Começa hoje o Encontro dos Tambores

Encontrodostambores

A partir desta quarta-feira, 18, tem programação do Encontro dos Tambores, no Centro de Cultura Negra do Amapá (UNA), com a abertura oficial e programação cultural. O evento integra o Mês da Consciência Negra, que iniciou no dia 12 e encerra em 3 de dezembro. A realização é da União dos Negros do Amapá (UNA), movimentos sociais negros, com apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA) e Prefeitura de Macapá (PMM).

Às 18h, autoridades anunciam oficialmente a abertura do Encontro dos Tambores, e em seguida tem programação de reggae, capoeira e hip hop, com apresentações de bandas, DJ’s, roda de capoeira, festivais e disputas de grupos. No dia 19 tem o concurso que elege a Mais Bela e o Mais Belo Negro do Amapá, com a participação de 13 candidatos. No intervalo, apresentação das bandas Afro Brasil e Afro Ritmo, e outras atrações.

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, começa com a Caravana Saúde do Axé, que faz atendimento médico na escola Azevedo Costa, durante o dia, quando também estará acontecendo a Feira Quilombola, na lateral do CCNA. Às 16h a Caminhada Zumbi dos Palmares sai da praça Barão do Rio Branco em direção ao Centro, onde encerra, e logo após, o momento mais esperado, a Missa dos Quilombos, seguida das primeiras apresentações do Encontro dos Tambores, que encerra dia 23.

Dentro do espaço do CCNA outras atividades culturais estarão acontecendo, como exposição e comercialização de artesanato, fotografia e artes plásticas, rodas de capoeira, rodas de conversa sobre a cultura e religiosidade africana. A programação do Mês da Consciência Negra também acontece fora dos muros do Centro. Oficinas, palestras, homenagens e cultos de todos os segmentos culturais e religiosos são realizados em escolas, praças, terreiros e associações

Mariléia Maciel

Assessoria de Comunicação/Comissão Organizadora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *