Blog registra com pesar a morte do Cacique Kassiripina Waiãpi

É com tristeza que o blog registar o falecimento, aos 62 anos, do cacique Kassiripina Waiãpi, uma das grandes lideranças dos povos indígenas do Brasil e dos Waiãpi.

Kassiripina teve papel fundamental na autodemarcação das terras indígenas do Amapá, foi presidente da APINA (Associação dos Povos Indígenas Waiãpi),  e viajou o mundo defendendo a floresta, as terras e o povo indígena.

O Cacique faleceu na noite de ontem, 16 de janeiro, por causa de complicações da COVID-19.

Pelas redes sociais, o ex-governador Joao Capiberibe lamentou a morte do amigo e cacique. Capi, quando governador, sempre recebeu os caciques como chefes de estado, e Kassiripina era presença no palácio do governo tratando das questões de seu povo.

“Hoje o Amapá chora a partida de um grande homem”, escreveu Capi.

O deputado federal  Camilo Capiberibe também lamentou a morte de Kassiripina. “Levou ao País e ao Mundo as pautas pelos direitos e respeito aos povos indígenas, a cultura e as tradições do povo Waiãpi. Guardaremos sempre na memória, na história oral e na história escrita, e nos nossos corações, a história de sua vida. Sua vida nos serve de inspiração”, escreveu Camilo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.