Danielly Salomão
Nesta quinta-feira, 17, os vereadores da Câmara Municipal de Macapá, aprovaram os projetos de lei nº 082 e nº 083, de autoria do vereador Clécio Luís (PSOL/AP), com a finalidade de diminuir os índices de atropelamento e acidentes de trânsito, em especial os ocorridos em cima da faixa de pedestre na capital do estado. Os projetos serão encaminhados para a sanção do prefeito de Macapá.
O projeto nº 082 consiste na pintura da figura de uma mão, cada vez que for pintada uma nova faixa de pedestre na cidade, como forma de conscientizar e educar pedestre e condutores de veículos. Segundo a relatora, vereadora Adrianna Ramos (PTC), o projeto já deveria ter sido aprovado há muito tempo pela relevância que a sinalização na faixa de pedestre representa para a população, já que muitos acidentes graves já foram registrados em cima da faixa.
O projeto nº 083 implica na implantação da campanha “Dê Sinal de Vida”, que autoriza o município promover ações a fim de educar e conscientizar os pedestres para a necessidade de levantar a mão ao atravessar a faixa e os motoristas de dar a preferência. “Durante pesquisa feita em outros municípios, como Fortaleza, São Luís e também Brasília percebi a importância de campanhas voltadas a segurança dos pedestres. O vereador Clécio Luís está de parabéns pela iniciativa”, declarou o vereador Luizinho do PT.
De acordo com Clécio Luís, são frequentes os acidentes de trânsito, sobretudo atropelamentos, que ocorrem em plena faixa de segurança. “Durante algum tempo difundiu-se de forma equivocada que ao pisar na faixa o trânsito congelaria o que de prática não ocorre. O correto é ao levantar a mão, o pedestre pede a atenção do motorista, que por sua vez percebe a presença do pedestre e lhe concede a passagem na faixa, sendo esse um pequeno gesto suficiente pra garantir a segurança no trânsito”, garante o vereador.
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Assessoria de Comunicação
Vereador Clécio Luís
9 Comentários para "Câmara de Macapá aprova projetos de Clécio Luís que garantem mais segurança para pedestres no trânsito"
Educativa mesmo,tanto p/os motoristas,quanto p/os pedestres.Outro dia vi um senhor com sua familia(numerosa, por sinal)atravessar c/a mão levantada fora da faixa de pedestre,por entre os carros exigindo aos gritos e palavrões, que os motoristas parassem.Ai não dá né mano,fala sério!
Concordo com você Carla. Se não for desenvolvida uma exaustiva campanha de educação não só do motorista mas principalmente do pedestre, que entende que só levantar a mão em qualquer local terá seu apelo atendido, muitos acidentes acontecerão.
Em Belém, em algumas ruas em que foram implantadas as faixas cidadão como a Duque, Marquês e Pedro Miranda já se vê progresso.
Acredito que se cada um, motorista e pedestre policiar seus direitos e suas obrigações as coisas se tornarão mais fáceis.
Sds,
Acredito que se não houver fiscalização e consciêntização, de nada adianta a lei (Lei é o que não falta). Acho também que estão fazendo uma propaganda tremenda para esse assunto, mesmo que seja relevante, poderiam está debatendo e gastando energia com problemas muito mais urgentes e criticos como o déficit habitacional de Macapá, crise do transporte coletivo (municipal e intermunicipal), a péssima qualidade da malha viária da capital, a extrema falta de arborização e calçamento entre outros assuntos que acredito sejam muito mais relevantes e que sem dúvida impactariam para melhor a qualidade de vida da população de Macapá.
Quando eu passar numa faixa dessas vou rir tanto cara, que Projeto ridículo. Prefeito Roberto, Vete isso!
Risível, perigoso e inútil. Muita gente vai morrer com a mão levantada sobre as faixas da morte em Macapá. A fiscalização rigorosa e a aplicação de multas já previstas seria mas eficaz.
O discurso do vereador tem um efeito pertubador, pois ele dá a entender ser obrigação do pedestre a parada dos veículos, a interpretação correta do CTB exige sim a parada de todos os veículos até que o pedestre tenha CONCLUIDO travessia, e não o que ocorre: ultrapassagem de veículos sobre a faixa (vedado pelo código), avanço de veículos quando o pedestre ainda encontra-se fazendo a travessia, etc… EXIJA que a prefeitura mantenha as faixas em boas condiçoes, FISCALIZE e MULTE rigorosamente…
Caros Carlos Picanço e Eduardo Dantas, perto adore preocupante é não fazer nada, e deixar como está. A pintura da mão junto a faixa estimulará o pedestre a sinalizar que irá atravessar, pois o fato de pisarmos na faixa, ao contrário do que se difundiu por muito tempo, nã0 “congela” o trânsito como num passe de mágica. Além do que a Lei não substitui muito menos desobriga nenhuma das normas do CTB, NENHUMA! Ao contrário as reforçam. Digo mais, já tramita na Câmara dos Dputados projeto que cria o sinal de trânsito denominado “gesto do pedestre” exatamente o mesmo que estamos estimulando c/ nossa lei. Pra finalizar, muitas das muitas mortes por atropelamento em cima da faixa de pedestre ocorrem em função do equívoco de que ao pisar na faixa o mundo para automaticamente. Brasília vem dando esse testemunho, meus caros.
Harife Viegas, Carla e Ruy Maia, concordo plenamente com vcs, se não houver campanha educativa, fiscalização e punição, a lei por si só não dará conta do seu intento. Abs!
Seria mais eficiente campanha focada nos motorista, mostrando que o respeito é ao pedestre na faixa. A lado da campanha a sinalização próximo a faixa, em resumo:
1) O motorista deve conhecer os locais onde existam faixas de pedestres (importancia da sinalização em distancia adequanda);
2) Criação de uma zona com velocidade máxima de 40km/h a 20m das faixas de pedestre;
3) Exigir que o motorista pare aguarde que o pedestre conclua a travessia.
Aqui o item mais importante é a criaçao da faixa de velocidade reduzida, este valores deverão ser determinados de acordo com as peculiaridades da via.
By the way, a existencia de um projeto de lei nao significa que a ideia é eficiente e eficaz
Existem dois projetos de lei: o da campanha e o da pintura da mão na faixa. Lembrando que, se todas as leis propostas acompanhassem uma campanha educativa, elas funcionariam.
Em Brasília o projeto de lei diminuiu os índices de acidentes de trânsito, inclusive com vítimas fatais.Só pra frisar que Brasília tem o dobro de habitantes da cidade de Macapá. O que temos que levar em consideração é que Macapá cresceu assustadoramente nos últimos dez anos, e esse crescimento se reflete diretamente no trânsito. Macapá precisa de mais ações dessa natureza, caso contrário o trânsito vai ser terra sem lei. Reforçar as leis já existentes e reeducar a população para as que estão sendo implantadas, sem dúvida que é necessário. O que eu acho engraçado é que qnd uma lei que destina 100 mil pra deputados, ninguém se pronuncia, mas qnd há um projeto para diminuir os números de acidentes, aparecem dizendo que é um prjeto ridículo. A mãe que perdeu seu filho na zona norte essa semana vai chorar pelo seu filho pelo resto da vida, e ainda assim vão continuar achando esse projeto ridículo. Vamos pelo menos ter senso crítico antes de ter uma postura pessimista com td o que venha do poder público.