Carta de Agradecimento do Promotor Paulo Veiga, que se aposenta da função de Promotor de Justiça do Ministério Público do Amapá

 

AGRADECIMENTO ESPECIAL A TODOS

 

Colegas, amigos e amigas, membros do Ministério Público do Amapá.

Amigos e amigas servidores, estagiários, contratados, serventes, pessoal da limpeza, seguranças, militares e colaboradores.

Hoje, dia 29 de fevereiro de 2012, meu último dia no Ministério Público do Estado do Amapá. Amanhã, 1º de março, estarei aposentado. A cortina do show se encerra hoje, mas sinto que meu dever foi cumprido e deixo um legado de que o melhor de mim foi feito, uma vez que procurei realizá-lo com dignidade, ética e respeito ao próximo. Daqui pra frente é levar adiante muitos sonhos que ainda restam. Trilharei outros caminhos, buscando outros horizontes, sobretudo ajudando nossa universidade, a UNIFAP e alcançar o patamar que merece. A partir do dia 15 de março deste ano, iniciarei meu Doutorado em Direito, na linha de pesquisa Democracia, Cidadania e Direitos Fundamentais, pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV, a mesma onde em 2009 concluí o meu mestrado e por meio da qual publiquei com outros colegas o livro “Justiça e Libertação – a dialética dos direitos fundamentais”. Após dois anos pretendo retornar e reassumir minhas funções na UNIFAP. Neste momento quero agradecer a todos pela amizade, apoio, incentivo e carinho que sempre recebi desde quando cheguei ao Amapá, em novembro de 1991. À sociedade amapaense minha eterna gratidão, pois aqui fui bem recebido e respeitado. Meu maior sonho é que, o programa MP Comunitário que até esta data coordeno tenha continuidade, porque hoje é um instrumento de transformação social, levando, pelo menos, esperança à população sofrida de nosso Estado. Tenho certeza que a atual administração do Ministério Público que tem à frente uma grande Promotora de Justiça, a Dra. Ivana Franco Lucio Cei, comprometida sempre com as causas sociais e a efetivação de direitos humanos fundamentais, prosseguirá com este programa que mostra efetivamente um Ministério Público Social, defensor das causas sociais e instituição de maior credibilidade em nosso Brasil. Obrigado a todos e que Deus ilumine os nossos caminhos.

PAULO VEIGA

 

  • Um grande amigo e um dos mais brilhantes Promotores de Justiça do Estado do Amapá.
    Lembro que em 1993 foi recebido pelo Dr. Paulo Veiga na cidade de Laranjal de Jari, não apenas como um magistrado, mas como um ser humano que soube magistralmente nos acolher como um verdadeiro irmão, inclusive oferecendo sua casa e alimentação.
    Paulo Veiga nos deixa uma lição de simplicidade e competência. Que seja breve o seu retorno.

    MARCONI PIMENTA

    • Dr. Marconi…Uma das pessoas que mais me espelhei como profissional homem de bem sincero, honesto, correto e simples foi você. Coisa títica de cearense. Suas palavras e seu jeito de ser serão sempre grande incentiuvo para mim. Um abraçõ.
      Paulo Veiga

  • Tive o privilégio de trabalhar e conviver com o Dr. Paulo da Veiga Moreira quando ele foi Diretor Geral do Ministério Público do Estado do Amapá, e na Promotoria de Justiça da Cidadania. O meu depoimento é de um servidor que já o conhece há dez anos. O Dr. Paulo encarna o que de melhor podemos ver em uma autoridade pública: serenidade, simpatia, simplicidade, educação, correção, honestidade, ética, princípios, dignidade, honra, firmeza de caráter, enérgico quando preciso, justo nas decisões, conquistando, por isso, respeito e confiança dos colegas, dos colaboradores,do mais simples aos de maior cargo, da sociedade toda, enfim. O MP Comunitário tem a cara e o perfil do Dr. Paulo. Ele é o próprio MP Comunitário. Ali ele fará muita falta. Oramos para que também o seu sonho de continuidade do programa continue e se consolide cada vez mais. Fará muita falta ao Ministério Público. Fará muita falta a nós, seus amigos e admiradores. fará muita falta à sociedade amapaense. O consolo é que depois de dois anos de doutorado ele retornará ao nosso convívio para, mais uma vez, contribuir. Dr. Paulo, muito obrigado por tudo. Vá, permaneça e volte com Deus em sua nova empreitada. Que Ele o abençõe sempre. Um abraço fraterno e afetuoso. Mauro

    • Mauro…nossa convivência foi sempre fraterna. Você é um grande homem, pessoa de bem e de respeito. Obrigado pela amizade e pelas belíssimas palavras. Um abraçõ9
      Paulo Veiga

  • Pessoa maravilhosa, de carter indiscutivel. Dr. Paulo Veiga fará muita falta ao Ministério Público do Estado do Amapá e principalmente ao Programa MP Comunitário, que nestes dois anos coordenou com garra e determinação. Um grande abraço Dr. Paulo.

    • Oi Elaine…quanto tempo e quanta saudade. Conhecer você aqui foi sensacional e hoje em outras paragens não poderia deixar de te dizer que sua amizade é de suma importância para mim. Obrigado pelas palavras. Um abração
      Paulo Veiga

  • Grande colega/amigo Paulo Veiga!
    Parece que foi ontem que eu lhe enderecei um telegrama, almejando-lhe êxito pleno no julgamento do Caso Magave, júri realizado no Oiapoque. Quanto tempo já se passou?. Verdade.
    Mesmo assim, voce permaneceu com a mesma dedicação e entusiasmo demonstrados desde a data da sua posse, sempre com os olhos voltados para os mais necessitados.
    Que bom que foi assim.
    Agora você dá novas passadas em busca de outras epopéias.
    Por certo, essas também serão coroadas de êxito pleno.
    Pena que não mais gozaremos do seu gostoso jeito mineiro de ser, haja vista a materialização da sua aposentadoria a partir de 01-03-2012. Compreendo.
    “Os homens passam, as Instituições permanecem”, disse Ulisses Guimarães, na enfermidade do Pres. Tancredo Neves. Concordo.
    Também não poderia deixar de agradecer-lhe, porquanto em alguns instantes de dificuldades no exercício das minhas atribuições, você sempre solidarizou-se comigo de forma até contundente.Não precisava tanto, porém nunca esquecerei isso.
    Perdõe-me se fiz algo que, eventualmente, lhe causou algum constrangimento.
    Estarei por mais alguns anos no nosso atuante Ministério Público, e voce, estando na inatividade,conte comigo para qualquer intervenção que se fizer necessário.
    Que o nosso Deus de amor, perdão e misericórdia, permaneça presente em todos os seus dias alcançando inclusive os seus familiares. Bôa sorte, caríssimo amigo. Segue-lhe o meu mais afetuoso abraço. Até!

    • Amigo Adauto,
      Desde quando te conheci ví o seu tratoi carinhoso com as pessoas e seu coração sempre manso e pronto para servir. Deus coloca pessoas como você em nossos caminhos e suas palavras me tocaram de maneira fraterna. Obrigado por suas palavras. Grande abraço.
      Paulo Veiga

  • Conheci o Paulo Veiga no dia em q cheguei ao Amapá, ele e uma amiga foram me buscar no aeroporto, é um ser humano fantástico e um profissional irretocável,desjo boa sorte e q aproveite bem a vida agora q pendurou as chuteiras.

    • Obrigado Lourdinha…assim te conheci. Busquei você no aeroporto com nossa amiga e aqui você ficou. Nossa segurança se espelha em pessoas sérias e honestas como você. Obrigado por suas palavras.
      Um abraço

      Paulo Veiga

  • Eis um cidadão que abraçou a carreira de promotor com dignidade e maestria em nosso Estado. Promoveu a justiça sem saber a quem. Como advogado, atuando em alguns casos, percebi a coerência, o equilíbrio e a capacidade de quem sabe combater o bom combate. Tem espaço e credibilidade para continuar servindo comunitariamente. Qual a possibilidade de enveredar novos projetos por meio de uma mandato político? Ou assumindo um cargo ad nuntum na Administração Pública? É meu amigo, à vezes não temos escolha, somos escolhidos. Você detém um perfil de homem público que precisa ser aproveitado.
    Se os “homens” o quizerem…
    BOA SORTE! QUE OS APOSENTOS SEJAM SÓ NO CARGO DE PROMOTOR DE JUSTIÇA. TEM MUITO A CONTRIBUIR AINDA.

    • Gilmar meu amigo,
      Você nem sabe como suas palçavras me tocaram profundamente. Sou grato a você, sua familia que sempre me acolheu e o povo deste Estado que nunca vou esquecer. Continuarei lutando por um Amapá desenvolvido para que tenhamos um ótimo lugar para se viver. Um abraço e obrigado.
      Paulo Veiga

  • Meu Mestre! E que maravilha ter tido um mestre com o seu perfil. Humanidade e humildade que afloram a pele. Foi admiração à primeira vista. Amante da boa música, por várias vezes nos presenteou com seus dotes artísticos. Era unanimidade o seu carisma, na avaliação dos colegas de turma. Enfim, palavras não faltarão para definí-lo como um ser humano ímpar.
    Confesso que tive outro grande prazer; encontrá-lo frente a um projeto de grande alcance social, em 2010/2011, o famoso e bem sucedido MP Comunitário. Pude confirmar o que há muito já sabia: um homem generoso para com os cidadãos da terra que o acolheu e que este por sua vez, muito fez para honrá-la.
    Ainda bem meu Mestre que não é despedida, é um até breve. Não vejo o nosso Amapá, sem a sua presença. Parabéns e abraços fraternos.

    • Obrigado Élida por suas generosas palavras. Sinto orgulho de todos os meus amigos, especialmente de pessoas como você. Tudo isso devo ao povo do Amapá…obrigado
      Paulo Veiga

  • Agradeço a Deus por ter me permitido conhecer pessoas que venceram e chegaram tão longe, me ver tão pequena perto da imensidão que tem certas pessoas não me dá inveja, mas vontade de chegar lá também. Tenho muitos exemplos para seguir como meus pais, alguns amigos, até a própria dra. Ivana, mas entre elas conheci uma figura que aos poucos foi ganhando destaque. Tive o prazer, exercendo a minha função, de cobrir algumas matérias, seguindo a caravana do MP Comunitário, com o grande dr. Paulo, lutando por cada cidadão que encontrava nas mediações de conflitos, nas audiências, enfim, e sempre achei interessante porque não eram os servidores ou estagiários que atendiam essa gente, mas o próprio dr. Paulo, que fazia questão de sair de uma sala confortável para defender os interesses de quem quer que fosse. E quando eu finalmente chegar “lá”, vou lembrar de todas as pessoas que me serviram de exemplo e, com certeza, o senhor será uma delas.
    Não podia deixar de lhe desejar boa sorte em sua nova jornada. Fique com Deus.

    • Oi Renata,
      Suas palavras me comoveram bastante. Que bom ter participado com você de várias atividades do MP, especialmente do MP Comunitário. Você é uma grande pessoa. Estarei sempre torcendo por você. bjos

  • “Humanidade e humildade” que afloram a pele, muito bem aplicado!! Dr. Paulo anos se passaram e trabalhar com voce foi um marco em minha história. Hoje fiz uma busca e seu inconfundível sorriso apareceu na tela, mas acredito que fui umas das primeiras assistentes sua em “Laranjal do Jarí”. Deus da justiça esteja sempre com as mãos estendidas sobre você!!!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *