Coluna Café com Notícia

Por Ana Girlene

CAFENOTICIA

Grave, gravíssimo

De acordo com o secretário adjunto da SESA, Olavo Picanço, não haverá refresco para os médicos que não cumprirem escala de plantão. “Isso é considerado falta grave pelo Conselho Federal de Medicina e pode até resultar em suspensão do exercício”, explicou. Ele esteve pessoalmente no HCAL na noite da última sexta (12), onde constatou a ausência de um plantonista. Resolveu o problema e prometeu rigor na apuração.

Grave, gravíssimo II

O ex-secretário, Robério Souza, alertou pelo twitter, que naquela noite havia um médico na escala de plantão em viagem para fora do país. Em tom de desabafo e provocação, Robério pediu que a SESA investigasse o caso. Conseguir o nome do médico plantonista não é tarefa fácil. Uma medida simples, como um cartaz com o nome e o contato do profissional, prometida várias vezes, até agora não funcionou.

II EIDAM

O Amapá vai sediar o II Encontro Nacional de Direito Ambiental, no período de 9 a 11 de maio. A temática será “Lei de Crimes Ambientais: uma avaliação estratégica”. O ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, é presença confirmada na palestra de abertura que acontecerá no auditório da Faculdade CEAP. Participantes de diversos países como Peru, Moçambique, Argentina, México e El salvador também virão ao Estado para o evento, coordenado pelo Ministério Público do Amapá.

Experiência  

O ex-prefeito de Belém e deputado estadual, Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) esteve em Macapá nos últimos dias para acompanhar a instalação do Congresso do Povo, uma espécie de fórum permanente de discussão e deliberação sobre a administração da cidade de Macapá. Dentre os líderes comunitários, serão escolhidos delegados que deverão acompanhar de perto a execução de obras e serviços, denunciando, quando for o caso, eventuais irregularidades.

Experiência II

Para Edmilson Rodrigues, o Congresso do Povo, é a melhor forma de administrar uma cidade, pois assim, dividindo responsabilidade, fica mais fácil resolver os problemas. “Ademais, a própria comunidade vai decidir quais serão as prioridades”, explicou. Nesse primeiro momento, caberá ao “Congresso” aprovar o Plano Plurianual (PPA), que definirá o planejamento dos próximos quatro anos para Macapá.

Experiência III

Em Belém, segundo Edmilson, a fórmula compartilhada de gestão funcionou. “No primeiro momento, os nossos técnicos estranharam a cobrança dos moradores nas ruas, mas o processo democrático é assim mesmo. Todos precisam compreender o novo papel”. Sobre política de alianças e a relação com o PSB, o ex-prefeito pareceu otimista. “Podemos até ter nossas divergências, mas não podemos dizer que o GEA seja um governo corrupto”, disse ao Café.

Edmilson-DSC_0325

Pedofilia

O advogado Carlos Tork, contratado pela Igreja católica, para fazer a defesa do padre Miguel Arcângelo, 68 anos, preso sob acusação de ter praticado atos libidinosos com um menino de onze anos no município de Mazagão, não revelou detalhes do caso, tampouco a estratégia que adotará. O local da custódia para onde o pároco foi levado também foi mantido em sigilo. Porém, o Café com Notícia, obteve informação junto ao delegado Sandro Torrinha (responsável por pedir a prisão), de que ele estaria na 9ª DP, em uma cela especial.

Ciente

Genival Gemaque (PR), prefeito eleito em Pedra Branca do Amapari, no último domingo, 13, admitiu que vai precisar de muito diálogo para buscar o apoio do governador do Estado, Camilo Capiberibe. Motivo: o seu partido faz oposição duríssima à atual gestão do Governo do Amapá. Por enquanto, ele garantiu que as conversas vão iniciar via bancada federal. Gemaque disse ainda que logo após derrotar Wilson Filho (PSB), desmontou o palanque e iniciou o trabalho de transição na prefeitura.

Sob suspeita

Pode até ser que uma coisa não tenha nada a ver com a outra, mas o comportamento do desembargador Constantino Brahuna, nas denúncias que chegam ao TJAP, envolvendo o deputado estadual Moisés Souza, mudou desde que ele foi alvo de Ação de Exceção de Suspeição movida pelo MP/AP. Em seu último voto, aceitando nova acusação contra o parlamentar, Brahuna disse que os indícios eram muito fortes da prática de diversos crimes cometidos na Assembleia Legislativa. Acho que pegou a defesa de calça curta…ou não!

 

Café Expresso

“ É um absurdo que não tenha nenhum aparelho de Raio – X nos postos de saúde de Macapá, mas isso vai mudar”, garante o secretário municipal de saúde, Rinaldo Martins.

Após a prisão do padre acusado de pedofilia, a população tomou a frente da delegacia, na tarde de quinta-feira, 11, reivindicando a soltura do religioso. Porém, os populares acalmaram os ânimos ao saberem do motivo que o levou a prisão.

A Secretaria Municipal de Finanças prorrogou o prazo para o pagamento em cota única dos impostos em âmbito municipal. O desconto no IPTU e Alvará de Funcionamento pode chegar a 30%. Já no ISS, a dedução é de 10%.

Os dois tomógrafos da Secretaria Estadual de Saúde não estão funcionando. O do HCAL entrou em manutenção e o do HE apresentou problemas na fase de teste.

 

  • Quanto ao médico que não estava no plantão,o “remédio” é simples: Que o serviço não seja pago!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *