Coluna Café com Notícia

Por Ana Girlene 

 Parado

Por falta de limpeza, os médicos que atendem no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) paralisaram os procedimentos cirúrgicos. Segundo ele, a atitude foi motivada pela falta de limpeza no local, provocando o risco de contaminação hospital

 Parado II

Segundo o Sindicato dos Médicos (Sindmed), há dois meses a limpeza não é feita regularmente por falta de pagamento à empresa responsável pela conservação do hospital. A greve dos trabalhadores da limpeza é o principal motivo para o “caos”. A Secretaria de Saúde (Sesa) disse que já tomou medidas de remanejamento de trabalhadores de demais unidades ao HCAL a fim de resolver o problema.

 

 Ganho

O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) disse nesta semana, no Café com Notícia, que o Estado não perderá os royalties da exploração do petróleo na costa do Amapá. O leilão ocorre nos próximos dias 13 e 14 deste mês. Porém, o parlamentar se mostrou preocupado com o impacto sócio ambiental sobre os municípios afetados pela exploração: Oiapoque, Calçoene, Amapá, e costa Norte de Macapá

Enquadrados

Os ex-secretários de Saúde da atual gestão do Governo do Estado do Amapá (GEA), Evandro Gama, Edilson Pereira, Regiclaudio Silva e Lineu Facundes, foram processados pelo Ministério Público Federal (MPF) por não prestarem informações solicitadas pela Justiça sobre determinado pregão eletrônico para contratar empresa de fornecimento de medicamentos. Ambos foram enquadrados por improbidade administrativa.

 

 Dia das mães

O período do dia das mães é uma das épocas mais esperadas pelo comércio. No início desta semana o movimento aumentou bastante. De acordo com a gerente de uma importadora, Adriana Mendes, os itens mais procurados são chapinhas, secadores de cabelo, perfumes e arranjos florais. Neste domingo, o centro permanecerá aberto até às 14h00.

Operação Confictus

Nesta semana, a Polícia Federal em parceria com a Controladoria Geral da União e o Ministério Público Federal deflagrou a operação Confictus. O objetivo é investigar fraudes em processos licitatórios envolvendo órgãos federais, praticada por representantes de empresa prestadora de serviços de vigilância e segurança, sediada nesta capital, por meio da utilização de atestado de capacidade técnica falso.

Operação Confictus II

De acordo com o delegado Fabrício Braga, a empresa participou do pregão utilizando documentos falsos e os órgãos públicos foram vítimas. “Até agora, os indícios apontam o que a empresa agiu de má fé e que os órgãos públicos foram as vítimas. Mas mesmo assim, vamos continuar com as investigações para esclarecer essa fraude”, afirma.

Desvalorização

Os guias de turismo do Amapá reclamam da desvalorização da profissão. Dos 500 formados no Estado, apenas 50 estão sindicalizados e cadastrados para atuarem. A presidente do sindicato, Glaúcia Dias, lamenta que a categoria não esteja recebendo a devida atenção das instituições publicas e privadas. “O guia é peça chave na cadeia do turismo, mas essa percepção é de poucos por aqui”, desabafa.

 Direito Ambiental

Encerrou no sábado (10), o II Encontro Internacional de Direito Ambiental da Amazônia – EIDAM. Durante três dias, especialistas na temática debaterem as fragilidades da legislação que trata dos crimes ambientais no mundo. As contribuições serão encaminhadas ao Congresso Nacional para enriquecer os mais de cem projetos de lei que já tramitam no Senado e Câmara dos Deputados.

Viver sem Limites

 

Será lançado na segunda (13), às 9h, na Câmara de Vereadores de Macapá, o plano do Governo Federal “Viver sem Limites”. De acordo com o vereador André Lima, a PMM poderá acessar recursos específicos para atender as demandas das pessoas com deficiência, especialmente no que se refere a acessibilidade, considerado ponto crítico em Macapá. São R$ 7 bilhões disponíveis até 2014.

 

Expresso

” O PT é governo, afinal, temos a vice-governadora do Amapå” Isaias Carvalho, ao defender que o partido tome posições mais coerentes com essa condição no imbróglio entre GEA e Sinsepeap.

Ex-deputado Paulo José disse que está reunindo farta documentação para provar sua inocência na recente condenação por improbidade administrativa, em ação interposta pelo MP/AP. Estamos esperando.

 

“Lamentavelmente essa prática de contratar canos eleitorais com dinheiro público e mais comum do que se imagina” afirma o promotor Adauto Barbosa.

 

Euricélia Cardoso, diretora da Escola do Legislativo, comemora o sucesso do último evento provido que discutiu Banda Larga no Amapá.

 

“Afinal, se as contas de um gestor são rejeitadas pelo Tribunal de Contas, mas aprovadas pelo Legislativo, ocorre ou não a inelegibilidade” des. Raimundo Vales.

 

“Assim como pode aumentar, pode diminuir o preço da tarifa”, avalia Clécio Luís sobre o possível aumento na tarifa.

 

Colaboração de Abinoan Santiago, Graziela Miranda e Jamile Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *