Centro Covid-HU completa um ano de funcionamento

O Centro Covid-HU, em Macapá, completou um ano de funcionamento no domingo, 6. Trata-se da maior unidade de referência para atender complicações da covid-19 no Amapá. Durante esse período, a estrutura acumula muitas vitórias, com mais de 1.500 mil pacientes que receberam alta e voltaram para casa recuperados da doença.

Para garantir o funcionamento da unidade, o governo do Amapá investiu na instalação dos sistemas de energia elétrica, água e tanques de gases medicinais. O Estado também investiu na compra de equipamentos de suporte para o diagnóstico que auxiliam no atendimento aos pacientes que estão internados na unidade, como dois raio-x portáteis e aparelho de ultrassonografia.

Atuam no Centro Covid-HU 1.134 mil colaboradores entre equipes médica, de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, laboratório, limpeza e alimentação. Tanto o funcionamento da unidade como o pagamento dos trabalhadores são 100% custeados pelo Governo do Amapá.

O Governo Federal enviou equipamentos e parte dos insumos para o local. Um termo de doação do Ministério da Saúde garante que após o fim da pandemia os equipamentos continuarão no Amapá dando suporte à rede de alta complexidade estadual.

 

Destes 195 leitos, 110 são clínicos e 85 de UTI, tornado o HU o maior hospital de campanha da rede pública e privada do Amapá e o terceiro maior em capacidade instalada do orte do país.

O secretário de Saúde, Juan Mendes, ressaltou que estrutura do HU deu um novo fôlego ao tratamento da covid no Amapá permitindo a ampliação da assistência.

“O objetivo do HU vem sendo cumprido desde o primeiro dia de funcionamento, que é o de salvar vidas. Atualmente ele concentra a nossa maior complexidade assistencial, esse diferencial tem sido ímpar para salvar as pessoas acometidas em covid”, destacou.

 

Espaços terapêuticos

Desde que foi inaugurado, o Centro Covid HU desenvolveu projetos que contemplam espaços voltados para a oferta de atendimentos psicológicos e terapêuticos para servidores e pacientes. Em fevereiro de 2021, foi inaugurada a Sala de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS) Marlúcia Gomes Gonçalves Roza. No espaço, é ofertado tratamento terapêutico para prevenir e melhorar as condições psicológicas dos pacientes e profissionais.

Eles participam de atividades com pinturas, jogos, roda de conversa, musicoterapia, fisioterapia, cinemoterapia, entre outros trabalhos desenvolvidos pela equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros e fonoaudiólogos.

 

Em maio, foi lançado o projeto “Qualidade de Vida no Trabalho”, que tem como objetivo ofertar atendimento médico, psicossocial e fisioterapia para os servidores da unidade.

O projeto busca promover a saúde ocupacional de forma integrada com outros setores e serviços de saúde, de modo a estimular os servidores a adotarem um estilo de vida saudável, além disso, busca garantir a valorização e condições de trabalho mais humanizadas para a equipe da unidade.

 

O termo de cessão do espaço foi resultado de uma parceria entre Governo do Amapá e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), com a articulação senador Davi Alcolumbre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *