Coluna Café com Notícia

*Ana Girlene

Girlene-CIMG7951

Irresponsáveis

Claudia Capiberibe, secretária de inclusão e mobilização social do GEA, taxou de irresponsáveis as acusações de que o aluguel social, pago às vítimas do incêndio no bairro Perpétuo Socorro, estaria atrasado. “Hoje não basta falar. Temos que provar o que estamos dizendo. Isso é irresponsabilidade política de pré-candidatos ao Governo. Mas, escolher o aluguel social, que está sendo pago religiosamente em dia é muita falta de responsabilidade”, disse ao Café.

Corrupção

Washington Picanço (PSB), que além de vereador em Macapá, preside a Comissão de Combate a Corrupção na OAB/AP, quer atuar como assistente de acusação do Ministério Público nas ações decorrentes da Operação Eclésia. O pleito é legítimo, mas o deixa, no mínimo, de saia justa diante do silêncio dos deputados estaduais de seu partido sobre o mesmo episódio.

Vereador Washington Picanço
Vereador Washington Picanço

Mudos

Ministério Público afirma que os supostos esquemas de corrupção na Assembleia Legislativa teriam desviado dos cofres públicos mais de R$45 milhões. Já são dezenas de ações penais e por improbidade administrativa em curso na justiça amapaense. Ao que pese todas as acusações contra os dirigentes da Casa, não se ouve uma crítica sequer dos parlamentares. Ficaram mudos?

Vela

Ouvi de um ex-deputado estadual que seus colegas acendem velas todos os dias para que o afastamento de Moisés e Edinho seja mantido pela justiça. Eles acreditam, que sob novo comando (Júnior Favacho), a Casa ganharia uma espécie de “refresco”. A situação é vergonhosa, afinal, como cobrar moralidade com a coisa pública com tanta coisa a ser esclarecida no próprio Poder Legislativo?

Desrespeito

Paciente chega ao atendimento de emergência da UNIMED com fortes dores no peito, falta de ar e diagnóstico de pneumonia. Do médico, que sequer levanta a cabeça durante a “consulta”, recebe uma prescrição tão absurda que o bom senso dos enfermeiros não permitiu aplicar. Salvo por estes profissionais, o doente volta pra casa com os mesmos sintomas e com a certeza do quanto somos vulneráveis diante de profissionais medíocres e irresponsáveis como esse.

Presente

O caminho ainda é longo, mas a aprovação da PEC 111, em 2º turno na Câmara dos Deputados, tem sido festejada por milhares de servidores púbicos que sonham com a transferência para o quadro da União. Alguns calculam que o salário poderá triplicar. Dalva Figueiredo (PT), autora da Proposta, ficou bem na foto, apesar, claro, de dividir a conquista com toda a Bancada.

CEU

A previsão é de que até o final deste semestre seja inaugurado o 1° Centro Unificado das Artes e dos Esportes (CEU) de Macapá, localizado na Zona Norte da capital, no bairro Infraero II. A obra está com 84% da parte física concluía e passa agora pela fase de licitação para compra de equipamentos e formação do Conselho Gestor. O CEU está sendo construído pela PMM com recursos do Ministério da Cultura e contou articulação de Randolfe Rodrigues (PSOL) junto à ministra Marta Suplicy.

Advertência

Pela terceira vez os professores da rede municipal de ensino rejeitaram proposta da PMM de incorporar parte da regência de classe ao salário base da categoria e decidiram, em Assembleia Geral, realizada no sábado (26), paralisar por três dias em sinal de advertência. Na sexta-feira (09/05), haverá outra assembleia para avaliar o movimento e nova proposta da gestão municipal.

Luta

Agentes e escrivãs da Polícia Civil do Amapá também vão paralisar. Foi o que decidiu a categoria em Assembleia Geral na última sexta-feira, 25, na sede do SINPOL. O ato está marcado para o dia 6 de maio em frente ao Palácio do Setentrião. A direção do sindicato disse que esgotou todas as tentativas de diálogo com o GEA e que agora o debate será travado nas ruas. Melhores condições de trabalho e reestruturação da carreira encabeçam a pauta de reivindicações.

Expresso

Vereador Lucas Barreto, pré-candidato ao GEA pelo PSD, afirma que saiu da posição de independente em relação à gestão de Clécio (PSOL) na PMM, entregou os espaços que tinha na gestão municipal e declarou oposição.

 

Plano de recuperação das ruas e avenidas de Macapá promete vencer a buraqueira que tem irritando tanto os motoristas da cidade.

 

“Waldez é um quadro. Mas, deixou a corrupção tomar conta de seu governo. Acabou do jeito que todo mundo viu”, Alcilene Cavalcante, via twitter.

Waldez, aliás, demonstrou certo nervosismo e desconforto durante entrevista ao Luiz Melo na última sexta-feira, 25. Melo, por sua vez, conduziu muito bem. Show de bola!

  • Em relação ao artigo “Vela” é triste dizer que infelizmente temos 21 deputados, entre amarelos, vermelhos, azuis, verdes, que foram denunciados pelo Ministério Público por enriquecimento ilícito. Quase todos se chafurdaram em diárias absurdas, pagas com o dinheiro do povo. Como vcs podem querer que eles tenham o pudor de tomar alguma atitude contra os colegas, sendo todos farinha do mesmo saco? Só podemos dizer que é lamentável.

  • Caros COMPLACENTES, não adianta encher os buracos com asfalto, pois o que se quer é retirar os buracos e não asfaltá-los. Os buracos continuam aí…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *