Cerveja, cerveja, cerveja!

*José Bogéa. Advogado. Enófilo. Colunista do Blog.

Bogea

 

O mês de julho homenageia o líder romano Júlio Cesar, responsável pela introdução do formato do calendário que utilizamos até hoje. Além da  importância histórica, o mês de julho é peculiar para os nortistas. É quando começa nosso verão e acontece as férias escolares do meio do ano. Portanto, é um mês festivo pelo calor e, para muita gente, traz alguns dias de folga.

Especialmente em um mês juliano atípico, com cinco finais de semana, inicio mais um deles embalado pela famosa música sertaneja de Zezé de Camargo & Luciano, que homenageia a sexta-feira e clama três vezes pela bebida dos monjes: “cerveja, cerveja, cerveja!”.

A trilha sonora até pode ser um clichê, mas as boas cervejas não são. Certa vez, em minha coluna na Revista Diário, numa comparação entre a cerveja e o vinho, escrevi que ambos possuem mais semelhanças que diferenças, compartilham da mesma paleta de aromas e sabores e podem ser tão ricas e complexas como um bom vinho (o que inclui os benefícios a saúde).

Obviamente que não me refiro às cervejas comerciais, feitas para venda em massa, mas às especiais. E são tantos estilos que optei por indicar uma para o início da experiência, a partir de uma grande predileção minha: a  APA.

A sigla APA significa American Pale Ale e foi desenvolvida originalmente nos EUA na década de 1980. O seu teor alcoólico gira em torno de 5%, e a sua principal característica é a presença do lúpulo americano, rico em aromas florais e cítricos, o que a torna extremamente agradável para ser consumida na nossa região.

A boa notícia é que nós temos como provar aqui em Macapá, e, uma das mais clássicas e icônicas disponíveis no mercado, a Pale Ale da cervejaria americana Sierra Nevada. Ela vai muito bem com carnes grelhadas e vegetais na brasa.

Você encontra essa APA da Sierra Nevada e outras opções de cervejas especiais na Rustic Hamburgueria Artesanal, que fica no Shopping Macapá (brevemente terá uma outra unidade no Amapá Garden Shopping). Complementando a dica, se for provar in loco, acompanhe com uma bela porção de onion rings. Bom fim de semana!

bogea-15.07

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *