Bioparque realiza programação especial para o Dia da Amazônia com entrega de mudas de bacabeiras, feira sociobiodiversidade, oficinas e contação de história

O pequeno Arthur Klinger, de 5 anos, pode até não saber que dia 5 de setembro se comemora o Dia da Amazônia, mas é um amante de toda a beleza que essa grande floresta possui. Arthur esteve no Bioparque da Amazônia e pôde desfrutar de toda a programação feita para celebrar a data.

“Ele adora a natureza, é apaixonado por água, gosta de subir nas árvores e ama os animais. Esta é a segunda vez que trouxemos ele aqui para aproveitar toda essa natureza, e, como pais, gostamos de ver ele feliz”, informou o pai Alexandre Klinger.

A Semana da Amazônia no Bioparque iniciou na sexta-feira, 4, e continua até segunda-feira, 7 de setembro. No sábado, começou a 1ª Feira da Sociobiodiversidade, com comercialização de artesanato, plantas, produtos agrícolas, comidas típicas e o projeto do Peixe Vivo.

O agricultor Sebastião Oliveira, morador da Fazendinha, que há 30 anos trabalha cultivando e plantando seus produtos sem agrotóxico, participou da feira e destacou a importância de abrir mais esse ponto para a produção local, e mais importante, dando espaço para os agricultores que não agridem a natureza.

“Trabalhamos na comunidade do Minipolo Agrícola de Fazendinha, com hortifrútis, folhas e legumes. Não usamos nenhum tipo de agrotóxico. Nossos produtos são orgânicos, de muita qualidade. A programação está muito boa aqui no Bioparque”, destacou.

Para a visitante Maria Francisca, os produtos estão com preços acessíveis. “Muita coisa boa, amei os artesanatos, estou levando vasinho decorado, comprei máscara, biscoito de castanha, verdura, fruta, legumes, fiz minha feira aqui, e ainda estou levando mel e um aroma para minhas energias. O cheiro é maravilhoso”, ressaltou.

De acordo com o prefeito de Macapá, Clécio Luís, a feira se mostrou um sucesso e estava programada para ser instalada outra durante a programação do aniversário do Bioparque, em outubro. Porém, a administração está vendo a possibilidade de que seja feita todo fim de semana em frente ao parque.

“Essa é uma ótima oportunidade para aliarmos lazer, diversão e empreendedorismo, e valorizarmos nossa cultura, nossos produtos. Ficou tão bonito aqui o espaço em frente ao Bioparque da Amazônia, se tornando uma atração a mais para o público, ou mesmo para quem passa por aqui e pode parar para fazer uma compra de algum desses produtos”, informa o prefeito.

Durante a programação ocorreu oficinas, contação de histórias, exposições. Quem passou em frente ao Bioparque se deparou com uma blitz diferente. A Guarda Ambiental parou os veículos e seus motoristas foram presenteados com mudas da árvore símbolo da cidade de Macapá, a Bacabeira. Foram distribuídas 500 mudas da espécie.

Dia da Amazônia

Ela é a maior floresta tropical do mundo e tem a maior biodiversidade do planeta. A maior parte da Amazônia está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta. Para celebrar tanta grandiosidade foi definido o dia 5 de setembro para comemorar o Dia da Amazônia.

Fotos: Rafael Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *