas diferentes têm métodos diferentes.

Link para matéria da BBC: https://www.bbc.com/news/technology-48908766

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *