Barco Escola Samaúma encerra a 2ª edição em Macapá e segue para o município de Santana

Barco-Escola

Cerca de 500 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amapá (Senai/AP) receberão em 24 de abril, certificado de conclusão dos cursos de Qualificação Profissional ministrados pelos profissionais do Barco Escola Samaúma. A cerimônia de formatura acontecerá no auditório do Sebrae, a partir das 9h. No início de maio, a embarcação estará no município de Santana, oportunizando novas vagas de cursos para a população local.

Construído pelo Senai do Estado do Amazonas, o Samaúma está desde 2013 promovendo educação profissional no Amapá. O projeto que tem como parceiro o Governo do Estado, já contribuiu para a qualificação profissional de moradores do município de Laranjal do Jari, realiza pela segunda vez a qualificação dos moradores de Macapá.

Nas instalações do barco são realizados os cursos de Confeiteiro Industrial, Padeiro, Refrigeração Condicionador de Ar, Mecânico de Motor a Diesel, Mecânico de Motor de Popa, Higiene e Manipulação de Alimentos, Operador de Microcomputador, Informática Avançada, Excel Avançado, Educação Alimentar – Cozinha Brasil e Qualidade no Atendimento ao Cliente. Já os cursos de Mecânico de Motocicleta, Pedreiro, Instalador Hidráulico Residencial e Eletricista Instalador Residencial estão sendo realizados nas instalações do Senai/AP. Modista Costureiro do Vestuário está acontecendo no Sesi/AP.

Retrospectiva – Desde outubro de 2013 o Barco Escola está no Estado do Amapá. Inicialmente passou pelo município de Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá. Na região, mais de 300 pessoas foram certificadas para uma profissão. A embarcação deixou a cidade no dia 13 de dezembro com destino à capital.

Em janeiro, o Samaúma aportou na orla do Santa Inês e durante 40 dias proporcionou qualificação profissional gratuita para 455 moradores de Macapá. No mês de março, o Senai iniciou mais uma etapa de qualificação com o objetivo de capacitar mais 500 pessoas da comunidade.

Samaúma

O barco do Senai/AM percorre as comunidades, ofertando cursos profissionalizantes. Os serviços oferecidos contribuem com a economia dos municípios do Norte do país, promovendo o desenvolvimento sustentável por onde a embarcação aporta.

As ações do barco Samaúma, ao longo de mais de 35 anos, já certificou mais de 46 mil alunos e aportou em mais de 40, dos 62 municípios amazonenses, atendendo também municípios ribeirinhos dos Estados de Roraima, Rondônia, Pará, Acre e agora em Macapá-AP. O sucesso da unidade fluvial do Senai/AM motivou a instituição a construir o Samaúma II.

 

Gerência de Comunicação Corporativa – Sesi/Senai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *