Coluna Café com Notícia

Por Márcia Corrêa e Ana Girlene

Eleições 2012: debate no rádio

Confirmado para o dia 30 de setembro debate entre os candidatos a prefeitura de Macapá na Diário FM. Os assessores e coordenadores de campanha dos seis candidatos participaram de reunião preparatória, aprovaram as regras e confirmaram a presença no evento. Serão quatro blocos, dentre os quais dois com tema livre e perguntas diretas entre os adversários. O debate está sendo organizado pela equipe do Café de Domingo. Não perca!

 

Auditorias

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá – TCE fará novas auditorias, a partir do dia 17 deste mês na Companhia Docas de Santana, Defensoria Publica do Estado, Secretaria Estadual de Educação e Amapá Previdência. Os recém empossados servidores do TCE passaram por curso, durante a semana, sobre as mais novas técnicas de auditoria governamental, consideradas poderosas ferramentas no combate à corrupção. Agora vão poder colocar todo o conhecimento em prática.

 

 

Outras ações

Enquanto aguarda manifestação do Tribunal de Justiça a respeito da denuncia sobre suposto esquema que teria desviado R$820 mil da Assembleia Legislativa, no final do mandato de Jorge Amanajás, o promotor de justiça  Afonso Guimarães segue debruçado sobre a farta documentação apreendida durante a operação “Eclésia” e novas denuncias devem surgir em breve. Gastos com gasolina, passagens aéreas e ressarcimento da chamada verba indenizatória já estão na fila.

 

Tenso

Segue tenso o clima entre a Secretaria de Saúde do Estado e a empresa Inneuro. Em nota, o GEA afirma que a empresa retirou do setor de tomografia, por meio de ordem judicial, diversos objetos do escritório, espelhos, portas de vidro, carrinho de emergência, macas, suporte para soro, pontos e tubos de acesso à ar comprimido e gás oxigênio. Sobre a paralisação dos serviços, a SESA assegura que voltará a realizar os exames em dez dias.

 

Peixe do mar

O Primeiro Festival Gastronômico de Peixes do Mar no Meio do Mundo, parte da programação da 49ª Expofeira, merece destaque. Os restaurantes capricharam nos pratos criados especialmente para o evento e provaram que com criatividade e bom tempero, peixes ainda pouco comercializados no mercado local como uritinga, corvina, rosado e pirapitinga podem fazer sucesso nos cardápios. Um livrinho de receitas foi distribuído aos visitantes com todas as dicas de como fazer em casa.

 

 Mais ou menos vereadores?

A polêmica em torno no aumento de número de vereadores em Macapá acaba de ganhar novo capítulo. Depois de tumultuadas sessões no parlamento municipal, que resultaram na aprovação de mais sete cadeiras para Câmara, o debate agora correrá no mundo jurídico. A procuradora geral do Ministério Público Estadual, promotora Ivana Cei ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o aumento, com pedido de liminar. Para ela, a decisão da Câmara é uma afronta à população.

 

Café de Domingo

A cantora e compositora Lia Sophia visitou a Diário Fm durante a estreia do Café de Domingo. Ela esteve no Amapá para fazer show no embalo de seu maior sucesso “Ai menina”. No programa de hoje, quem canta para os nossos ouvintes é Brenda Melo. Além de música, o Café de Domingo promove um debate sobre união homoafetiva, conversa com o jornalista Arilson Freire no quadro Repertório Pessoal e com o desembargador Raimundo Vales no quadro Eu vim de lá.

Lia Sophia

 

 

Mais energia

Engenheiro ambiental, Eduardo Sakamoto, representante da empresa Ferreira Gomes Energia, responsável pela construção da nova usina hidrelétrica no Rio Araguari, esteve no Café durante a semana e informou que a conclusão das obras, prevista para 2015 está com o cronograma antecipado e deve ser concluída no segundo semestre de 2014. Em operação, a hidrelétrica vai gerar 252 MW de energia elétrica, o suficiente para abastecer uma cidade de até 700 mil habitantes.

 

Mais energia II

Embora toda a energia da nova usina hidrelétrica tenha sido vendida, através de leilão para consumidores de outros Estados, o engenheiro explicou que 100% da energia gerada deverá permanecer no Amapá. Isso só será possível devido a chagada do Linhão de Tucuruí, conectando o Amapá ao Sistema Interligado Nacional. Sakamoto garantiu que teremos, em breve, energia mais limpa e de qualidade. Tomara!

 

 

 

  • Esses auditores não podem esquecer de aplicar essas ultramegasuper “poderosas” técnicas no próprio TCE e na Assembléia.

  • PRIMEIRO LUGAR PARABÉNS A DRA. IVANA CEI PELA CORAGEM DE ENFRENTAR A ASSEMBLÉIA E AGORA A CÂMARA DE VEREADORES. CONCORDO COM A DRA TEM QUE MANTER O NÚMERO DE VEREADORES E NÃO AUMENTAR. ESPERO QUE CONSIGA, TEM APOIO DE TODA SOCIEDADE DO ESTADO QUE NÃO CONCORDA COM ESSSE AUMENTO DE CADEIRAS.

    QUANTO AS AUDITORIAS DO TCE ATÉ AGORA NÃO DÁ PARA ACREDITAR. APESAR DO AFASTAMENTO DOS CONSELHEIROS E NOMEAÇÃO DOS AUDITORES COMO CONSELHEIROS SUAS AÇÕES ESTÃO AINDA MUITO TIMIDAS. TALVEZ OS AUDITORES AINDA NÃO SE DESLIGARAM DOS ANTIGOS CONSELHEIROS AFASTADOS. MEUS AMIGOS AUDITORES SEUS CARGOS SÃO VITALICIOS ENTÃO MÃOS A OBRA. TIRE DA GAVETA TODAS AS TOMADAS QUE FORAM ENGAVETADAS A PEDIDO DE CONSELHEIROS. TEM DA DEPUTADA DALVA, DO GOVERNADOR WALDEZ, DO PEDRO PAULO, DO CAPIBERIBE ANTES QUE PRESCREVA (5 ANOS). MESMO QUE JÁ TENHA PRESCRITO O POVO TEM QUE SABER QUEM GERIU DE FORMA ILICITA OS RECURSOS PÚBLICOS.

    • Concordo! A MSc. Procuradora IvanaCei tá mostrando ao quê veio! Nunca vi o Ministério Público tão atuando na defesa do povo e do erário amapaense. Se condenados, cadeia vai ser pouco para esses pilantras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *