Coluna “O Mundo por Aline”. Um paisito cheio de charme e sabor chamado URUGUAI

*  Aline Monteiro

Uruguai, esse país pequenino mas enorme quando se trata de cultura, diferentes paisagens, sabores e com um povo tão simpático, que abre logo um sorrisão quando descobre que você é brasileiro!

Por conta da proximidade geográfica e histórica, eles sabem muito sobre nós, sobre nossa cultura e, curiosamente, diferente de qualquer outro povo que eu já tenha conhecido, se esforçam pra aprender e falar nossa língua. Sem falar que o espanhol deles é bem pausado e devagar (não é cantado como o da Argentina nem tão rápido como o do Chile), o que permite fácil entendimento e muitos diálogos.

A capital Montevidéu é uma cidade que não é grande e que concentra metade da população desse país que, dentre outras coisas, se destaca pela baixa densidade demográfica (você vê poucas pessoas na rua e dizem até que no Uruguai existem mais cabeças de gado do que pessoas!).

Limpa, arborizada, calma e quase sem trânsito, Montevidéu ocupa há anos a incrível posição número 1 no ranking de cidade com melhor qualidade de vida da América Latina (baixas taxas de analfabetismo e de pobreza, bons índices de segurança e com uma classe média que representa mais de 70% da população).

Em relação à gastronomia, ela muito se assemelha à argentina, por conta da cultura rio-platense compartilhada (as capitais dos dois países estão separadas apenas pelo Rio de la Plata), por isso os clássicos argentinos estão todos por lá (carne, medialunas, dulce de leche e empanadas).

Mas não se engane, saiba que o Uruguai tem seus destaques próprios nesse quesito e que Montevidéu tá cheia de bons restaurantes para você conhecer.

Quando estiver em terras uruguaias não deixe de provar:

CHIVITO: um sanduíche gigante, o “XIS-TUDO” deles.

chivito.jpg

ASADO URUGUAIO: a cultura gaúcha é muito forte e a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul têm em comum essa paixão pela carne. A diferença é que no Uruguai a carne é assada em grelhas.

parrilla.jpg

DULCE DE LECHE: mais escuro e consistente que o da Argentina. O da marca Lapataia é o mais famoso. Muito bom!

doce.jpg

CERVEJA PATRICIA: uma das principais cervejas deles.

MATTE: uma outra paixão uruguaia. Já vi muitas cuias na Argentina e muitos chimarrões no Rio Grande do Sul, mas não na quantidade que vi aqui. Todo mundo por lá anda com suas cuieiras e garrafinhas por todo o canto. Resolvi experimentar e entendi tudo! Delícia! E não é tão amargo como eu imaginava.

mate.jpg

CLERICOT: espécie de sangria, só que feita com vinho branco ou espumante e com vários tipos de frutas (laranja, morango, maça, pera, banana, uva etc). Muito consumida em Punta del Este. Uma delícia!

VINHO URUGUAIO: vinho fabricado em vinícolas familiares e feito com a uva TANNAT (tinto e forte). Muito bom!

vinhos.jpg

CURIOSIDADE: no Uruguai existe uma lei que proíbe que o sal fique na mesa nos restaurantes, para evitar o consumo excessivo. A saúde dos uruguaios agradece! Vi até plaquinha advertindo sobre isso em um restaurante. Mas não se preocupe, se você achar que sua comida precisa de sal, não fique com vergonha, e peça para o garçom que ele traz.

20170616_085536 (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *