Capital Humano. Assédio moral. Constrangimento

Penso que está faltando no governo do Amapá boas equipes de gestão de RH e o direcionamento claro da política de Gestão de Pessoas, de seres Humanos ou de Recursos Humanos, como queiram utilizar a parte da administração que trata do assunto.

São as pessoas que fazem as organizações andar. Sem elas, pode colocar equipamento, carros, sistemas e etc.. que será em vão.

Não estou falando de longo prazo, não. Do que precisa de trabalho que leva tempo, e que às vezes precisa de assessoria de consultoria externa.

Falo do agora.

Tem gente competente em lugar errado. Gente nomeada “onde tem vaga”, sem a devida observação da competência instalada no técnico ou militante. E servidores efetivos jogados de um lado pra outro, ou “encostados”. Isso é desperdício de talentos e do capital humano que dispões o estado para executar as políticas públicas e a gestão dos serviços do governo.

A terrível prática de “encostar pessoas”, seja por que exerceram cargos no governo anterior, seja por que não voltaram em Camilo, está manchando um governo que fala em “Tempo Novo, Tempo de Todos”. Os “encostados” são pagos pelo contribuinte, são concursados do estado ou da união, independente se o governo é Góes ou é Capiberibe.

Da mesma forma a abominável prática de assédio moral e o constrangimento funcional. Não em todos os órgãos, por que gestor competente não permite essa baixaria. Mas em algumas instituições de maneira bem grave. Em outras, sem o conhecimento do gestor, mas praticada por chefetes que gostam de assumir cargos públicos, mas nunca sequer passaram em um concurso.

São feitas pelo prazer sádico de constranger alguém, ou para perseguir aqueles que sua cabecinha miúda acha que são “inimigos do governo”, e lotam o servidor em local em que ele não tem trabalho para executar, equipamento para atuar, mesa pra trabalhar, cadeira pra sentar, e cobram o cumprimento de horário de trabalho integral. Todo servidor deve ser aproveitado tecnicamente, respeitado como servidor público, como cidadão e como ser humano.

Fica a Dica: Exerça o poder com humildade. A única coisa certa do dia de amanhã, é que o sol vai nascer.

Os acontecimentos da última semana e do ano que passou provam isso. O que era, deixou de ser. Pronto.

  • Humildade e compreensão contrária não característica do PSB no poder. Esses homens e mulheres que comandam hoje o Setentrião são arrogantes, propotentes e perseguidores. Nós professores estamos há 28 dias tentando falar com o Sr. Governador e até agora só enrolação. Ao invés de enfrentar o problema se esconde feito um menino que praticou uma traquinagem. Enquanto isso as ameaças, o assédio e a incompetência campeiam na SEED. Já vi esse filme. Não existe novo tempo, quando os agentes que o constroem se fazem valer de velhas prática. Nesse sentido gostaria de lançar aqui uma campanha: DIGA NÃO AO PSB NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!

    • E a galera do comando de greve ainda diz que esse movimento não tem cunho político eleitoral! O cara tá querendo antecipar as eleições de 2012! Que lamentável…

  • Sabias palavras Alcilene, infelizmente é isso mesmo que tem acontecido em várias secretarias. Minha familia inteira votou no Camilo, mas tenho que admitir que ele não soube escolher algumas pessoas para assumirem cargos de confiança no seu governo. Conheço uma pessoa que pediu pra sair da Seed pq não aguentou o inferno que se instalou lá. Aparentemente a secretaria foi exonerada, mas as outras “perseguidoras” continuam lá, fazendo terror. O camilo Tinha tudo pra fazer um excelente governo, mas se ele não mudar e rapido algumas chefias, não vai ser reeleito. E isso é mt triste, pq acompanhei sua trajetoria e sei que ele lutou mt pra estar onde estar. GOVERNADOR, não permita que meia duzia de ignorantes e arrogantes manchem sua imagem.

    • Parabéns Claudete pelas falas aqui.Eu e minha familia tb fizemos campanha p/os Capiberibes,votamos neles e nenhum de nós foi chamado p/assumir sequer um “carguinho”,mas tudo bem,isto é o de menos,pq somos todos nivel superior concursados federal,municipal e estadual e graças à Deus temos capacidade p/trabalhar sem precisar de cargos.Queremos sim,que este governo cumpra com suas promessas de campanha e faça o melhor p/o Amapá e seu povo,somos POVO.

  • Excelente texto Alcinéa. Tenho acompanhado pelas redes sociais os debates quanto ao governo do “Tempo Novo, Tempo de Todos” e cada vez mais fico assustada comas noticias que leio quanto aos procedimentos dentro das secretarias e orgãos do governo.
    Nao votei no Camilo Capiberibe, todavia, torço para que ele faça um bom governo, pois, independemente de quem esteja à frente do governo, desejo o melhor para o Amapá. Ocorre que esta perseguição insana aos supostos “inimigos” vem minimizando o tão propalado governo da mudança. Miriam Correa pode ter sido solapada da SEED por tal atitude, posto que todos comentavam que ela era algoz na caça aos adversários, daí obviamente arrebanhou mts opositores (desnecessariamente).
    Por último, não acredito que tal atitude tenha aval do Camilo, pois até agora ele demonstra ser uma pessoa integra e os tropeços da sua administração ocorrem justamente por conta dos que o cercam. Continuo na torcida para que nosso Estado caminhe rumo ao desenvolvimento.

    • Realmente acredito q o governador não compactue com esses desmandos, assédios e falta de respeito q veem acontecendo PRINCIPALMENTE na SEEd, mas é humilhante, vc se sente um LIXO,insignificante sem saber a qm recorer, pois vc passa horas e dias indo a secret sem ser atendido, como se vc não tivesse compromisso com nada a não ser fkr a disposição daquele povo.
      E qnd é atendido ainda falam; não sou eu q resolvo é somente com fulano, aí mais dias para continuar a labuta de ir a SEED.
      Continuo pedindo SOCORROOOOOOOOOO CAMILOOOOOOO!!!!!!!!
      Eu ainda acredito na MUDANÇA….
      A ESPERANÇA AINDA REINA NO MEU CORAÇÃO.

    • Alcilene, parabns pelo texto MARAVILHOSO, fala tudo sobre o momento vivenciado hj em nosso estado.
      Sofri humilhações e assédios na SEED, q me sinto mal só de entrar lá, fui perseguida, por q não concordei com a justificativa de minha devolução, bati de frente com alguns coordenadores, o q vejo é um ar de vingança, tipo, agora vão pagar o q fizeram comigo, não quero saber qm é, vms humilhar.
      Estas pessoas precisam de DEUS NO CORAÇÃO, de conhecer o PERDÃO.

      • “não concordei com a justificativa de minha devolução, bati de frente com alguns coordenadores”PROFESSOR É PARA ESTÁ NA SALA DE AULA;FAZ UMA REFLEXÃO E ADMITA QUE ESTÁ ERRADA.

        • rEFLITA COMCORDO COM VC, PROF É PARA EST NA SALA DE AULA E EU ESTV, COMO SEMPRE ESTIVE E ESTOU AGORA; TRABALHO A 15 ANOS E NUNCA FIK FORA DE SALA DE AULA, MAS COM O NOVO GESTOR ACHOU Q NÃO SERVIA MAIS PARA CONTRIBUIR NA ESCOLA PRQ HAVIA VOTADO NO OUTRO CANDIDADTO, FUI DEVOLVIDA E NA SEED TRATADA COMO SE FOSSE UNS DOS PROFESSORES Q A ANOS ESTAVAM FORA DE SALA DE AULA, MORANDOP FORA DO ESTADO OU A DISPOSIÇÃO DE DEPUTADO A,B OU C.
          ISTO Q NÃO ACEITO SOU TRABALHADORA, ESPECIALIZADA E MEREÇO SER RESPEITADA, NÃO ACEITO SER TRATADA COMO PROFESSOR VADIO, Q PROCUREM E SEJAM PUNIDOS OS Q NÃO TRABALHAVAM E Q ATÉ HJ ESTM SEM TRABALHAR E NÃO EU Q SEMPRE SOUBE O Q FOI UMA SALA DE AULA COM 38, 39, 40, ATÉ 45 ALUNOS DENTRO DE UMA SALA, CONTRIBUINDO SIM ALGUMAS VEZES COM MEU PRÓPIO DINHEIRO P/ MELHORIA DAS ESCOLA SUCATEADAS Q AÍ ESTÃO.
          BJS!!!!!!!!

  • Bom dia Alcilene! Sabemos que a prática de indicações políticas de cargos não é de hoje. Pois, os acordos eleitorais nos deixam nas mãos de vereadores, deputados (estaduais e federais), e seus acessores que indicam seus cabos eleitorais. E isso faz com que pessoas despreparadas assumam postos de grande responsabilidades.Onde deveria existir crescimento, ocorre primeiro o momento de caça as bruxas para descobrir quem foram os eleitores deste ou daquele candidato. Pior ainda, usam nome de governador e secretários para assediar e humilhar. Qualquer servidor conhecedor de seus direitos e deveres passa a ser a “pedra no caminho” e provavelmente “o próximo alvo”. E aí fica a dúvida. Quais os critérios usados para indicações à cargos importantes?! No caso dos Estabelecimentos de ensino é muito provável que quem assina os decretos de nomeação acabe confiando nas indicações sem saber a que pessoa está dando grandes responsabilidades. Não é a toa que a secretaria de educação vinha recebendo “chuvas” de denúncias de assédio moral, pois diretores despreparados tomam atitudes sem embasamento legal e direcionado aos “desafetos”! A propósito, a denúncia de assédio moral é garantida e a punição também! Caso as secretarias de origem do problema demorem a tomar providências, basta acionar o ministério público. Abraços!

    • Correta suas colocações e governo algum, deve ficar alheio à essas questões.Creio que devemos dar um tempo ao governador Camilo,para que ele tome providências e cobre de seus assessores,secretários e demais que compõe sua equipe de governo postura e escolhas coerentes,respeitando lógico,cada servidor público e comprometido com o trabalho.O agente público tem deveres e direitos,fato.

      • Égua já se passou 6 meses e ainda precisa de tempo pra dizer qual postura será adotada pelo Governador? Camilo tem uma postura política e administrativa e seus secretários devem nele se espelhar. É só mandar! E pra isso não é preciso tempo, e sim vontade de realmente por em prática um novo tempo. Tempo do PSB de governar.

        • Lorena,ninguém vive de passado,mas o tempo é importante sim, p/se arrumar oque estava desarrumado,certo?Faça as contas ai de 06 meses contra 08 anos, e veja qual a importâcia do TEMPO.Creio que não basta só a vontade.

          • E vc sabe quanto tempo foi preciso pra arrumar a casa q o PSB tbm deixou por 8 anos? ahh não vc não estava aqui!

            • Caríssima Lorena, concordo com seu comentário, sobre os secretários seguirem o Camilo( não no tt,mas nas atitudes). Mas me permita discordar,num ponto: No governo PSB/PT, só teve um secretário que pisou na bola, e foi sumariamnete exonerado pelo gestor da época. Ao passo que no goésveno…. Saudações fraternas…

            • Tens razão,àquela época eu não estava aqui,mas não preciso morar na China p/ficar por dentro dos TSUNAMIS que acontecem por lá.Tb não conheci o Pedro Alvares Cabral, p/saber que foi ele o descobridor do Brasil.Morei 32 anos fora da minha terra,mas nunca fiquei alheia aos acontecimentos daqui,afinal de contas,minha familia é quase toda amapaense.Abs

  • Pois é Alcilene, mas esse assédio moral não é de hoje, no governo passado foi pior, foram 8 anos dessa prática no estado. Eu fui uma vitima desse assédio quando eu trabalhava na CEA. Prestava serviço de motorista com meu carro alugado para a companhia (CEA), mas foi só descubrirem que eu apoiava o amarelo pra me tirarem. Mas o bacana foi como me tiraram. Eu trabalhava no período da tarde no campo (rua), saí pra trabalhar, por telefone o chefe de transporte me informou que eu estava dispensado do serviço e não podia mas nem entrar na companhia, e não apresentaram justificativa. Me trataram como criminoso.
    Agora falam em assédio moral, assédio moral aconteceu no goesverno passado.

    • Por isso mesmo, André, temos que ser incansáveis no combate a essa prática..Nao devolva na mesma moeda. Terá certeza que assim é muito melhor

    • Queridinho, lembre que no goesverno quem gerenciava e afundava a CEA era o PT, que hoje, inclusive, representa o vice-governo. Tente agora entrar na CEA, pois os “amarelos” estão lá. Chore sua triste história e diga-nos quem deles se sensibilizou. Lembro que o governador Waldez era constantemente cobrado pelos militantes do PDT para tirar capirotos dos cargos, e, mesmo assim, alguns se perpetuaram, vide SEPLAN. Mas agora é que tá bom, o resto a gente inventa.

  • Eclipse lunar total acontece na noite desta quarta
    Fenômeno, que durará quase duas horas, formará um arco ao redor da Lua obscurecida, com variações de cor
    Nesta quarta-feira (15), um eclipse vai acontecer na Lua ainda antes que ela nasça no céu do Brasil. O primeiro eclipse total da lua deste ano deve se iniciar às 17h25min, dois minutos antes de o Sol se pôr. A duração do fenômeno será de uma hora e quarenta minutos, o que é considerado um longo período. A última vez que ocorreu um fenômeno desta duração foi em julho de 2000, quando durou 1h47.

    De acordo com o diretor do Planetário de São Paulo, João Paulo Delicato, a explicação do longo período de eclipse se dá por causa da posição da Lua em relação à Terra. “Ela vai atravessar a sombra da Terra pelo meio, pegando a sombra inteira e permanecendo mais tempo nela”, disse ao iG.

    A lua cheia normalmente fica avermelhada em um eclipse, por causa da luz solar refratada pela Terra. Um eclipse total ocorre quando a lua passa pela longa sombra da Terra produzida pela luz solar. Enquanto a Lua fica imersa na sombra da Terra, um disco ao seu redor aparece e gradualmente vai mudando de cor, passando para prata, laranja e vermelho. Isto acontece porque de alguns raios de sol indiretos conseguem alcançar a Lua, após passarem pela atmosfera da Terra que dispersa luz azul.

    Delicato afirma que o eclipse poderá ser observado em qualquer lugar do Brasil, principalmente na costa do país. Nuvens no céu e prédios muito altos podem atrapalhar a visualização.

    O eclipse inteiro vai durar 5 horas e meia. Observadores da Europa vão perder a primeira parte do espetáculo porque ele vai ocorrer antes do sol se pôr. Ásia e Austrália não vão ver as etapas finais, que vai ocorrer depois do Sol nascer. A América do Sul terá a melhor visualização, que pode ser feita a olhos nus.

  • A sua mensagem diz tudo, eu e meu esposo sofremos com esse assédio.Votei no Camilo e nunca imaginei que isso aconteceria.Espero que essa prática feita por alguns que se acham donos da verdade deixe de existir, para podermos caminhar cada vez mais forte…

  • Alcilene, adorei o seu texto e tudo que está nele é a mais pura verdade, entra governo sai governo e nós funcionários Públicos concursados somos tratados como párias se não votamos no Governo.Sim e o meu direito de exercer a cidadania que me é conferido pela Constituição federal?Eu s~´o vou votar porque sou obrigada pq senão nem ia.Então se faça uma lei onde Funcionário Público seja proibido de votar e acaba-se com isso, fica igual a nós militares que não podemos fazer parte de Júris e nem sermos mesários em eleições. Simples assim.

  • Você Alcilene, como sempre, acerta em cheio em seus comentários. E sei que para chegar a fazer um comentário desses é porque o seu ‘saco’ encheu de tanta denúncia de perseguição e assédio moral. De fato, infelizmente, nos governos, não se faz distinção de quem é técnico e quem é ‘puxa saco’. Acompanhei de perto uma situação na SEED que me deixou estarrecido: A Drª Renilda Costa, que foi chefe de Gabinete da Marília na Secretaria de Mobilização Social, Advogada, pessoa competente, concursada da SEED e mais, mesmo em tão relevante cargo, passou ilesa em todas as operações mãos limpas. Quando começou o Governo da Mudança, voltou pra SEED. Ouvi pessoas do alto escalão da SEED comentando que apesar de concursada e competente, não poderia ocupar nenhum cargo porque era do governo anterior e irmã de Juiz. Foi perseguida até um tempo e não aguentando mais pediu pra pra sair e bater ponto numa escola de periferia. O Deputado Moisés, Presidente da Assembleia, que não é bobo nem nada, mandou chamar pra trabalhar na AL. E está fazendo um bom trabalho. Moral da História: com posições assim, quem perde é o Governo, a SEED e… o povo, lógico. Abraços. Rai Valente

    • Você sabia que a “Santa Renilda” mandou confeccionar carimbo em nome da chefa de pessoal, responsável pelos contratos administrativos e pagou com recursos da Assembleia Legislativa? Quem ditou as ordens não sabemos. A intenção da fabricação às escondidas do carimbo, tambem não sabemos, queremos e vamos apurar.

  • Muito interessante seu texto Alcilene, voce disse tudo que nos cidadãos gostariamos de dizer do governo da mudança. Camilo é jovem estudo Ciência Política no Canadá, mas nomeou pessoas que não conhece o que é política, nem o que é ser “ser humano”, muitos menos ter dignidade de respeitar o outro. Também acho que a primeira dama podia mostrar sua cara no que diz respeito ao trato com as pessoas, ser humilde é ser inteligente. Sábias palavras lene.

  • Lene, assédio moral e pouco neste “tempo de todos”, olha só o que o Corrêa neto postou em seu blog no dia 13/Junho/2011
    Não é fácil governar com o “inimigo” dentro de casa
    Há mais ou menos duas semanas, um fogaréu que ameaçava se alastrar pela Secretaria de Saúde, pegando o governo inteiro, foi apagado por um balde de água fria atirado pelo ex-governador João Capiberibe, que supostamente avalizou a escolha de Evandro Gama para comandar a Secretaria.
    Naquele momento estava em andamento uma transação tenebrosa envolvendo uma figura muito próxima do governador Camilo Capiberibe, – mais próxima ainda de seu pai, o senador João Capiberibe – aliado e parceiro de um deputado que se aproximara do PSB, antes da eleição para governador, em segundo turno. Essa dupla estava articulando uma campanha de desmoralização para atingir o secretário de Saúde, Evandro Gama, provocando a exoneração dele. A partir disso seria nomeado um secretário de confiança dos dois. Mas não era só isso que queriam. O objetivo estava mais além: eles queriam a chefia da comissão de compras, para repetir os saques feitos durante os governos do Waldez Góes e Pedro Paulo, que tiveram quatro secretários de saúde, e o preposto de um senador, presos por fraudes em licitações para compra de medicamentos destinados aos mais pobres.
    No momento em que surgiram os primeiros rumores sobre essa armação, cheguei a conversar com uma das lideranças mais respeitadas do PSB, que confirmou os rumores.
    -“O que você está sabendo é verdade. Temos conhecimento do que vem acontecendo, sabemos quem são as pessoas, e vamos agir”, ele me disse.
    Não lembro exatamente quanto tempo depois o senad0r João Capiberibe mandou chamar a figura ligada ao PSB, envolvida no esquema. A operação foi desmontada, e aparentemente sepultada. O homem das compras da Secretaria de Saúde é Mário Jucá, uma referência no grupo mais antigo do PSB, e da mais absoluta confiança do senador Capiberibe……
    Amigos a coisa está fugindo do controle, alguém precisa tomar providências,a máfia na SESA continua a todo vapor, e agora com o “apoio” do público interno do PSB.Lamentàvel!!!!!

  • Alcilene, esse é um problema grave. Quem conversa ou ouve alguém do governo falar conclui que eles são os melhores, são infalíveis, incorrompíveis, estão acima do bem e do mal. O problema Aliclene, é que quando vc se põe como perfeito vc também é mais cobrado, é mais exigido. Quando vc ouve Miriam e Eunice (SEED), Marcos Roberto (SEGUP), Juliano (SEPLAN), Evandro Gama (SESA) e etc. parecem que são deuses. Lene, a humildade nunca será dispensada. É preciso admitir que qualquer Governo está vulneravel a erros, falha e corrupção.

  • ACHO NORMAL , O GOVERNO TEM QUE COLOCAR SOMENTE PESSOAS QUE LHE APOIARAM EM SUA CAMPANHA ,ACHA QUE SE O LUCAS TIVESSE GANHADO ELE IA SAIR DISTRIBUINDO CARGOS PARA TODO MUNDO ; IA SER SÓ PARA OS PEIXINHOS DELE.

  • Tempo novo, tempo de Tolos!!! Parabéns Alcilene a notícia é velha, mas já que entra governo e sai governo essa prática é mantida, será sempre válida a discursão! O que temos que ter é a consciência de que se tratando de Funcionalismo Público Estadual os interesses e anseios serão sempre os mesmos, independente de governo ou governador, mas o que se percebe é que até os efetivos se sujeitam a esta divisão de cores ridícula (Amarela e Azul)em troca de benesses temporárias e acabam deixando de lutar por melhorias que permaneceram ao longo da carreira profissional! Puxa-Saquismo e Peleguismo é luxo de servidor temporário, eles passaram e a nossa demanda continuará reprimida e no final vamos todos se F#&*R de Azul ou de Amarelo!

  • Já postei alguns comentários à respeito desse assunto proeminente neste blog. Não custa nada darmos mais pitaco.

    Seria de bom alvitre que todos os partidos coligados com o PSB, hoje, colocassem à disposição do governador Camilo Capiberibe técnicos altamente capacitados, no sentido de o próprio governador escolhesse a quem de direito podesse nomear e de que lhe fosse de inteira confiança, com todo o respeito democrático de qual deputado abonasse a indicação, pricipalmente de secretário.

    Um secretário de Estado tem que obedecer ordem do governador e não do parlamentar que fizera a indicação.

    O governador Camilo Capiberibe precisa urgentemente ter liberdade de poder e que possa fazer com o que o Estado do Amapá de forms abrupta alcance o que todos nós estamos esperando, ou seja, o D E S E N V O L V I M E N T O e demais derivações. Talvez o único partido que até o presente momento não se ouviu nenhum burburinho de corrupção, seja o Partido Comunista do Brasil – o PCdoB, que de forma silenciosa vem demonstrando ter mais liberdade de ação e interação com os “Homens de Brasília”, visando algo de bom para o Amapá.

    O que está faltando para alguns partidos(pessoas) que querem ficar ricos do dia pra noite às custas de nosso dinheirinho suado que pagamos religiosamente através de nossos tributos, é permitirem liberdade para o governador Camilo Capiberibe trabalhar e nada mais. Ou tem mais?

    Puxando um pouco para o lado de greve que assola o Estado do Amapá, gostaria imensamente que todos os deputados estadual valorizassem essa luta democrática dos trabalhadores da saúde, educação, segurança e etc…, para que intervissem junto ao executivo, no sentido de que pelo menos escutasse as reivindicações do MOVIMENTO PAREDISTA. Afinal, todos esses deputados são POVO, e colocados por todos nós POVO, para nos REPRESENTAR. Toda LUTA DEMOCRÁTICA tem que ser RESPEITADA.

    E,”ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE!”

  • Parabéns… seu post diz tudo. Quando denunciamos assedio moral dentro do local de trabalho, ainda temos que ouvir, que “fulano” foi indicação e é apadrinado de tal politico e nada se fará para coibir tal pratica. Falo porque já sofri isso na pele, na adiministração publica.

  • Alcilene…sua análise marca ponto na história do Amapá ao ser instituído como Estado pela Constituiçào de 1988. Talentos temos em sobra, mas o que ocorre é que falta democratizar a democracia por aqui e, assim, quem sabe, aqueles combatentes e competentes servidores sejam respeitados e valorizados. É preciso que as instituiçòes públicas repensem que hoje não há mais separação entre “Administração e sociedade”, mas sim, uma gestão conjunta. Povo e governo trabalhando pelo povo. Precisamos salvar o nosso querido Amapá. Parabéns pelo providencial comentário.
    Paulo Veiga

  • Boa tarde Alcilene!

    parabéns pela materia. Espero que o Camilo leia, e veja a realidade do servidor dentro do novo governo.Essa busca de valorização vem de anos. O que o servidor quer é ser reconhecido como profissionais e contribuinte para o crescimento do Estado do Amapá. Os servidores do grupo administrativo necessita de um plano de Cargo e carreira para se sentir valorizado pelo investimento de formação, pois é a unica classe do quadro do estado que não possui seu plano de carreiras.Tem muitos servidores, assim como eu que prestou concurso de nivél médio, e que hoje já possui pós graduação é simplismente esta encostado na secretária por não ter a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos.Enquanto a gestão pública enxergar as oportunidades administrativas como emprego politico o servidor público ficara estaguinado a merce daqueles que passam e levam com sigo os conhecimentos que poderia ser de todos.tenho amigos que são lotados no pálacio e passam todo o seus expediente na frente da televisão, ou lendo revista porque só os cargos trabalham e não querem dividir as responsabilidades.”O EXEMPLO VEM DE CASA”. apesar de tudo que vem acontecendo no atual governo continuo acreditando no Camilo, ele só preciso gerenciar e não aceitar as pressões politicas mantendo tua identidade.

  • Querida Alcilene,

    Seria expressamente positivo que as pessoas que se deixam vencer pelo ego e acabam passando por cima de ideias e ideais sem ao menos se preocupar com o sentimento alheio pudessem buscar um nível de interlocução para lerem essa postagem e assim rever muitos dos conceitos que estão sendo impregnados atualmente em nossa sociedade. O Amapá tem jeito, ainda podemos ser um dia a cidade joia da Amazônia, não somente no seu meio natural e físico,que também consta como um um aspecto salutar de qualidade de vida, mas sobretudo, na aquisição de atributos como uma boa educação e de leal princípios integrado a um povo que eminentemente tem suagenerosidade. Parabéns pela postagem!!!

    • Perdeu..ele tem cargo..na PM existem funções que só podem ser exercidas respeitando a hierarquia…
      E vc ainda ficou fazendo teste pra postar o comentário? Medo de mostrar a ignorância? Rsrsrsr

  • Alcilene
    É a primeir vez que me manifesto no blog. Parabéns pelo texto, sempre inteligente e opotuno. Infelizmente em todos os governos não se faz a distinção de quem é tecnico e quem é “puxa-saco”. Ocorre, que pessoas que foram indicadas para cargos estratégicos e promover integração e a tal sonhada “mudança”, são exatamente as que estão promovendo as desarticulação, fofocas e perseguição. Leni, quero ainda acreditar que essa postura não tem o aval do Camilo. O Governador Camilo precisa apenas identificar entre os seus assessores, os que sistematicamente humilham e assediam moralmente os profissionais que querem contribuir com o seu governo. Enfim, o seu governo está sendo afetado pelas escolhas de pessoas que mal chega ao cargo e começa a perseguir profissionalmente os seus subordinados.
    Quer ver o ser humano mudar, dê poder para ele!!!!!
    Parabéns, pela sua atitude de alertar ao servidor a respeito do assunto.
    Abraços!

    • Marilene, querida! Quanto tempo! Onde estas, amiga? E nos ja conhecemos esse filme, não é mesmo? Certas pessoas so esperam uma oportunidade para abocanhar o que é dos outros ou, de todos, ou perseguir alguém. Eh como o ladrão que espreita na esquina ou atras da porta. Que Deus abra os olhos das pessoas sensatas e proteja o nosso Amapa!bjs

  • COMO ESTOU ORGULHOSA DE SER LEITORA DE SEU BLOG! VC É UMA PESSOA DE CARATER, PERSONALIDADE E DE CORAGEM! PERMANEÇA ASSIM ESSA MULHER DE OPINIÃO E DEFENSORA DE SEUS IDEAIS. PARABÉNS AMADA.

  • Antigamente isso se chamava comportamento bolchevique, revisionista, reacionário, mesmo. Isso antes da máfia russa, a verdadeira manifestação do comunismo stalinista. Antes da máscara cair.
    Basta ser humano para ser mau caráter, perseguidor, cruel na índole. Uma fera teria melhor comportamento. Pelo menos só ataca quando precisa comer.
    Não sou virgem maria, mas tenho pavor desse tipo de gente.

  • Esta turma da harmonia é sem noçao mesmo, idiotas continuem acreditando em papai noel, bela adormecida.. Waldez, Lobatos, Melos, e duartes da vida… O Amapá nao é de vocês, quero que meus filhos cresçam aprendendo que esta terra é terra de pessoas honesta e nao dessa cambada de corruptos que ao meu ver deveriam ainda esta na PAPUDA. E funcionário publico tem que trabalhar mesmo igual a todos os trabalhadores brasileiros chega de mordomia e privilégios o Amapá tem que sair URGENTE dessa industria do contracheque, o Amapá náo pode icar a mercê de contratos administrativo, greve de funcionários publicos etc… AVANÇA AMAPA,Os teus filhos alegre confiam num futuro repleto de louros…

    • Se não quis assinar o nome.Poderia pelos menos arranjar um pseudo mais condizente com você. Em vez de #failharmonia,que tal
      #souochefeassediador?

  • Oportuna a matéria! Concordo com vc em gênero, numero e grau, mas nao posso deixar de citar aquelas pessoas que se aproveitam do momento para reclamar do “assédio moral”, mas que na verdade é bem oportunista pois passou anos e anos sem saber o que é trabalhar e agora quando chefe novo solicita que faça algo o preguiçoso e enrolao de plantao faz caras e bocas, reclama, grita, bate o pé e quer ainda, ficar encosntando-se nos outros para executar tarefas! Olha la..esse tipo nao merece respeito! E passa o dia a levantar calunias de que é perseguido, quando na verdade é um funcionario publico relapso, mal acostumado a vida boa de ver o colega se acabando para executar a tarefa e ela “to nem ai!”

    • Tem esse lado também. Vc tem razão. Precisa-se saber se o perseguido é realmente perseguido ou somente cobrado no cumprimento de seu dever.abç

  • Alcilene vc está de parabéns pelo texto, falou tudo e um pouco mais!Independentemente de azul ou amarelo é preciso ter coerência e respeito pelas pessoas.
    O jeito é esperar que este Tempo novo chegue logo e com ele mudanças boas para todo o povo amapaense!

  • Rai Valente,
    Só para seu conhecimento a “Dra. RENILDA COSTA’,passou pela SESA e usou muito a prática do assedio moral, agora quer posar de boa moça, faça-me o favor, e tome um simancol. BEM FEITO PRA ELA.

    • Concordo, com o comentario Magali tive o desprazer de tarbalhar com esta pessoa na Secretaria de Inclusão e Mobilizacão Social humilhava todos os funcionarios por vezes tentou fazer isto comigo mais nunca permitir o engracado que vive na igreja pregando e muta hipocrisia.

  • Tem gente já fazendo política para o desaparecido Luca14 ano que vem. Que a briga seja boa, mas estão começando cedo demais e a política do “quanto pior melhor” acabou junto com a harmonia.
    Racionalidade pra não fazer besteira novamente.

  • A Gestao de Recursos Humanos
    serve para manter a organização produtiva, eficiente, eficaz, a partir da mobilização
    adequada das pessoas que ali trabalham. Nas secreterias dos Estado só temos orgaos que gerenciam o setor de pessoal e de pagamento, só serve para remanejar e fazer folha de pagamentos. O Estado, e falo pela pelo setor saúde, é lotado de proffissionais com doutorado, mestres, especialistas, doutorandos, mestrandos e inumeros profissionais que teriam o maior prazer de fomular politicas para a melhoria dos sistema publico, em especial o da saúde, mas como a Alcilene colocou, esses profissionais estao “Encostados”, enquanto os respósáveis pela Gestao da Secretaria de Saúde ‘brincam de fazer SAÚDE”…..

  • acredito que esta á a primeira vez que escrevo a este blog para fazer elogios, mas como sou uma pessoa de bom senso e sempre questionei os pesamentos da comentarista que na minha opinião muitas das vezes eram contraditórios e não condizia com o que estava acontecendo, então…quero declarar aqui meu elogio e até nem estou acreditando que alguém que nunca me pareceu imparcial declare um comentário como este, mas assim mesmo fico feliz que alguém como a jornalista Alcilene felizmente saia do “mundo de bob”…antes tarde do que nunca!

    • Nunca me coloquei como imparcial no meu blog..Aqui dou minha opinião e deixo aberta pra opiniao de quem quiser..E os leitores as vezes concordam, as vezes disordam do que escrevo..É isso

  • estou aqui, para concorda com o comentario da Magali trabalhei na Secretaria de Inclusào e Mobilizacão Social com esta Renilda que humilhava todos os funcionarios e por vezes tentou me humilhar mais não permiti e o pior ser humano que ja conheci tive amigos no trabalho que quando eram chamados no gabinete por ela ficavam apavarados engracado que vive nos cultos e muita hipocrisia ainda hajo mais teve ser mal amada.

  • Olá, fui uma vitima desta prática e os ataques foram atitudes de várias naturezas,a gestora tecia comentários maldosos em público, e/ ou em uma sala quando estavamos a sós. Foram calunias e difamações que até perdi a conta, alem de inventar coisas a meu respeito e por em duvida a minha formação. Pediam tarefas com uma urgência, sem proposito e fora de minhas funções. E quando decididamente resolvi me impor, A gestora, a adjunta e a Gerente do Núcleo de Educação Especial, esconderam meu ponto e me devolveram sem justificativa em periodo de greve.Dai inicio-se uma via sacra. Era sempre um evidente propósito de me prejudicar.Decidi resolver judicialmente.
    Ganhei na Justiça, e digo, lutem sempre, não desistam de denunciar e busquem seus direito: http://www.tjap.jus.br/app/open/consultas/?task=pro!
    PARABENS ALCILENE!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *